1ª Jornada Internacional da RedAES – Formação docente para Educação Superior: desafios e potencialidades dos novos contextos universitários


Detalhes do Evento


“Formação docente para Educação Superior: desafios e potencialidades dos novos contextos universitários”

Data: 25 de Abril de 2024

Online pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=V-z45KBS1Jg

Organização: Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES)

Inscrições em: https://forms.gle/brtsknZPfyeKULaN7

 


Programação

9h30m – Abertura institucional
– Representantes das instituições responsáveis pela organização da jornada

10h – Mesa 1: “Programas de formação docente: compartilhando saberes e experiências”

Marcos Cabezas González – Universidad de Salamanca (Espanha)
Cristina d´Ávila – UFBA
Tiago Weizenmann – Univates

14h – Mesa 2: “O trabalho docente em cenários de transformações socioculturais”

Martín Aveiro Coppolino – Universidad Nacional del Sur (Argentina)
Maria Ligia de Oliveira Barbosa – UFRJ
Débora Cristina Jeffrey – Unicamp

16h – Mesa 3: “Novas práticas docentes nos processos de ensino e aprendizagem”

Nancy Alicia Peré Jaime – UDELAR (Uruguai)
Wanda Terezinha Pacheco dos Santos – Unicentro
Amanda Rezende Costa Xavier – Unifal

 


Sobre o evento

A 1a Jornada da RedAES faz parte de um ciclo de eventos programados para o ano de 2024. Nesta primeira edição, convidamos especialistas a compartilharem conhecimentos, experiências e reflexões sobre a formação docente no âmbito de suas instituições ou grupos de pesquisa. Dessa forma, buscamos contribuir com as discussões sobre o aprimoramento das práticas pedagógicas em cursos de graduação.

Mesa 1: Programas de formação docente: compartilhando saberes e experiências
A proposta da mesa é discutir programas de formação docente elaborados e desenvolvidos por distintas instituições de Educação Superior. Nesse sentido, especialistas na área apresentarão projetos, referenciais metodológicos e experiências de processos formativos destinados à docência universitária.

Mesa 2: O trabalho docente em cenários de transformações socioculturais
Considerando as transformações socioculturais vividas nos últimos anos, esta mesa abordará as demandas surgidas no âmbito do trabalho docente e os novos desafios para as práticas pedagógicas. Por isso, questões como reformulação dos modelos institucionais, diversidade, inclusão e direitos humanos serão tratadas por pesquisadoras/es das respectivas áreas.

Mesa 3: Novas práticas docentes nos processos de ensino e aprendizagem
Esta mesa foi pensada para aprofundar as discussões acerca de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem na Educação Superior. Ao observarmos a valorização de termos como metodologias ativas, tecnologias educacionais e aprendizagem significativa, pretendemos abordar experiências realizadas em instituições que promovem programas de formação docente, destacando seus limites e potencialidades.

 


Sobre a RedAES

A RedAES é uma organização social e acadêmica composta por nove instituições públicas sediadas no estado de São Paulo, cujo principal objetivo é reunir docentes, gestores(as) e demais profissionais envolvidos(as) com os processos de formação profissional para atuação na Educação Superior. Dessa forma, as instituições parceiras trabalham com a perspectiva de compartilhar conhecimentos e experiências formativas. Ao discutir novas diretrizes educacionais e investigações sobre a Pedagogia Universitária, a rede também busca promover o desenvolvimento de práticas docentes socialmente referenciadas e alinhadas com as demandas da Educação Superior no século XXI.

 


Sobre os palestrantes

 

Marcos Cabezas González – Universidad de Salamanca

Profesor Titular de Universidad en el Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Universidad de Salamanca (España). Miembro del Grupo de Investigación en Innovación y Educación Digital (EduDIG) de la Universidad de Salamanca (https://edudig.usal.es/). Pertenece al claustro de profesores del Doctorado Formación en la Sociedad del Conocimiento de la Universidad de Salamanca.

https://produccioncientifica.usal.es/investigadores/57775/detalle


Cristina d´Ávila – NUFAP/Prograd – Universidade Federal da Bahia

Cristina Maria D’Ávila Teixeira, Cristina d’Ávila, graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de Didática na Educação Superior (2006-2007). É Pós-doutora pela Universidade Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016), em Docência universitária. É professora Titular de Didática da Universidade Federal da Bahia. Foi Professora Visitante Senior na Faculté de Sciences de l’éducation da Université de Montréal, Québec, Canada (2022-2023). Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Educação, didática e Ludicidade (GEPEL), pelo PPGEDU/ UFBA. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Docência na educação superior; Formação de professores; Didática: Prática pedagógica, Mediação didática, livro didático, formação continuada, Tecnologias da informação e da comunicação, Educação à distância e Material didático.

http://lattes.cnpq.br/2584950986779890


Tiago Weizenmann – Univates

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Mestre (2008) e licenciado (2005) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Taquari – Univates (Lajeado/RS). Foi coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates (2018-2024), setor responsável pelo Programa de Qualificação Docente da instituição. Desde 2024 está na pró-reitoria de ensino adjunta. Líder de projetos no Planejamento Estratégico da Univates, com atenção especial às iniciativas voltadas ao ensino. É avaliador do BASis pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar as avaliações in loco nas instituições de educação superior. Tem interesse pelos seguintes temas: História, Imigração, História da Educação, Formação de Professores e Docência Universitária.

http://lattes.cnpq.br/8435068751391530


Martín Aveiro Coppolino – Universidad Nacional del Sur

Profesor-investigador adjunto con dedicación exclusiva, por concurso público, de Teoría Educativa en el Departamento de Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional del Sur y, por extensión, del Seminario Perspectivas Pedagógicas del Nivel Superior. Doctor en Humanidades y Artes con mención en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Rosario, con calificación máxima. Doctorado sándwich en la Faculdade de Educação de la Universidade Estadual de Campinas, Brasil, en el marco del Proyecto de Cooperación Internacional CAPES CAPG-BA y la SPU de Argentina, entre la UNICAMP y la Universidad Nacional de Rosario. Posdoctorado en el Programa Posdoctoral en Humanidades y Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. Fue becario Posdoctoral de CONICET e investigador del Instituto de Filosofía Argentina y Americana de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo.

http://lattes.cnpq.br/9294327670014718


Maria Ligia de Oliveira Barbosa – UFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993).  Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões, politicas públicas. Vice-Presidente para América Latina do RC04 – Sociology of Education – da ISA (International Sociological Association) 2010-2014 e 2014-2018. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia 2015-2017.

http://lattes.cnpq.br/5436482713562659


Débora Cristina Jeffrey – Unicamp

Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice- Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC (2023-2025), Foi Presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (2019-2021), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unicamp (2016-2018), Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação/ Unicamp (2011-2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional, educação de jovens e adultos e ações afirmativas..

http://lattes.cnpq.br/594110088031299


Nancy Alicia Peré Jaime – UDELAR (Uruguai)

Profesora Adjunta de la Unidad Académica de la Comisión Sectorial de Enseñanza (CSE) Universidad de la República, Uruguay.  Magíster en Psicología y Educación, Opción Educación Superior Universitaria, Facultad de Psicología, Universidad de la República. Doctoranda en Educación, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Buenos Aires, Argentina. Especialista en Entornos Virtuales de Aprendizaje y en Informática en la Educación. Responsable de las líneas de proyectos en Innovaciones Educativas y de Desarrollo Pedagógico Docente de la CSE. Línea de investigación: La formación pedagógico-didáctica de los docentes universitarios y la relación con la integración de tecnologías en las prácticas de enseñanza en la educación superior pública del Uruguay.

https://www.cse.udelar.edu.uy/directorio-institucional/nancy-pere/


Wanda Terezinha Pacheco dos Santos – Unicentro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado pelo IG/UNICAMP em Geociências Aplicadas ao Ensino. É professora Associada C da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR, atuando com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Na pós-graduação ministra disciplina Prática Docente no Ensino Superior para mestrandos e doutorandos de todas as áreas do conhecimento desde 2018. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro. Membro do GEPPU – Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária. Membro da RELFIDO – Rede Européia e Latino Americana de Formação e Inovação Docente.

http://lattes.cnpq.br/8338007645962270


Amanda Rezende Costa Xavier – Unifal

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Mestre em Educação também pela UNESP, na linha de pesquisa de Formação de Professores. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Sul de Minas, com especialização (lato sensu) em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Psicopedagogia Institucional. Coordenadora do Grupo de Estudos em Assessoria Pedagógica Universitária (GEAPU). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária – GEPPU, da UNESP/Rio Claro, registrado no Diretório do CNPq, e do Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas – CAFTe, da FPCEUP, Portugal. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas, com experiência em formação pedagógica.

http://lattes.cnpq.br/4632365448541296

 

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