12o Experiências práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp


Detalhes do Evento


Título da palestra: Aprendizagem em Engenharia : Formar sem Deformar — As tentativas de um professor iniciante

Resumo:
Para além de derivadas, matrizes, e assíntotas, toda instituição almeja inculcar em seus discentes a atitude da Engenharia — a capacidade de solucionar problemas aliando criatividade e rigor, fazendo pontes entre a situação concreta e a teoria abstrata. Neste bate-papo informal eu começo com uma provocação: em grande parte nosso ensino fracassa em atingir esse objetivo. No talk, não proponho uma fórmula mágica para resolver o problema, mas discuto minhas observações como professor em início de carreira (completo 5 anos de docência em agosto) do seguinte programa de ensino: (1) reduzir as metas de conteúdo para aumentar as metas de aprendizado ; (2) reduzir exposição para aumentar participação; (3) remover avaliação para aumentar realimentação ; (4) reduzir os obstáculos emocionais para aumentar o rendimento intelectual. Esse programa — ao contrário do que parece —nada tem de revolucionário, e está amparado por um grande corpus de pesquisa em Educação. Quero também ouvir a sua experiência para construirmos juntos novas possibilidades.

Palestrantes:
Prof. Dr. Eduardo Alves do Valle Jr. – FEEC
Eduardo Valle é professor da UNICAMP na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e é atualmente Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação. Ele é pesquisador nas áreas de Aprendizado de Máquina e Visão por Computador, com especial carinho pelas aplicações nas áreas de Educação e Saúde.

Data
26/04/2016, das 10hmin às 12h30min

Local
Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – EA²
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 – Sala CB55

Inscrições
inscreva-se aqui

Vagas limitadas.

Comentários estão fechados.