Como podemos ajudar?
4 – Prática reflexiva
Prática reflexiva
Refletir individualmente e coletivamente, avaliar criticamente e desenvolver ativamente a sua prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa.
Atividades Relacionadas
- Refletir criticamente sobre a própria prática digital e pedagógica.
- Identificar lacunas na competência e áreas de melhoria.
- Procurar a ajuda de outros para melhorar a própria prática digital e pedagógica.
- Procurar formação direcionada e aproveitar oportunidades para desenvolvimento profissional contínuo.
- Procurar expandir e melhorar continuamente o repertório de práticas pedagógicas digitais.
- Ajudar outros no desenvolvimento da sua competência pedagógica digital.
- Refletir e fornecer feedback crítico sobre políticas e práticas digitais, ao nível institucional.
- Contribuir ativamente para o incremento do desenvolvimento de práticas, políticas e visões institucionais sobre o uso de tecnologias digitais.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Sei que preciso aprimorar minhas competências digitais, mas não tenho a certeza como, nem por onde começar.
- Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia (Sales Moreira e Rangel.pdf)
- The Role of Digital Pedagogy in Enhancing Teacher Education (Akujieze 2024.pdf)
- Overcoming barriers to the development of higher education teacher digital competencies: challenges and solutions (Knyazeva et al 2023.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Tenho consciência dos limites da minha competência digital e das minhas necessidades de formação
- University teachers’ perception of barriers to the use of digital technologies: the importance of the academic discipline (Mercader e Gairín 2020.pdf)
- Letramento digital: Competências Digitais Necessárias e Ferramentas De Diagnóstico Aplicadas à Formação Docente (CILLI e DOMICIANO.pdf)
- Competências digitais para docência : um estudo com professores de uma universidade pública federal (Soares N 2022.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Procuro melhorar e atualizar a minha competência pedagógica digital através da experimentação e aprendizagem entre pares.
- Teacher collaboration and students’ digital competence – evidence from the SELFIE tool (Muñoz et al.pdf)
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal (Silva et al 2014.pdf)
- Ampliando fronteras de comunicación y colaboración a través de la red: la competencia digital como medio para promover la interculturalidad académica (Rodríguez-García et al 2018.pdf)
(B1.B) Além de experimentar criativamente, reflito sobre novas abordagens pedagógicas possibilitadas por tecnologias digitais.
- Tecnologias Digitais: Reflexões sobre a prática pedagógica e a formação docente (cavassani.pdf)
- Transforming Pedagogy: The Digital Revolution in Higher Education (Bitar e Davidovich.pdf)
- Una transformación tecnológico-educativa electrónica en la educación superior: reflexiones epistemológicas (Fainholc 2019.pdf)
B2 – Especialista
(B2) Pesquiso sobre boas práticas, cursos ou outros conselhos para melhorar as minhas pedagogias e competências digitais. Avalio, reflito e discuto com pares sobre como utilizar tecnologias digitais para inovar e melhorar a prática educativa.
- Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário (Hobold e Matos 2010.pdf)
- Referenciais de competências digitais para a formação de professores (Meirinhos e Osório.pdf)
- Desarrollo de las competencias digitales en los docentes universitarios en tiempo pandemia: Una revisión sistemática (Tobar e Lozado.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Avalio, reflito, discuto e acompanho pesquisas sobre ensino inovador e integro os resultados na minha prática.
- Integrating research, teaching and practice in the context of new institutional policies: a social practice approach (Mathieson 2019.pdf)
- Integrating Research and Teaching in the IS Classroom: Benefits for Teachers and Students (Obwegeser e Papadopoulos.pdf)
- Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente (Mendonça et al 2015.pdf)
- Uso de las tic y especialmente del blended learning en la enseñanza universitaria (Bravo et al 2011.pdf)
(C1.B) Ajudo colegas no desenvolvimento da sua competência digital.
- Tecnologias digitais, redes e educação : perspectivas contemporâneas (Tecnologias digitais, redes e educacao-RI.pdf)
- Improving Teacher Competence in Supporting the Achievement of Basic Education Goals (Yelfianita.pdf)
- Trabajo colaborativo docente: nuevas perspectivas para el desarrollo docente (Molina e López.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, avalio e desenvolvo, individualmente ou em colaboração com pares, uma visão ou estratégia para melhorar a prática educativa através do uso de tecnologias digitais.
- INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (Lopes et al 2019.pdf)
- Tecnologias da informação e comunicação como inovação no ensino superior presencial: uma análise das variáveis que influenciam na sua adoção (Caliari Zilber e Perez.pdf)
- Innovación, tecnologías y educación: las narrativas digitales como estrategias didácticas (Acosta 2018.pdf)
Fonte: DigCompEdu