Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

23 – Resolução de problemas digitais

Resolução de problemas digitais

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos identifiquem e resolvam problemas técnicos ou transfiram criativamente conhecimento tecnológico para novas situações.

 

Atividades Relacionadas

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:

  • Identificar problemas técnicos ao operar dispositivos e utilizar ambientes digitais e resolvê-los.
  • Ajustar e personalizar ambientes digitais de acordo com as necessidades individuais.
  • Identificar, avaliar, selecionar e utilizar tecnologias digitais e possíveis respostas tecnológicas para solucionar uma determinada tarefa ou problema. Utilizar tecnologias digitais de formas inovadoras para criar conhecimento.
  • Compreender onde a sua competência digital necessita de ser melhorada ou atualizada.
  • Apoiar outros no desenvolvimento da sua competência digital.
  • Procurar oportunidades para autodesenvolvimento e manter-se a par da evolução digital.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente promovo a resolução de problemas digitais junto a meus alunos.

  • A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior (Gieseler et al 2021.pdf)
  • As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde (Monteiro e Barros 2016.pdf)
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas no ensino superior (Silva Jr e Santos 2021.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Incentivo os alunos a resolverem problemas técnicos através da tentativa e erro e Incentivo-os a transferirem a sua competência digital para novas situações.

  • Experiências no ensino de Programação Orientada a Objetos: RoboCode, Greenfoot e Jogos de Tabuleiro no Ensino Superior (Rodrigues Nogueira e Queiroga 2017.pdf)
  • Problem Solving Method Based on E-Learning System for Engineering Education (Khazaal 2015.pdf)
  • The Effectiveness of Augmented Reality in Learning Vector to Improve Students’ Spatial and Problem-Solving Skills (Guntur e Setyaningrum 2021.pdf)
  • Effectiveness of Problem-Based Learning Combined with Computer Simulation on Students’ Problem-Solving and Creative Thinking Skills (Simanjuntak et al 2021.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Implemento atividades de aprendizagem nas quais os alunos utilizam tecnologias digitais criativamente, expandindo o seu repertório técnico e incentivo-os a ajudarem-se mutuamente no desenvolvimento da sua competência digital.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso uma variedade de estratégias pedagógicas diferentes, para permitir aos alunos aplicarem a sua competência digital a novas situações ou em novos contextos.

  • Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Godinho Gonçalves e Almeida 2015.pdf)
  • DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PELOS ESTUDANTES (Garbin e Rathmann 2023.pdf)
  • Competências digitais dos estudantes e docentes de nível superior: busca informacional e estratégias autorreguladas. (Kirnew 2022.pdf)
  • Alunos da Ead on-line do Brasil e competências digitais (Silva e Behar 2019.pdf)

(B2.B) Incentivo os alunos a refletirem sobre os limites da sua competência digital e ajudo-os a identificarem estratégias adequadas para a desenvolver mais.

 

C1 – Líder

(C1.A) Capacito os alunos para procurarem diferentes soluções tecnológicas para um problema, investigarem as suas vantagens e desvantagens e apresentarem, de forma crítica e criativa, uma nova solução ou produto.

(C1.B) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a competência digital dos aprendentes e expandir o seu repertório de estratégias digitais, e adapto os meus métodos em conformidade.

  • Developing Digital Skills and Literacies in UK Higher Education: Recent developments and a case study of the Digital Literacies Framework at the University of Brighton, UK (Handley 2018.pdf)
  • ¿Lo saben todo? Innovaciones educativas orientadas a promover competencias digitales en universitarios (Chiecher e Melgar 2018.pdf)
  • ICT Use, Digital Skills and Students’ Academic Performance: Exploring the Digital Divide (Youssef Dahmani e Ragni 2022.pdf)
  • Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia (Lopes et al 2023.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a capacidade dos alunos na resolução de problemas digitais.

  • Abordagem de competências digitais em Cursos de pedagogia de universidades públicas na região de Ubá/MG (Camargos Jr 2020.pdf)
  • Teaching Digital Innovation Processes for Services in Higher Education (Helmer Huynh e Rossano-Rivero 2022.pdf)
  • Professional development of technical university lecturers in field of innovation teaching (Kubrushko e Nazarova 2013.pdf)
  • Research on the Innovation of College Mathematics Teaching Based on Computer Aided Technology under the Thought of Mathematical Modeling (Su_2020.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário