29 e 30 de março de 2023 / 9h – 17h
Objetivos:
– Auxiliar o novo docente em sua inserção na vida acadêmica e institucional da Unicamp.
– Apresentar aos novos docentes recursos e mecanismos institucionais que favoreçam sua atuação profissional, com ênfase nas atividades de ensino.
– Discutir as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, a participação dos estudantes nos projetos pedagógicos e as demandas atuais em relação ao papel da docência universitária.
Dia 1 – 29 de março
MANHÃ
Local: CONSU (Conselho Universitário – Secretaria Geral) – Como chegar
Entrada pelo Gabinete do Reitor
9h30 – Apresentação Musical – Quarteto Açú
Programa Aluno Artista – SAE/UNICAMP
10h – Abertura e Recepção Institucional
Boas vindas
Reitor: Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles
Vice-reitora: Profa. Dra. Maria Luiza Moretti
Pró-Reitores:
PRPG – Profa. Dra. Rachel Meneguello
PRP – Prof. Dr. João Marcos Travassos Romano
PRDU – Prof. Dr. Fernando Sarti
PRG – Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro
PROEC – Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho
COTUCA – Profa. Dra. Renata Altenfelder Garcia Gallo
FUNCAMP – Prof. Dr. Orival Andries Júnior
Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner – Chefe de Gabinete
Prof. Dr. Roberto Donato da Silva Júnior, Assessor Docente do Gabinete, representando nesse ato a Prof. Dra. Adriana Nunes Ferreira – Chefe de Gabinete Adjunta
TARDE
Local: (EA)2 (Ciclo Básico 1 – Sala CB55) – Como chegar
14h – 15h – Noções Gerais sobre a Docência na Unicamp: Ensino Médio e Ensino Superior visão da PRG, projetos e programas
Assessores da PRG
Prof. Dr. Flávio Luis Schmidt – PRG
Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante – PRG
15h – Intervalo (coffee break)
15h15 – 16h15 – Programas de Apoio ao Docente
PRPG – Prof. Dr. Elias Basile Tambourgi
PRP – Prof. Dr. João Marcos Travassos Romano
PRP – Comissão de Integridade em Pesquisa (CIP) – Prof. Dr. Jacks Jorge Junior, Presidente da Comissão de Integridade em Pesquisa
PROEC – Prof. Dr. Marco Aurélio Cremasco – (Assessor)
PRG – Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro
16h15 – Carreira Docente MS-T (sala 1)
Prof. Dra. Cristiane Maria Megid – DEEPU
16h15 – Carreira Docente MS, Probatório e RAD (Sala 2)
Sra. Maria Aparecida Quina de Souza – Diretora Geral de Recursos Humanos
Dia 2 – 30 de março
MANHÃ
Local: (EA)2 (Ciclo Básico 1 – Sala CB55) – Como chegar
9h-10h – Metodologia Ativa
Prof. Dr. Matheus Souza – FEEC
10h – 10h15 – Intervalo (coffee-break)
10h15 – 11h – Perfil dos estudantes: Ensino Médio, Profis e Graduação
Prof. Dra. Juliana Sangion – Departamento de Comunicação da Comvest
Profa. Dra. Carolina Messora Bagnolo – Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens – COTIL
11h-11h30 – As questões socioambientais como catalisadoras das relações entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Prof. Dr. Sandro Tonso – FT
11h30 – 12h – Serviço de Orientação Pedagógica nos Colégios Técnicos e CECOM (Sala 1)
Prof. Ms. Wellington de Oliveira – diretor acadêmico do COTIL
11h30 – 12h – Serviços do SAE e SAPPE (Sala 2)
Profa. Dra. Mariana Nery – Coordenadora do SAE
TARDE
14h – 15h30 – Avaliação da Aprendizagem
Prof. Dr. Dario Fernandes – FCM
15h30 – Intervalo (coffee-break)
15h45 – 16h15 – EA2 e GGTE – Conhecendo o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Junior – Coordenador do EA2
Prof. Dr. Gildo Girotto Junior – Coordenador de projetos educacionais EA2
Prof. Dr. Matheus Souza – Coordenador do GGTE
Prof. Dr. Rosley Anhalon – Coordenador Associado do GGTE
16h15 – 17h Autorregulação da Aprendizagem
Dra. Adriane Pelissoni – SAE
17h – 17h30 – Encerramento e orientações finais
Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro – PRG
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Jr. – EA2
Prof. Dr. Matheus Souza – GGTE