Como podemos ajudar?
2 – Comunicação institucional
Comunicação institucional
Usar tecnologias digitais para melhorar a comunicação institucional com os alunos, encarregados de educação e terceiros. Contribuir, colaborativamente, para desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação institucional.
Atividades Relacionadas
- Usar tecnologias digitais para disponibilizar informação e recursos de aprendizagem adicionais aos alunos (e aos encarregados de educação).
- Usar tecnologias digitais para comunicar procedimentos institucionais aos alunos e encarregados de educação, p. ex., regras, marcações, eventos.
- Usar tecnologias digitais para informar individualmente os alunos e os encarregados de educação, p. ex., sobre o progresso e questões de interesse.
- Usar tecnologias digitais para comunicar com colegas na mesma instituição e fora dela.
- Usar tecnologias digitais para comunicar com terceiros relevantes para o projeto educativo, p. ex., especialistas a serem convidados, locais a visitar.
- Comunicar através do website da instituição ou através de tecnologias digitais institucionais, plataformas ou serviços de comunicação contratados.
- Contribuir com conteúdos para o website da instituição ou ambiente de aprendizagem virtual.
- Contribuir para desenvolver e melhorar estratégias de comunicação institucional de forma colaborativa.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
- Understanding the role of digital technologies in education: A review (Haleem et al – 2022.pdf)
- Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online (MariaCAF_TESE.pdf)
- A aplicação de ferramentas de interação em ambientes virtuais de aprendizagem (Rafalski Santos e Menezes – 2015.pdf)
- Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais (Miranda 2014.pdf)
A2 – Explorador
- The Impact of Digital Communication in Academia (https://unitedceres.edu.sg/the-impact-of-digital-communication-in-academia/ )
- Challenges and critical success factors of digital communication, collaboration and knowledge sharing in project management virtual teams: a review (Challenges and critical success factors of digital communication.pdf)
- A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Valente – 2014.pdf)
- Educomunicação e a formação de professores no século XXI (Soares 2014.pdf)
B1- Integrador
B1.A – Uso diferentes canais e ferramentas de comunicação digital, dependendo da finalidade e do contexto de comunicação
- A Comunicação Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook Institucional: Um Estudo de Caso e Propostas de Melhoria (Porto 2020.pdf)
- Plataformas educacionais utilizadas por docentes em uma instituição de ensino superior (Ghislene et al 2019.pdf)
B1.B – Comunico de forma responsável e ética através de tecnologias digitais
- Questões éticas na era digital: implicações para a educação (Freitas e Meirinhos-2017.pdf)
- EDUCAÇÃO, ÉTICA E TECNOLOGIA – Impressões e Reflexões (Ramos – 2002.pdf)
- A Ética na Educação On-Line (Romancini – 2012.pdf)
B2 – Especialista
- A adequação às situações de comunicação e o contexto sociopolítico (Paula 2021.pdf)
- Comunicação interna em instituições públicas de ensino superior: canais e conteúdos (Santos e Ventura 2021.pdf)
- La comunicación interna en la universidad. Investigar para conocer a nuestros públicos (Herranz et al 2009.pdf)
C1 – Líder
C1.A – Reflito e discuto colaborativamente sobre o uso das tecnologias digitais para melhorar a comunicação institucional e individual.
- Diálogo Didático Matemático na EAD: Uma perspectiva para o ensino e aprendizagem em fóruns no Moodle (Assis 2010.pdf)
- Academic communication with AI-powered language tools in higher education: From a post-humanist perspective (Ou et al 2024.pdf)
- Reformulando la Comunicación Institucional de la Universidad Pública Española desde el Enfoque de la Comunicación Participativa (Simancas e Garcia 2019.pdf)
C1.B – Utilizo tecnologias digitais para tornar os procedimentos administrativos mais transparentes para os estudantes e/ou responsáveis, permitindo que eles façam escolhas informadas sobre prioridades de aprendizado futuras.
- Calendário acadêmico do aluno de graduação: a ferramenta Mobile como estratégia de comunicação eficiente no serviço público (Carmo 2018.pdf)
- Internet, governo e cidadania (Silveira 2001.pdf)
- TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: PARÂMETROS AO ENFRENTAMENTO DO COVID-19 (Leonor e Passone 2022.pdf)
C2 – Pioneiro – Contribuo para o desenvolvimento de uma visão ou estratégia coerente para o uso eficaz e responsável de tecnologias digitais para comunicação.
- Formação docente: o uso das tecnologias digitais em uma perspectiva inclusiva (Formação Docente.pdf)
- Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? (Riedner e Pischetola.pdf)
- Las tecnologías de la información y la comunicación como instrumento de apoyo a la innovación de la docencia universitaria (Onrubia 2007.pdf)
Fonte: DigCompEdu