Como podemos ajudar?
20 – Comunicação e colaboração digital
Comunicação e colaboração digital
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos usem, eficaz e responsavelmente, tecnologias digitais para comunicação, colaboração e participação cívica.
Atividades Relacionadas
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:
- Interagir através de uma variedade de tecnologias digitais.
- Compreender meios de comunicação digital apropriados para um determinado contexto.
- Compartilhar dados, informação e conteúdo digital com outros, através de tecnologias digitais adequadas.
- Conhecer práticas de referenciação e atribuição.
- Participar na sociedade através da utilização de serviços digitais públicos e privados.
- Procurar oportunidades de autocapacitação e de cidadania participativa através de tecnologias digitais adequadas.
- Utilizar tecnologias digitais em processos colaborativos e para a construção e criação conjuntas de recursos e conhecimento.
- Ter consciência das normas comportamentais e know-how ao utilizar tecnologias digitais e interagir em ambientes digitais.
- Adaptar estratégias de comunicação à audiência específica e estar consciente da diversidade cultural e geracional em ambientes digitais.
- Criar e gerir uma ou múltiplas identidades digitais.
- Proteger a sua própria reputação.
- Lidar com os dados produzidos através de várias tecnologias, ambientes e serviços digitais.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente promovo a comunicação e a colaboração digital de meus alunos.
- O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior (Rodrigues Pires e Pessoa 2017.pdf)
- Por uma cultura de colaboração: tecnologias digitais como aliadas na formação didático-pedagógica de professores universitários (Vosgerau e Meyer.pdf)
- Digital technologies for promoting “student voice” and co-creating learning experience in an academic course (Blau e Shamir-Inbal 2017.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para interagirem uns com os outros, com os seus educadores, com o pessoal administrativo e terceiros.
- Projeto integrado da construção civil: proposta de colaboração entre estudantes com uso do BIM (Brito Batalha e Bonfim 2019.pdf)
- Uso de Ferramentas de Compartilhamento de Informações para a Interação Digital: Uma Aplicação no Ensino de Ciências (Mattiolli 2020.pdf)
- Preferencia de medios de comunicación en estudiantes de la Universidad Iberoamericana del Ecuador para la comunicación interna, Quito – Ecuador (García e Castillo 2020.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Implemento atividades de aprendizagem, nas quais os alunos usam tecnologias digitais para comunicação.
- A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem (Lima e Araújo 2021.pdf)
- Enhancing students’ learning process through interactive digital media: New opportunities for collaborative learning (Gan Menkhoff e Smith 2015.pdf)
- The assessment challenge of social and collaborative learning in higher education (Boud e Bearman 2022.pdf)
(B1.B) Oriento os alunos sobre o respeito pelas normas de comportamento, selecionando, de forma adequada, estratégias e canais de comunicação, e na consciência da diversidade cultural e social em ambientes digitais.
- Online group projects in higher education: persistent challenges and implications for practice (Donelan e Kear 2023.pdf)
- Collaborative online learning in higher education—quality of digital interaction and associations with individual and group-related factors (Bach e Thiel 2024.pdf)
- Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe (Silva Scapin e Batista 2010.pdf)
- PRÁTICAS DE AUTORIA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR C. Carvalho 2020.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Utilizo diferentes estratégias pedagógicas nas quais os alunos usam tecnologias digitais para comunicação e colaboração.
- Uso de tecnologia digital para situações didáticas colaborativas em sala de aula: editoração de uma revista (Freitas Silva e Cardoso 2020.pdf)
- Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior (Barbato e Caixeta 2014.pdf)
- Adoption intention and effectiveness of digital collaboration platforms for online learning: the Indian students’ perspective (Sing Sharma e Paliwal 2020.pdf)
(B2.B) Apoio e incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para participarem em debates públicos e para exercerem uma participação cidadã ativa e consciente.
- Digital media and university political practices in the public sphere (Maltos-Tamez Martínez-Garza e Miranda-Villanueva 2021.pdf)
- A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO ENSINO SUPERIOR (Ludwig 2019.pdf)
- Participação política nas redes sociais: um estudo com jovens universitários (Dias Doula e Cardoso 2016.pdf)
- Juventudes universitárias: participação política e processos educativos em uma universidade do interior de Minas Gerais (Groppo 2016.pdf)
C1 – Líder
(C1) Reflito, criticamente, sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a comunicação e colaboração digital dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.
- An examination of teachers’ strategies to foster student engagement in blended learning in higher education (Heilporn Lakhal e Bélisle 2021.pdf)
- Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede: o facebook no ensino superior (Linhares e Chagas 2015.pdf)
- Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos (Sakis e Bernardi 2020.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a comunicação e colaboração digital dos alunos.
- COLABORAÇÃO DIGITAL: CONSTRUINDO COMUNIDADES DE APRENDIZADO COM AS TICS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (Damasceno et al 2024.pdf)
- Blended learning como estratégia de engajamento no ensino superior: relato de uma experiência de aprendizagem conectada, colaborativa e social (Wajnsztejn André e Azevedo 2020.pdf)
- Innovation in Architecture Education: Collaborative Learning Method Through Virtual Reality (Rauf Shareef Othman 2021.pdf)
- Overcoming obstacles to collaborative learning practices: a study of student learning in higher education-based vocational education and training (Okolie et al 2022.pdf)
Fonte: DigCompEdu