Como podemos ajudar?
6 – Seleção
Seleção
Identificar, avaliar e selecionar recursos digitais para o ensino e aprendizagem. Ter em consideração o objetivo específico de aprendizagem, o contexto, a abordagem pedagógica e o grupo de aprendentes, ao selecionar recursos digitais e planificar a sua utilização.
Atividades Relacionadas
- Formular estratégias de pesquisa apropriadas para identificar recursos digitais de ensino e aprendizagem.
- Selecionar recursos digitais de ensino e aprendizagem adequados, considerando o contexto e o objetivo específico de aprendizagem.
- Avaliar criticamente a credibilidade e a fiabilidade de fontes e recursos digitais.
- Ponderar possíveis restrições para a utilização ou reutilização de recursos digitais (p. ex., direitos de autor, tipo de ficheiro, requisitos técnicos, disposições legais, acessibilidade).
- Avaliar a utilidade de recursos digitais ao abordar o objetivo de aprendizagem, os níveis de competência de um grupo de aprendentes concreto, bem como a abordagem pedagógica escolhida.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente uso a internet para encontrar recursos para ensino e aprendizagem.
- Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e blearning nas suas práticas pedagógicas (Cruz et al 2011.pdf)
- Os obstáculos e avanços de aprendizagem na educação a distância: relato de experiência (Silva e Duarte 2024.pdf)
- Innovative Technologies and Approaches to Mathematics Education: Old and New Challenges (Artigue 2019.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso estratégias simples de busca na internet para identificar conteúdo digital para o ensino e aprendizagem e conheço algumas plataformas educativas que fornecem esses recursos.
- An Assessment of Faculty Usage of YouTube as a Teaching Resource (Burke Snyder e Rager.pdf)
- YouTube: An Innovative Learning Resource for College Health Education Courses (Burke e Snyder 2008.pdf)
- Enseñar con tecnologías digitales en la universidad (Marcelo Yot e Mayor.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Filtro resultados para localizar recursos adequados, avalio a qualidade de recursos digitais com base em critérios como p. ex., local de publicação, autoria, comentários de outros utilizadores.
- Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior (Morais et al 2013.pdf)
- Uso de recursos digitais no ambiente escolar moçambicano: desafios no ensino superior (Artur et al 2024.pdf)
- The use of online digital resources and educational digital libraries in higher education (McMartin et al 2008.pdf)
- Open Educational Resources – opportunities and challenges for higher education (Yuan MacNeill e Kraan 2009.pdf)
(B1.B) Seleciono recursos com base no perfil dos alunos, como p. ex., vídeos, jogos, textos, etc..
- Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico (Rubia 2018.pdf)
- Blended Learning Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior (Moura e Samá 2017.pdf)
- Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE (Moura et al 2023.pdf)
- Recursos Digitales en Educación Superior: TikTok como herramienta didáctica (Acevedo-Borrega et al 2022.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Adapto as minhas estratégias de pesquisa para identificar recursos que posso modificar e adaptar, p. ex., pesquisar e filtrar por licença, extensão do arquivo, data, comentários do usuário, etc.
- Parâmetros para a Produção de Recursos Didáticos para a Educação Mediadas pelas Tecnologias Digitais (Weber 2022.pdf)
- OBJETOS TÁTEIS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO SUPERIOR (Lima Loures e Pereira.pdf)
- ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS (Galvão et al 2023.pdf)
- A tecnologia da informação e comunicação – TIC como recurso didático no ensino superior (Souza 2010.pdf)
(B2.B) Avalio a confiabilidade dos recursos digitais e a sua adequação para o meu grupo de alunos e objetivo de aprendizagem específico.
- Use of Digital Resources in Higher Education during COVID-19: A Literature Review (Lorente e Pulido-Montes 2022.pdf)
- APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA POR TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM ON-LINE PARA ALÉM DA PANDEMIA (Rabello 2021.pdf)
- Diseño de recursos digitales para entornos e-Learning en la enseñanza universitaria (Sánchez 2012.pdf)
C1 – Líder
(C1) Avalio a confiabilidade e adequação do conteúdo com base numa combinação de critérios, verificando também a sua precisão e neutralidade. Quando uso recursos nas aulas, contextualizo-os para os alunos, p. ex., indicando a sua origem e potenciais enviesamentos.
- El impacto de las nuevas tecnologías en la educación superior: un enfoque sociológico (Torres 2002.pdf)
- A revelação do mito da neutralidade contábil (Nunes 2016.pdf)
- Neutrality, “New” Digital Divide, and Openness Paradox: Equity in Learning Environments Mediated by Educational Technology (Mawasi et al 2020.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Oriento colegas sobre estratégias de busca eficazes, repositórios e recursos adequados. Configuro o meu próprio repositório de recursos (links), devidamente anotado e classificado, e disponibilizo-o para que outros colegas o utilizem.
- CULTURA DIGITAL E RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS: UM PANORAMA DA DOCÊNCIA NA COVID-19 (Nonato Sales e Cavalcante.pdf)
- Produção científica sobre repositórios de recursos educacionais abertos no ensino superior em bases de dados (Drumond et al 2022.pdf)
- Recursos educacionais abertos para o ensino on-line nos cursos de engenharia (Matta 2012.pdf)
- Web-Based Learning Materials for Higher Education: The MERLOT Repository (Orhun 2004.pdf)
- Faculty use of a learning object repository in higher education (Hong 2016.pdf)
Fonte: DigCompEdu