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2 – Comunicação institucional

Comunicação institucional

Usar tecnologias digitais para melhorar a comunicação institucional com os alunos, encarregados de educação e terceiros. Contribuir, colaborativamente, para desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação institucional.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar tecnologias digitais para disponibilizar informação e recursos de aprendizagem adicionais aos alunos (e aos encarregados de educação).
  • Usar tecnologias digitais para comunicar procedimentos institucionais aos alunos e encarregados de educação, p. ex., regras, marcações, eventos.
  • Usar tecnologias digitais para informar individualmente os alunos e os encarregados de educação, p. ex., sobre o progresso e questões de interesse.
  • Usar tecnologias digitais para comunicar com colegas na mesma instituição e fora dela.
  • Usar tecnologias digitais para comunicar com terceiros relevantes para o projeto educativo, p. ex., especialistas a serem convidados, locais a visitar.
  • Comunicar através do website da instituição ou através de tecnologias digitais institucionais, plataformas ou serviços de comunicação contratados.
  • Contribuir com conteúdos para o website da instituição ou ambiente de aprendizagem virtual.
  • Contribuir para desenvolver e melhorar estratégias de comunicação institucional de forma colaborativa.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

  • Understanding the role of digital technologies in education: A review (Haleem et al – 2022.pdf)
  • Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online (MariaCAF_TESE.pdf)
  • A aplicação de ferramentas de interação em ambientes virtuais de aprendizagem (Rafalski Santos e Menezes – 2015.pdf)
  • Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais (Miranda 2014.pdf)

 

A2 – Explorador

 

B1- Integrador

B1.A – Uso diferentes canais e ferramentas de comunicação digital, dependendo da finalidade e do contexto de comunicação

  • A Comunicação Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook Institucional: Um Estudo de Caso e Propostas de Melhoria (Porto 2020.pdf)
  • Plataformas educacionais utilizadas por docentes em uma instituição de ensino superior (Ghislene et al 2019.pdf)

B1.B – Comunico de forma responsável e ética através de tecnologias digitais

 

B2 – Especialista

  • A adequação às situações de comunicação e o contexto sociopolítico (Paula 2021.pdf)
  • Comunicação interna em instituições públicas de ensino superior: canais e conteúdos (Santos e Ventura 2021.pdf)
  • La comunicación interna en la universidad. Investigar para conocer a nuestros públicos (Herranz et al 2009.pdf)

 

C1 – Líder

C1.A –  Reflito e discuto colaborativamente sobre o uso das tecnologias digitais para melhorar a comunicação institucional e individual. 

  • Diálogo Didático Matemático na EAD: Uma perspectiva para o ensino e aprendizagem em fóruns no Moodle (Assis 2010.pdf)
  • Academic communication with AI-powered language tools in higher education: From a post-humanist perspective (Ou et al 2024.pdf)
  • Reformulando la Comunicación Institucional de la Universidad Pública Española desde el Enfoque de la Comunicación Participativa (Simancas e Garcia 2019.pdf)

C1.B – Utilizo tecnologias digitais para tornar os procedimentos administrativos mais transparentes para os estudantes e/ou responsáveis, permitindo que eles façam escolhas informadas sobre prioridades de aprendizado futuras.

  • Calendário acadêmico do aluno de graduação: a ferramenta Mobile como estratégia de comunicação eficiente no serviço público (Carmo 2018.pdf)
  • Internet, governo e cidadania (Silveira 2001.pdf)
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: PARÂMETROS AO ENFRENTAMENTO DO COVID-19 (Leonor e Passone 2022.pdf)

 

C2 – Pioneiro – Contribuo para o desenvolvimento de uma visão ou estratégia coerente para o uso eficaz e responsável de tecnologias digitais para comunicação.

  • Formação docente: o uso das tecnologias digitais em uma perspectiva inclusiva (Formação Docente.pdf)
  • Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? (Riedner e Pischetola.pdf)
  • Las tecnologías de la información y la comunicación como instrumento de apoyo a la innovación de la docencia universitaria (Onrubia 2007.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário