Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

9 – Ensino

Ensino

Planejar e implementar dispositivos e recursos digitais no processo de ensino, de modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Gerir e orquestrar adequadamente estratégias de ensino digital. Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar tecnologias de sala de aula para apoiar o ensino, p. ex., quadros interativos, dispositivos móveis.
  • Estruturar as aulas de modo a que diferentes atividades digitais (conduzidas pelo educador e pelo aluno) contribuam em conjunto para reforçar o objetivo de aprendizagem.
  • Organizar sessões, atividades e interações de aprendizagem num ambiente digital.
  • Estruturar e gerir conteúdo, colaboração e interação num ambiente digital.
  • Ponderar em que formato – se presencialmente ou num ambiente digital – as intervenções digitais conduzidas pelo educador podem melhor apoiar o objetivo de aprendizagem.
  • Refletir sobre a eficácia e adequação das estratégias pedagógicas digitais adotadas e ajustar, de maneira flexível, métodos e estratégias.
  • Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente utilizo recursos digitais em minhas práticas de ensino.

 

A2 – Explorador

(A2) Uso tecnologias de sala de aula disponíveis, p. ex., quadros interativos, projetores, computadores. Seleciono tecnologias digitais de acordo com o objetivo e contexto de aprendizagem.

  • A INFRA-ESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FACILITADORA DA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL (Spritzer Xavier e Melo 2006.pdf)
  • Quadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da área (Sampaio e Coutinho 2013.pdf)
  • Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola (Barbante 2020.pdf)
  • As TIC na formação inicial de educadores e professores (Graça et al 2021.pdf)
  • Analysis of the effectiveness of technology integration (interactive whiteboards, online platforms, ETC.) in modern education (Kharchenko et al 2024.pdf)

 

B1- Integrador

(B1.A) Realizo integração de dispositivos digitais (p. ex., tecnologias de sala de aula, dispositivos dos alunos) no processo de ensino e aprendizagem.

  • DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MICROLEARNING NA INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MOBILE LEARNING EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Simão et al 2024.pdf)
  • MOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentes (Berwanger e Bottentuit Junior 2020.pdf)
  • El reto de la formación docente para el uso de dispositivos digitales móviles en la educación superior (Vázquez-Cano 2015.pdf)
  • Los Dispositivos Móviles en el Proceso de Aprendizaje de la Facultad de Educación Ciencia y Tecnología de la Universidad Técnica del Norte de Ecuador (Basantes et al 2017.pdf)

(B1.B) Realizo integração de conteúdo digital, p. ex., vídeos, atividades interativas, no processo de ensino e aprendizagem.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Quando integro tecnologias digitais, levo em conta contextos sociais e modos de interação adequados.

  • Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades (Scherer e Brito 2020.pdf)
  • Análisis del uso educativo y social de los dispositivos digitales en el contexto universitario panhispánico (Vázquez Cano Sevillano e Fombona 2016.pdf)
  • Natural, practical and social contexts of e-learning: a critical realist account for learning and technology (Li 2013.pdf)
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRATICADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE UM GRUPO EDUCACIONAL DO BRASIL FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 (Ribeiro e Correa 2020.pdf)

(B2.B) Utilizo tecnologias digitais no ensino para aumentar a variedade metodológica.

 

C1 – Líder

(C1) Estruturo as sessões de aprendizagem de modo a que diferentes atividades digitais contribuam em conjunto para o objetivo de aprendizagem, avalio continuamente a eficácia das estratégias de ensino digitais e revejo as minhas estratégias em conformidade.

  • A Articulação entre estratégias de ensino ativas e tecnologias digitais: uma revisão sistemática da literatura no contexto da administração (Gomes e Lima 2023.pdf)
  • Integração de Tecnologias Digitais no Ensino Superior: Desafios e Potencialidades (Lôbo et al 2024.pdf)
  • An effective blended online teaching and learning strategy during the COVID-19 pandemic (Lapitan Jr. et al 2021.pdf)
  • Evaluación formativa, autorregulación, feedback y herramientas digitales: uso de Socrative en educación superior (Fraile et al 2021.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Desenvolvo novos formatos e métodos pedagógicos para ensino em ambientes digitais.

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário