Como podemos ajudar?
8 – Gestão, proteção e compartilhamento
Gestão, proteção e compartilhamento
Organizar conteúdo digital e disponibilizá-lo aos alunos, encarregados de educação e outros educadores. Proteger eficazmente conteúdo digital sensível. Respeitar e aplicar corretamente regras de privacidade e de direitos de autor. Compreender a utilização e criação de licenças abertas e de recursos educativos abertos, incluindo a sua atribuição apropriada.
Atividades Relacionadas
- Compartilhar recursos através de links ou anexos, p. ex. em emails.
- Compartilhar recursos em plataformas online, em websites/blogues pessoais ou institucionais.
- Compartilhar os próprios repositórios de recursos com os outros, gerindo o seu acesso e direitos conforme apropriado.
- Respeitar possíveis restrições de direitos de autor à utilização, reutilização e modificação de recursos digitais.
- Referenciar adequadamente as fontes, quando se compartilham ou publicam recursos sujeitos a direitos de autor.
- Atribuir licenças (abertas) para recursos criados pelo próprio.
- Adotar medidas para proteger dados e recursos sensíveis (p. ex., classificações dos alunos, exames).
- Compartilhar dados administrativos e relativos aos alunos com os colegas, alunos e encarregados de educação, quando apropriado.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente organiza e compartilha recursos digitais.
- CHALLENGES IN DEVELOPING AND IMPLEMENTING INSTITUTIONAL REPOSITORIES IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS (Aziz 2011.pdf)
- Challenges and Benefits of Institutional Repository Sustainability in Public Libraries in Nigeria (Esse e Haliso 2023.pdf)
- CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO EAD PARA O ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA E DESAFIOS (Rocha e Gouveia 2019.pdf)
- Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para a sua avaliação (Maciel e Backes 2013.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Compartilho conteúdo educativo através do envio de anexos ou através de links e tenho consciência de que alguns recursos distribuídos na internet são protegidos por direitos autorais.
- Direitos autorais e recursos educacionais digitais (Apostila Direitos Autorais_Unidade III.pdf)
- Media Education, Copyright, and Fair Use (Hobbs 2018.pdf)
- Capitalismo cognitivo: propiedad intelectual y creación colectiva (Blondeau et al 2004.pdf)
- Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos Objetos Educacionais Digitais no ensino de Sociologia (Bueno e Carniel 2015.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Compartilho recursos, incorporando-os em ambientes digitais, como blogues, sites, AVAs, etc.
- Integrating Learning Services in the Cloud: An Approach that Benefits Both Systems and Learning (Gutiérrez-Carreón Daradoumis and Jorba 2015.pdf)
- A utilização de blogs educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Química: relato de experiência no ensino superior (Lima e Ribeiro 2012.pdf)
- O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia (Cernev 2017.pdf)
- Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem (Dotta 2011.pdf)
- CLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos (Ferri 2019.pdf)
(B1.B) Protejo dados pessoais e sensíveis de forma eficaz e restrinjo o acesso a recursos, conforme apropriado.
- Ethics of Artificial Intelligence in Education: Student Privacy and Data Protection (Huang 2023.pdf)
- Privacy and data protection in learning analytics should be motivated by an educational maxim—towards a proposal (Hoel e Weiqin 2018.pdf)
- Personal Data of Adolescents in Higher Education:The LGPD and theUse of Digital Media for Teaching Activities and RemoteTesting (Zappelini Schippers e Silva 2023.pdf)
- A INVASÃO DE HACKERS NA GESTÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRESERVAÇÃO DE DADOS NO ENSINO REMOTO À LUZ DA SEGURANÇA DIGITAL (Antunes Neto Quintino e Correa 2021.pdf)
- Análise das políticas de informação dos repositórios institucionais das Universidades Federais do Brasil (Baggio 2016.pdf)
B2 – Especialista
(B2) Referencio corretamente os recursos compartilhados, indicando o tipo de direito autoral específico.
- Recursos educacionais abertos e direitos autorais em ambientes virtuais de aprendizagem: conflitos e perspectivas (Manole 2014.pdf)
- Educação a distância e direitos autorais (Vieira Rodrigues e Barcia 2003.pdf)
- Guia para bibliotecas: direitos autorais e acesso ao conhecimento, informação e cultura (Guia_direitos_autorais_e_bibliotecas.pdf)
- Copyright Limitations and Exceptions in an E-Education Environment (Papadopoulou 2010.pdf)
- Copyright and open licensing (Kimmons 2020.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Organizo repositórios abrangentes de conteúdo digital e coloco-os à disposição dos alunos ou de outros educadores.
- Creating an Institutional Repository: LEADIRS Workbook (Barton_2004.pdf)
- Institutional repository engagement framework: Harnessing resources, structure, and process for strategic plan support in higher education (Sabharwal 2021.pdf)
- Development of Good Practice Guidelines for Repository Owners (repository-guidelines-report.pdf)
- Boas práticas para submissão de recursos educacionais em repositórios (Dann 2023.pdf)
- Gestão colaborativa de conteúdo educacional (Tarouco et al 2009.pdf)
(C1.B) Aplico licenças aos recursos e materiais que publico online.
- Retomada das atividades docentes de forma remota e emergencial na pandemia: direito de imagem, direitos autorais, deveres e obrigações (Bordas 2020.pdf)
- Titularidade originária de direitos autorais sobre as aulas ministradas pelos docentes (Morato 2021.pdf)
- Perceptions of Academic Staff toward Copyright of Educational Materials (Çelik e Akcayir 2012.pdf)
- Copyright and course material distribution: An analysis of key overseas law reviews, reforms and cases and their significance to New Zealand university, institute of technology and polytechnic libraries (Grant 2015.PDF)
- Los recursos educativos abiertos y la protección del derecho de autor (Zacca e Diego 2010.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Publico recursos de forma digital e permito que outros os comentem, classifiquem, modifiquem e reorganizem.
- Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil (Rosa 2021.pdf)
- O movimento dos recursos educacionais abertos e o acesso aberto no ensino superior: o caso de Portugal (Cardoso 2022.pdf)
- Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento (Garcia e Nobre 2024.pdf)
- Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático (Morais Rodrigues e Carvalho 2022.pdf)
Fonte: DigCompEdu