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7 – Criação e modificação

Criação e modificação

Modificar e desenvolver recursos existentes com licença aberta e outros recursos onde tal é permitido. Criar ou cocriar novos recursos educativos digitais. Ter em consideração o objetivo específico de aprendizagem, o contexto, a abordagem pedagógica e o grupo de aprendentes, ao selecionar recursos digitais e planificar a sua utilização.

 

Atividades Relacionadas

  • Modificar e editar recursos digitais existentes, quando tal for permitido.
  • Combinar e misturar recursos digitais existentes ou partes deles, quando tal for permitido.
  • Criar novos recursos educativos digitais.
  • Criar recursos educativos digitais com outros. Ponderar o objetivo de aprendizagem, o contexto, a abordagem pedagógica e grupo de aprendentes específico, quando se adaptam ou criam recursos digitais de aprendizagem.
  • Compreender diferentes licenças atribuídas a recursos digitais e as implicações para a sua reutilização.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente faço modificação dos recursos digitais que utilizo, nunca criei um recurso digital.

  • Creación de Recursos Educativos Digitales: Reflexiones sobre Innovación Educativa con TIC (Pérez-Ortega 2017.pdf)
  • Personalising and localising knowledge: how teachers reconstruct resources and knowledge shared online in their teaching practice (Hood 2018.pdf)
  • REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (Moser et al 2018.pdf)
  • Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual (Nascimento e Bocchiglieri 2019.pdf)

A2 – Explorador

(A2) Utilizo softwares (p. ex. pacote MS Office) para criar e modificar, p. ex., fichas de trabalho e quizzes. Crio apresentações digitais para fins educativos.

B1- Integrador

(B1.A) Quando crio recursos digitais (p. ex., apresentações), integro algumas animações, links, multimídia ou elementos interativos.

  • Utilização de animações como metodologia ativa no ensino da Educação Ambiental (Sousa et al 2018.pdf)
  •    Animação como ferramenta de apoio a aprendizagem dentro e fora da sala de aula (Carvalho 2023.pdf)
  • Animating student engagement: The impacts of cartoon instructional videos on learning experience (Liu e Elms 2019.pdf)
  • Interpreting the Benefits and the Challenges of Utilizing Computer Animation Techniques in Higher Education (Moussa e Agarwal 2024.pdf)

(B1.B) Faço algumas modificações básicas aos recursos digitais de aprendizagem que utilizo para os adequar ao contexto de aprendizagem, p. ex., edição ou exclusão de elementos, adaptando as configurações gerais. Abordo um objetivo de aprendizagem específico quando seleciono, modifico, combino e crio recursos digitais de aprendizagem.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Integro uma variedade de elementos interativos e jogos aos recursos didáticos criados por mim. Modifico e combino os recursos existentes para criar atividades de aprendizagem que se ajustam a um contexto e objetivo específicos de aprendizagem e às características do grupo de alunos.

(B2.B) Compreendo diferentes licenças atribuídas a recursos digitais e conheço as permissões que me são concedidas no que diz respeito à alteração de recursos.

 

C1 – Líder

(C1) Crio e modifico atividades de aprendizagem digitais, complexas e interativas, p. ex., fichas de trabalho interativas, avaliações online, atividades de aprendizagem colaborativa online (wikis, blogues), jogos, aplicações, visualizações. Crio recursos de aprendizagem em conjunto com colegas.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Crio as minhas próprias aplicações ou jogos para apoiar os meus objetivos educativos.

 

Fonte: DigCompEdu

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