Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

20 – Comunicação e colaboração digital

Comunicação e colaboração digital

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos usem, eficaz e responsavelmente, tecnologias digitais para comunicação, colaboração e participação cívica.

 

Atividades Relacionadas

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:

  • Interagir através de uma variedade de tecnologias digitais.
  • Compreender meios de comunicação digital apropriados para um determinado contexto.
  • Compartilhar dados, informação e conteúdo digital com outros, através de tecnologias digitais adequadas.
  • Conhecer práticas de referenciação e atribuição.
  • Participar na sociedade através da utilização de serviços digitais públicos e privados.
  • Procurar oportunidades de autocapacitação e de cidadania participativa através de tecnologias digitais adequadas.
  • Utilizar tecnologias digitais em processos colaborativos e para a construção e criação conjuntas de recursos e conhecimento.
  • Ter consciência das normas comportamentais e know-how ao utilizar tecnologias digitais e interagir em ambientes digitais.
  • Adaptar estratégias de comunicação à audiência específica e estar consciente da diversidade cultural e geracional em ambientes digitais.
  • Criar e gerir uma ou múltiplas identidades digitais.
  • Proteger a sua própria reputação.
  • Lidar com os dados produzidos através de várias tecnologias, ambientes e serviços digitais.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente promovo a comunicação e a colaboração digital de meus alunos.

  • O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior (Rodrigues Pires e Pessoa 2017.pdf)
  • Por uma cultura de colaboração: tecnologias digitais como aliadas na formação didático-pedagógica de professores universitários (Vosgerau e Meyer.pdf)
  • Digital technologies for promoting “student voice” and co-creating learning experience in an academic course (Blau e Shamir-Inbal 2017.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para interagirem uns com os outros, com os seus educadores, com o pessoal administrativo e terceiros.

  • Projeto integrado da construção civil: proposta de colaboração entre estudantes com uso do BIM (Brito Batalha e Bonfim 2019.pdf)
  • Uso de Ferramentas de Compartilhamento de Informações para a Interação Digital: Uma Aplicação no Ensino de Ciências (Mattiolli 2020.pdf)
  • Preferencia de medios de comunicación en estudiantes de la Universidad Iberoamericana del Ecuador para la comunicación interna, Quito – Ecuador (García e Castillo 2020.pdf)

 

B1- Integrador

(B1.A) Implemento atividades de aprendizagem, nas quais os alunos usam tecnologias digitais para comunicação.

  • A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem (Lima e Araújo 2021.pdf)
  • Enhancing students’ learning process through interactive digital media: New opportunities for collaborative learning (Gan Menkhoff e Smith 2015.pdf)
  • The assessment challenge of social and collaborative learning in higher education (Boud e Bearman 2022.pdf)

(B1.B) Oriento os alunos sobre o respeito pelas normas de comportamento, selecionando, de forma adequada, estratégias e canais de comunicação, e na consciência da diversidade cultural e social em ambientes digitais.

  • Online group projects in higher education: persistent challenges and implications for practice (Donelan e Kear 2023.pdf)
  • Collaborative online learning in higher education—quality of digital interaction and associations with individual and group-related factors (Bach e Thiel 2024.pdf)
  • Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe (Silva Scapin e Batista 2010.pdf)
  • PRÁTICAS DE AUTORIA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR C. Carvalho 2020.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Utilizo diferentes estratégias pedagógicas nas quais os alunos usam tecnologias digitais para comunicação e colaboração.

(B2.B) Apoio e incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para participarem em debates públicos e para exercerem uma participação cidadã ativa e consciente.

 

C1 – Líder

(C1) Reflito, criticamente, sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a comunicação e colaboração digital dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a comunicação e colaboração digital dos alunos.

  • COLABORAÇÃO DIGITAL: CONSTRUINDO COMUNIDADES DE APRENDIZADO COM AS TICS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (Damasceno et al 2024.pdf)
  • Blended learning como estratégia de engajamento no ensino superior: relato de uma experiência de aprendizagem conectada, colaborativa e social (Wajnsztejn André e Azevedo 2020.pdf)
  • Innovation in Architecture Education: Collaborative Learning Method Through Virtual Reality (Rauf Shareef Othman 2021.pdf)
  • Overcoming obstacles to collaborative learning practices: a study of student learning in higher education-based vocational education and training (Okolie et al 2022.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário