Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

8 – Gestão, proteção e compartilhamento

Gestão, proteção e compartilhamento

Organizar conteúdo digital e disponibilizá-lo aos alunos, encarregados de educação e outros educadores. Proteger eficazmente conteúdo digital sensível. Respeitar e aplicar corretamente regras de privacidade e de direitos de autor. Compreender a utilização e criação de licenças abertas e de recursos educativos abertos, incluindo a sua atribuição apropriada.

 

Atividades Relacionadas

  • Compartilhar recursos através de links ou anexos, p. ex. em emails.
  • Compartilhar recursos em plataformas online, em websites/blogues pessoais ou institucionais.
  • Compartilhar os próprios repositórios de recursos com os outros, gerindo o seu acesso e direitos conforme apropriado.
  • Respeitar possíveis restrições de direitos de autor à utilização, reutilização e modificação de recursos digitais.
  • Referenciar adequadamente as fontes, quando se compartilham ou publicam recursos sujeitos a direitos de autor.
  • Atribuir licenças (abertas) para recursos criados pelo próprio.
  • Adotar medidas para proteger dados e recursos sensíveis (p. ex., classificações dos alunos, exames).
  • Compartilhar dados administrativos e relativos aos alunos com os colegas, alunos e encarregados de educação, quando apropriado.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente organiza e compartilha recursos digitais.

  • CHALLENGES IN DEVELOPING AND IMPLEMENTING INSTITUTIONAL REPOSITORIES IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS (Aziz 2011.pdf)
  • Challenges and Benefits of Institutional Repository Sustainability in Public Libraries in Nigeria (Esse e Haliso 2023.pdf)
  • CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO EAD PARA O ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA E DESAFIOS (Rocha e Gouveia 2019.pdf)
  • Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para a sua avaliação (Maciel e Backes 2013.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Compartilho conteúdo educativo através do envio de anexos ou através de links e tenho consciência de que alguns recursos distribuídos na internet são protegidos por direitos autorais.

 

B1- Integrador

(B1.A) Compartilho recursos, incorporando-os em ambientes digitais, como blogues, sites, AVAs, etc.

  • Integrating Learning Services in the Cloud: An Approach that Benefits Both Systems and Learning (Gutiérrez-Carreón Daradoumis and Jorba 2015.pdf)
  • A utilização de blogs educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Química: relato de experiência no ensino superior (Lima e Ribeiro 2012.pdf)
  • O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia (Cernev 2017.pdf)
  • Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem (Dotta 2011.pdf)
  • CLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos (Ferri 2019.pdf)

(B1.B) Protejo dados pessoais e sensíveis de forma eficaz e restrinjo o acesso a recursos, conforme apropriado.

  • Ethics of Artificial Intelligence in Education: Student Privacy and Data Protection (Huang 2023.pdf)
  • Privacy and data protection in learning analytics should be motivated by an educational maxim—towards a proposal (Hoel e Weiqin 2018.pdf)
  • Personal Data of Adolescents in Higher Education:The LGPD and theUse of Digital Media for Teaching Activities and RemoteTesting (Zappelini Schippers e Silva 2023.pdf)
  • A INVASÃO DE HACKERS NA GESTÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRESERVAÇÃO DE DADOS NO ENSINO REMOTO À LUZ DA SEGURANÇA DIGITAL (Antunes Neto Quintino e Correa 2021.pdf)
  • Análise das políticas de informação dos repositórios institucionais das Universidades Federais do Brasil (Baggio 2016.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2) Referencio corretamente os recursos compartilhados, indicando o tipo de direito autoral específico.

 

C1 – Líder

(C1.A) Organizo repositórios abrangentes de conteúdo digital e coloco-os à disposição dos alunos ou de outros educadores.

(C1.B) Aplico licenças aos recursos e materiais que publico online.

  • Retomada das atividades docentes de forma remota e emergencial na pandemia: direito de imagem, direitos autorais, deveres e obrigações (Bordas 2020.pdf)
  • Titularidade originária de direitos autorais sobre as aulas ministradas pelos docentes (Morato 2021.pdf)
  • Perceptions of Academic Staff toward Copyright of Educational Materials (Çelik e Akcayir 2012.pdf)
  • Copyright and course material distribution: An analysis of key overseas law reviews, reforms and cases and their significance to New Zealand university, institute of technology and polytechnic libraries (Grant 2015.PDF)
  • Los recursos educativos abiertos y la protección del derecho de autor (Zacca e Diego 2010.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Publico recursos de forma digital e permito que outros os comentem, classifiquem, modifiquem e reorganizem.

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário