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22 – Uso responsável

Uso responsável

Tomar medidas que garantam o bem-estar físico, psicológico e social dos alunos enquanto usam tecnologias digitais. Capacitar os alunos para gerir riscos e usar tecnologias digitais de forma segura e responsável.

 

Atividades Relacionadas

Transmitir aos alunos uma atitude positiva em relação às tecnologias digitais, incentivando a sua utilização criativa e crítica. Capacitar os alunos para:

  • Proteger dispositivos e conteúdo digital e compreender os riscos e ameaças em ambientes digitais.
  • Compreender medidas de segurança e proteção.
  • Proteger os dados pessoais e a privacidade em ambientes digitais.
  • Compreender como usar e compartilhar informação pessoal, sendo, simultaneamente, capaz de se proteger e aos outros de danos.
  • Compreender que os serviços digitais utilizam uma “política de privacidade” para informar como são usados os dados pessoais.  Proteger os outros e a si próprio de possíveis perigos em ambientes digitais (p. ex., cyberbullying).
  • Ter consciência das tecnologias digitais dedicadas ao bem-estar e à inclusão sociais.
  • Ter consciência do impacto ambiental das tecnologias digitais e da sua utilização.
  • Monitorar o comportamento dos alunos em ambientes digitais para salvaguardar o seu bem-estar.
  • Reagir imediata e eficazmente quando o bem-estar dos alunos é ameaçado em ambientes digitais (p. ex., cyberbullying).

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente promovo o uso responsável de conteúdos digitais junto a meus alunos.

  • O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (Mota e Nascimento 2023.pdf)
  • Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil (Coelho et al 2020.pdf)
  • Student teachers’ responsible use of ICT: Examining two samples in Spain and Norway (Gudmundsdottir et al 2020.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Promovo a consciência dos alunos sobre como as tecnologias digitais podem afetar de forma positiva e negativa a saúde e bem-estar, encorajando-os, p. ex., a identificarem comportamentos (próprios ou de outros) que os deixem satisfeitos ou insatisfeitos.

  • Digital technology and mental health: Chinese university students’ perspectives on the impact of social media (Zhang 2024.pdf)
  • The impact of family factors and digital technologies on mental health in university students (Gandarillas et al 2024.pdf)
  • Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19 (Mota et al 2021.pdf)
  • O Uso de Internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina (Moromizato et al 2017.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Dou aconselhamento prático e baseado na experiência sobre como proteger a privacidade e os dados, p. ex., utilizando palavras-passe ou configurando as definições das redes sociais. Ajudo os alunos na proteção da sua identidade digital e na gestão da sua pegada digital.

  • The Protection of Data Privacy of College Students  (Tao 2022.pdf)
  • “We’re being tracked at all times”: Student perspectivesof their privacy in relation to learning analytics inhigher education (Jones et al 2020.pdf)
  • Gestão de segurança da informação: práticas utilizadas pelas instituições federais de ensino superior para implantação de política de segurança da informação (Rios Teixeira Filho e Rios 2017.pdf)
  • Privacidad de la Información en Internet: Un Análisis sobre Preocupaciones, Acciones y Razones en Estudiantes Universitarios (Vaca et al 2022.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Desenvolvo estratégias para prevenir, identificar e responder a comportamento digital que afete negativamente a saúde e bem-estar dos alunos (p. ex. cyberbullying).

  • DIREITOS DIGITAIS: Práticas e riscos de estudantes universitários do ensino público de Cabo Verde (DIREITOS DIGITAIS.pdf)
  • O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento (Souza et al 2016.pdf)
  • O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental (Carvalho e Viana 2023.pdf)
  • Tecnologia educacional sobre medidas de prevenção do bullying e cyberbullying (D Silva et al 2024.pdf)

(B2.B) Incentivo os alunos a assumirem uma atitude positiva em relação às tecnologias digitais, tendo consciência de possíveis riscos e limites, mas também confiando que são capazes de lidar com eles de modo a colher benefícios.

  • Letramento digital e o Ensino a Distância: um estudo de perfil digital dos alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Gomes et al 2020.pdf)
  • Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 (F. Sousa 2023.pdf)
  • Social Networks Consumption and Addiction in College Students during the COVID-19 Pandemic: Educational Approach to Responsible Use (Gómez-Galán et al 2020.pdf)
  • Does digital literacy influence students’ online risk? Evidence from Covid-19 (S. Purnama et al 2021.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Capacito os alunos para compreenderem riscos e ameaças em ambientes digitais (tais como roubo de identidade, fraude, perseguição, phishing) e para reagirem adequadamente.

(C1.B) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover o bem-estar digital dos aprendentes e adapto as minhas estratégias em conformidade.

  • Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários (Ariño e Bardagi 2018.pdf)
  • Redes sociais e depressão: um estudo estatístico sobre a percepção de bem-estar em estudantes universitários (Sanches e Forte 2019.pdf)
  • PREVALÊNCIA DE FEAR OF MISSING OUT E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: SOCIABILIDADE, BEMESTAR E CULTURA DIGITAL (Pêgo Rocha e Santos 2022.pdf)
  • Investigating the associations between well-being and digital technology use in a UK university student population (Khyabani_2020.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a capacidade dos alunos para utilizarem tecnologias digitais para o seu próprio bem-estar.

  • Digital Mental Health Interventions for Depression, Anxiety, and Enhancement of Psychological Well-Being Among College Students: Systematic Review (Lattie et al 2019.pdf)
  • Designing for student wellbeing: Challenging assumptions about where our students learn. (Biggins and Holley 2023.pdf)
  • Desenvolvimento de uma tecnologia leve-dura para promoção da saúde mental de estudantes universitários (L. Silva et al 2024.pdf)
  • Uma revisão sistemática sobre intervenções tecnológicas para auxílio da saúde
  • mental de jovens universitários (Louzada e Pacheco 2022.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

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