Como podemos ajudar?
9 – Ensino
Ensino
Planejar e implementar dispositivos e recursos digitais no processo de ensino, de modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Gerir e orquestrar adequadamente estratégias de ensino digital. Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino.
Atividades Relacionadas
- Usar tecnologias de sala de aula para apoiar o ensino, p. ex., quadros interativos, dispositivos móveis.
- Estruturar as aulas de modo a que diferentes atividades digitais (conduzidas pelo educador e pelo aluno) contribuam em conjunto para reforçar o objetivo de aprendizagem.
- Organizar sessões, atividades e interações de aprendizagem num ambiente digital.
- Estruturar e gerir conteúdo, colaboração e interação num ambiente digital.
- Ponderar em que formato – se presencialmente ou num ambiente digital – as intervenções digitais conduzidas pelo educador podem melhor apoiar o objetivo de aprendizagem.
- Refletir sobre a eficácia e adequação das estratégias pedagógicas digitais adotadas e ajustar, de maneira flexível, métodos e estratégias.
- Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo recursos digitais em minhas práticas de ensino.
- Motivações e Resistências no uso de TDICS no Ensino Superior: uma Avaliação do Curso de Administração em uma Universidade Federal (Cerqueira et al 2017.pdf)
- TIC E TRABALHO DOCENTE: DAS DIFICULDADES À RESISTÊNCIA AO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO (Pacheco e Lopes 2019.pdf)
- As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação (Schuhmacher Alves e Schuhmacher 2017.pdf)
- DESAFIOS EDUCACIONAIS: A RESISTÊNCIA DO PROFESSOR ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO (Matos e Coutinho 2024.pdf)
- Saberes e identidades profissionais em formação de professores com mais de 50 anos em novas tecnologias digitais (Pereira Lopes e Dotta 2022.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso tecnologias de sala de aula disponíveis, p. ex., quadros interativos, projetores, computadores. Seleciono tecnologias digitais de acordo com o objetivo e contexto de aprendizagem.
- A INFRA-ESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FACILITADORA DA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL (Spritzer Xavier e Melo 2006.pdf)
- Quadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da área (Sampaio e Coutinho 2013.pdf)
- Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola (Barbante 2020.pdf)
- As TIC na formação inicial de educadores e professores (Graça et al 2021.pdf)
- Analysis of the effectiveness of technology integration (interactive whiteboards, online platforms, ETC.) in modern education (Kharchenko et al 2024.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Realizo integração de dispositivos digitais (p. ex., tecnologias de sala de aula, dispositivos dos alunos) no processo de ensino e aprendizagem.
- DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MICROLEARNING NA INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MOBILE LEARNING EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Simão et al 2024.pdf)
- MOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentes (Berwanger e Bottentuit Junior 2020.pdf)
- El reto de la formación docente para el uso de dispositivos digitales móviles en la educación superior (Vázquez-Cano 2015.pdf)
- Los Dispositivos Móviles en el Proceso de Aprendizaje de la Facultad de Educación Ciencia y Tecnología de la Universidad Técnica del Norte de Ecuador (Basantes et al 2017.pdf)
(B1.B) Realizo integração de conteúdo digital, p. ex., vídeos, atividades interativas, no processo de ensino e aprendizagem.
- A visão de estudantes de licenciaturas sobre o uso de vídeo na formação docente (Castro e Santos 2021.pdf)
- VÍDEOS EDUCATIVOS NO ENSINO SUPERIOR: O USO DE VÍDEOAULAS NA PLATAFORMA MOODLE (Martins et al 2014.pdf)
- O uso do vídeo como método de ensino e recurso didático (Paradella et al 2020.pdf)
- Estrategias metodológicas interactivas para la enseñanza y aprendizaje en la educación superior (Bonilla et al 2020.pdf)
- Utilising interactive applications as educational tools in higher education: Perspectives from teachers and students, and an analysis of academic outcomes (Martín-Somer Casado e Gómez-Pozuelo 2024.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Quando integro tecnologias digitais, levo em conta contextos sociais e modos de interação adequados.
- Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades (Scherer e Brito 2020.pdf)
- Análisis del uso educativo y social de los dispositivos digitales en el contexto universitario panhispánico (Vázquez Cano Sevillano e Fombona 2016.pdf)
- Natural, practical and social contexts of e-learning: a critical realist account for learning and technology (Li 2013.pdf)
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRATICADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE UM GRUPO EDUCACIONAL DO BRASIL FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 (Ribeiro e Correa 2020.pdf)
(B2.B) Utilizo tecnologias digitais no ensino para aumentar a variedade metodológica.
- Um estudo sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na educação superior (Bandeira e Silva Jr 2019.pdf)
- Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções (Ferrarini Saheb e Lopes 2019.pdf)
- METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL (Lázaro Sato e Tezani 2024.pdf)
- Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia (D. Silva et al 2022.pdf)
C1 – Líder
(C1) Estruturo as sessões de aprendizagem de modo a que diferentes atividades digitais contribuam em conjunto para o objetivo de aprendizagem, avalio continuamente a eficácia das estratégias de ensino digitais e revejo as minhas estratégias em conformidade.
- A Articulação entre estratégias de ensino ativas e tecnologias digitais: uma revisão sistemática da literatura no contexto da administração (Gomes e Lima 2023.pdf)
- Integração de Tecnologias Digitais no Ensino Superior: Desafios e Potencialidades (Lôbo et al 2024.pdf)
- An effective blended online teaching and learning strategy during the COVID-19 pandemic (Lapitan Jr. et al 2021.pdf)
- Evaluación formativa, autorregulación, feedback y herramientas digitales: uso de Socrative en educación superior (Fraile et al 2021.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Desenvolvo novos formatos e métodos pedagógicos para ensino em ambientes digitais.
- Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria (Salinas 2004.pdf)
- Implementing innovative teaching methods in the digital environment (Glotova e Kolchugina 2021.pdf)
- Smart Pedagogy: Innovative Teaching and Learning Strategies in Engineering Education (Uskov et al.pdf)
- TIC y metodologías activas para promover la educación universitaria integral (Daher et al 2022.pdf)
Fonte: DigCompEdu