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5 – Desenvolvimento Profissional Contínuo

Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC)Digital

Usar fontes e recursos digitais para desenvolvimento profissional contínuo.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar a internet para identificar formação adequada e oportunidades de desenvolvimento profissional.
  • Usar a internet para atualizar as competências específicas do domínio de conhecimento.
  • Usar a internet para aprender novos métodos e estratégias pedagógicas.
  • Usar a internet para pesquisar e identificar recursos digitais que apoiem o desenvolvimento profissional.
  • Usar o intercâmbio em comunidades profissionais digitais como fonte de desenvolvimento profissional.
  • Usar oportunidades de formação online, p. ex., tutoriais vídeo, MOOC, webinars, etc.
  • Usar tecnologias e ambientes digitais para proporcionar oportunidades de formação a colegas e pares.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente uso a internet para atualizar o meu conhecimento ou competências.

  • Teacher professional development: An international review of the literature (Villegas-Reimers 2003.pdf)
  • Impact of Teacher’s Training on Interest and Academic Achievements of Students by Multiple Teaching Methods (Hafeez 2021.pdf)
  • Formación continua en los profesionales: importancia de desarrollar las competencias investigativas en los docentes para el fortalecimiento de la educación universitaria (Moreno 2021.pdf)
  • Desafios e tendências em formação continuada (Altenfelder 2005.pdf)


A2 – Explorador

(A2) Uso a internet com frequência para atualizar o meu conhecimento específico de conteúdo ou pedagógico.

  • O Letramento Digital para Formação de Professores com Resistência e/ou Dificuldades no Uso de Tecnologias Digitais (Villarroel Silva e Okuyama.pdf)
  • NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS (Garcia et al 2011.pdf)
  • Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI (Masetto 2023.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Uso a internet para identificar cursos de formação adequados e outras oportunidades de desenvolvimento profissional (p. ex., conferências).

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso a internet para o desenvolvimento profissional, p. ex., através da participação em cursos online, webinars ou da consulta de materiais digitais de formação e tutoriais em vídeo.

(B2.B) Participo de comunidades profissionais online (p. ex. fóruns ou redes de docentes), como uma fonte para o meu desenvolvimento profissional.

  • Formação e Atualização Pedagógica de Docentes Universitários: Pensando uma Comunidade de Prática Online Para a Comunidade Lusófona (Hilário 2017.pdf)
  • REDES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NOVOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO (Marcelo e Marcelo-Martínez.pdf)
  • Online Discussion Forum as a Tool for Interactive Learning and Communication (Onyema et al 2019.pdf)
  • Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente (Meyer et al 2017.pdf)
  • Formação continuada de professores universitários na rede social facebook: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver (Santos Melim e Paniago 2017.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Consulto diversas oportunidades de formação online e seleciono aquelas que melhor se adaptam às minhas necessidades de desenvolvimento, estilo de aprendizagem e restrições de tempo.

(C1.B) Participo ativamente em oportunidades de formação online e contribuo para a sua melhoria, também oriento outros a fazer escolhas apropriadas fornecendo feedback.

  • Faz diferença? Avaliando a formação continuada (Guskey 2023.pdf)
  • Desarrollo de competencias digitales en docentes: Un análisis comparativo de programas de formación continua (Moya e Vásquez 2022.pdf)
  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE (Luz e Balzan 2011.pdf)
  • ¿ Qué hace a la formación permanente de profesores eficaz?: factores que inciden en su impacto (Miranda et al 2010.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Uso tecnologias digitais para orientar colegas em práticas de ensino inovadoras, p. ex., em comunidades profissionais, através de blogues pessoais ou desenvolvendo materiais digitais de formação para eles.

  • Difusão das perspectivas teóricas da aprendizagem na formação de administradores (Lima e Silva 2012.pdf)
  • Adoção e difusão de inovações didáticas em disciplinas de física geral : estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras (Müller 2017.pdf)
  • Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico (Wiebusch e Lima 2018.pdf)
  • Innovative Higher Education Teaching and Learning Techniques: Implementation Trends and Assessment Approaches (Taneja Safapour & Kermanshachi 2018.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário