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6 – Seleção

Seleção

Identificar, avaliar e selecionar recursos digitais para o ensino e aprendizagem. Ter em consideração o objetivo específico de aprendizagem, o contexto, a abordagem pedagógica e o grupo de aprendentes, ao selecionar recursos digitais e planificar a sua utilização.

 

Atividades Relacionadas

  • Formular estratégias de pesquisa apropriadas para identificar recursos digitais de ensino e aprendizagem.
  • Selecionar recursos digitais de ensino e aprendizagem adequados, considerando o contexto e o objetivo específico de aprendizagem.
  • Avaliar criticamente a credibilidade e a fiabilidade de fontes e recursos digitais.
  • Ponderar possíveis restrições para a utilização ou reutilização de recursos digitais (p. ex., direitos de autor, tipo de ficheiro, requisitos técnicos, disposições legais, acessibilidade).
  • Avaliar a utilidade de recursos digitais ao abordar o objetivo de aprendizagem, os níveis de competência de um grupo de aprendentes concreto, bem como a abordagem pedagógica escolhida.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente uso a internet para encontrar recursos para ensino e aprendizagem.

  • Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e blearning nas suas práticas pedagógicas (Cruz et al 2011.pdf)
  • Os obstáculos e avanços de aprendizagem na educação a distância: relato de experiência (Silva e Duarte 2024.pdf)
  • Innovative Technologies and Approaches to Mathematics Education: Old and New Challenges  (Artigue 2019.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Uso estratégias simples de busca na internet para identificar conteúdo digital para o ensino e aprendizagem e conheço algumas plataformas educativas que fornecem esses recursos.

 

B1- Integrador

(B1.A) Filtro resultados para localizar recursos adequados, avalio a qualidade de recursos digitais com base em critérios como p. ex., local de publicação, autoria, comentários de outros utilizadores.

(B1.B) Seleciono recursos com base no perfil dos alunos, como p. ex., vídeos, jogos, textos, etc..

  • Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico (Rubia 2018.pdf)
  • Blended Learning Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior (Moura e Samá 2017.pdf)
  • Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE (Moura et al 2023.pdf)
  • Recursos Digitales en Educación Superior: TikTok como herramienta didáctica (Acevedo-Borrega et al 2022.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Adapto as minhas estratégias de pesquisa para identificar recursos que posso modificar e adaptar, p. ex., pesquisar e filtrar por licença, extensão do arquivo, data, comentários do usuário, etc.

  • Parâmetros para a Produção de Recursos Didáticos para a Educação Mediadas pelas Tecnologias Digitais  (Weber 2022.pdf)
  • OBJETOS TÁTEIS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO SUPERIOR (Lima Loures e Pereira.pdf)
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS (Galvão et al 2023.pdf)
  • A tecnologia da informação e comunicação – TIC como recurso didático no ensino superior (Souza 2010.pdf)

(B2.B) Avalio a confiabilidade dos recursos digitais e a sua adequação para o meu grupo de alunos e objetivo de aprendizagem específico.

  • Use of Digital Resources in Higher Education during COVID-19: A Literature Review (Lorente e Pulido-Montes 2022.pdf)
  • APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA POR TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM ON-LINE PARA ALÉM DA PANDEMIA (Rabello 2021.pdf)
  • Diseño de recursos digitales para entornos e-Learning en la enseñanza universitaria (Sánchez 2012.pdf)

 

C1 – Líder

(C1) Avalio a confiabilidade e adequação do conteúdo com base numa combinação de critérios, verificando também a sua precisão e neutralidade. Quando uso recursos nas aulas, contextualizo-os para os alunos, p. ex., indicando a sua origem e potenciais enviesamentos.

  • El impacto de las nuevas tecnologías en la educación superior: un enfoque sociológico (Torres 2002.pdf)
  • A revelação do mito da neutralidade contábil (Nunes 2016.pdf)
  • Neutrality, “New” Digital Divide, and Openness Paradox: Equity in Learning Environments Mediated by Educational Technology (Mawasi et al 2020.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Oriento colegas sobre estratégias de busca eficazes, repositórios e recursos adequados. Configuro o meu próprio repositório de recursos (links), devidamente anotado e classificado, e disponibilizo-o para que outros colegas o utilizem.

  • CULTURA DIGITAL E RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS: UM PANORAMA DA DOCÊNCIA NA COVID-19 (Nonato Sales e Cavalcante.pdf)
  • Produção científica sobre repositórios de recursos educacionais abertos no ensino superior em bases de dados (Drumond et al 2022.pdf)
  • Recursos educacionais abertos para o ensino on-line nos cursos de engenharia (Matta 2012.pdf)
  • Web-Based Learning Materials for Higher Education: The MERLOT Repository (Orhun 2004.pdf)
  • Faculty use of a learning object repository in higher education (Hong 2016.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

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