Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

3 – Colaboração profissional

Colaboração profissional

Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, partilhar e trocar conhecimento e experiência, bem como para inovar práticas pedagógicas de forma colaborativa.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, num projeto ou numa tarefa específica.
  • Usar tecnologias digitais para partilhar e trocar conhecimento, recursos e experiências com colegas e pares.
  • Usar tecnologias digitais para desenvolver recursos educativos de forma colaborativa.
  • Usar redes colaborativas profissionais para explorar e refletir sobre novas práticas e métodos pedagógicos.
  • Usar redes colaborativas profissionais como uma fonte para o próprio desenvolvimento profissional .

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado – Raramente uso tecnologias digitais para colaborar com colegas

  • A epistemologia do obstáculo docente no uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (Schuhmacher et al 2024.pdf)
  • Barriers and facilitators of university-industry collaboration for research, development and innovation: a systematic review (Rossoni et al 2023.pdf)
  • La colaboración del profesorado universitario: aspectos críticos y desafíos (Ayala-Samaniego et al 2022.pdf)

 

A2 – Explorador – Uso tecnologias digitais para colaborar com colegas na minha instituição

  • The Transformation of University Faculty Roles and Digital Teaching Research in the Era of Digital Intelligence (Nyuhuan 2024.pdf)
  • Del conocimiento individual a la sinergia colectiva: potenciando la colaboración en las redes de investigación (Roman-Acosta e Baron Velandia 2023.pdf)
  • Enhancing research collaboration within a large university department (Gilmour 2023.pdf)

 

B1- Integrador

B1. A – Uso de comunidades digitais para explorar novos recursos ou métodos pedagógicos e para obter novas ideias.

  • Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior (Vidal e Mercado-2020.pdf)
  • A new model of educational innovation: Exploring the nexus of organizational learning, distributed leadership, and digital technologies (Verbeeten et al – 2016.pdf)
  • Práticas inovadoras de formação continuada docente e o lugar das tecnologias (Silva e Thomio- 2023.pdf)

B1. B Uso tecnologias digitais para partilhar e trocar os recursos que utilizo

 

B2 – Especialista

 

C1 – Líder

 

C2 – Pioneiro
C2.A – Pioneiro – Uso comunidades digitais para colaborar com os meus pares na inovação de práticas pedagógicas.

  • The Role of Digital Technologies to Promote Collaborative Creativity in Language Education (Selfa-Sastre et al.pdf)
  • Repositorios como soportes para diseminar experiencias de innovación educativa (González Pérez et al.pdf)
  • Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas (Bastos e Carvalho.pdf)

C2.B – Pioneiro – Uso comunidades digitais para ajudar outros educadores a desenvolverem as suas competências digitais e pedagógicas.

  • Designing pedagogical innovation for collaborating teacher teams (Weitze 2017.pdf)
  • Ciência da Informação brasileira e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas (Vieira e Moura 2010.pdf)
  • A educação superior no contexto da cooperação acadêmica internacional (Westphal e Gisi 2018.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário