Como podemos ajudar?
3 – Colaboração profissional
Colaboração profissional
Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, partilhar e trocar conhecimento e experiência, bem como para inovar práticas pedagógicas de forma colaborativa.
Atividades Relacionadas
- Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, num projeto ou numa tarefa específica.
- Usar tecnologias digitais para partilhar e trocar conhecimento, recursos e experiências com colegas e pares.
- Usar tecnologias digitais para desenvolver recursos educativos de forma colaborativa.
- Usar redes colaborativas profissionais para explorar e refletir sobre novas práticas e métodos pedagógicos.
- Usar redes colaborativas profissionais como uma fonte para o próprio desenvolvimento profissional .
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado – Raramente uso tecnologias digitais para colaborar com colegas
- A epistemologia do obstáculo docente no uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (Schuhmacher et al 2024.pdf)
- Barriers and facilitators of university-industry collaboration for research, development and innovation: a systematic review (Rossoni et al 2023.pdf)
- La colaboración del profesorado universitario: aspectos críticos y desafíos (Ayala-Samaniego et al 2022.pdf)
A2 – Explorador – Uso tecnologias digitais para colaborar com colegas na minha instituição
- The Transformation of University Faculty Roles and Digital Teaching Research in the Era of Digital Intelligence (Nyuhuan 2024.pdf)
- Del conocimiento individual a la sinergia colectiva: potenciando la colaboración en las redes de investigación (Roman-Acosta e Baron Velandia 2023.pdf)
- Enhancing research collaboration within a large university department (Gilmour 2023.pdf)
B1- Integrador
B1. A – Uso de comunidades digitais para explorar novos recursos ou métodos pedagógicos e para obter novas ideias.
- Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior (Vidal e Mercado-2020.pdf)
- A new model of educational innovation: Exploring the nexus of organizational learning, distributed leadership, and digital technologies (Verbeeten et al – 2016.pdf)
- Práticas inovadoras de formação continuada docente e o lugar das tecnologias (Silva e Thomio- 2023.pdf)
B1. B Uso tecnologias digitais para partilhar e trocar os recursos que utilizo
- Teachers’ professional development in formal online communities: A scoping review ( Dille e Rokenes-2021.pdf)
- Exploring the Impact of Teacher Collaboration on Teacher Learning and Development (Burton 2015.pdf)
- Formação Continuada de Professores Através de Comunidades de Prática: um Estudo de Caso (Borges Nichele e Menezes – 2016.pdf)
- Recursos do conhecimento: colaboração, participação e compartilhamento de informação científica e acadêmica (Cassotta et al – 2017.pdf)
B2 – Especialista
- Understanding teachers’ cross-disciplinary collaboration for STEAM education: Building a digital community of practice (Wu – 2022.pdf)
- Online Communities and Professional Teacher Learning (PachlerDaly_pre-publication_2006.pdf)
- Rede de colaboração internacional em contextos virtuais (Lopes-2018.pdf)
- Cooperación académica internacional: entre la política y la gestión universitaria (Salto e Miranda.pdf)
C1 – Líder
- Cultura digital, educação e formação de professores (Vilaça e Gonçalves – 2022.pdf)
- Inovação Pedagógica e Formação de Professores: A Educação Conectada à Era da Sociedade Digital (EBOOK INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.pdf)
C2 – Pioneiro
C2.A – Pioneiro – Uso comunidades digitais para colaborar com os meus pares na inovação de práticas pedagógicas.
- The Role of Digital Technologies to Promote Collaborative Creativity in Language Education (Selfa-Sastre et al.pdf)
- Repositorios como soportes para diseminar experiencias de innovación educativa (González Pérez et al.pdf)
- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas (Bastos e Carvalho.pdf)
C2.B – Pioneiro – Uso comunidades digitais para ajudar outros educadores a desenvolverem as suas competências digitais e pedagógicas.
- Designing pedagogical innovation for collaborating teacher teams (Weitze 2017.pdf)
- Ciência da Informação brasileira e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas (Vieira e Moura 2010.pdf)
- A educação superior no contexto da cooperação acadêmica internacional (Westphal e Gisi 2018.pdf)
Fonte: DigCompEdu