Como podemos ajudar?
15 – Feedback e planejamento
Feedback e planejamento
Usar tecnologias digitais para fornecer feedback oportuno e direcionado aos alunos. Adaptar estratégias de ensino e proporcionar apoio direcionado, com base nas evidências geradas pelas tecnologias digitais utilizadas. Permitir que alunos e encarregados de educação compreendam as evidências fornecidas pelas tecnologias digitais e as usem para tomada de decisão.
Atividades Relacionadas
- Usar tecnologia digital para classificar e dar feedback sobre trabalhos submetidos eletronicamente.
- Usar sistemas de gestão de avaliação para melhorar a eficácia da prestação de feedback. Usar tecnologias digitais para monitorar o progresso do aluno e prestar apoio quando necessário.
- Adaptar práticas de ensino e avaliação, com base nos dados produzidos pelas tecnologias digitais utilizadas.
- Prestar feedback personalizado e oferecer apoio diferenciado aos alunos, com base nos dados gerados pelas tecnologias digitais utilizadas. Capacitar os alunos para avaliarem e interpretarem os resultados das avaliações formativas, somativas, de autoavaliação e por pares.
- Auxiliar os alunos na identificação de áreas a melhorar e desenvolver planos conjuntos de aprendizagem para abordar essas áreas.
- Usar tecnologias digitais para permitir que alunos e/ou encarregados de educação se mantenham atualizados sobre o progresso e façam escolhas informadas relativamente a prioridades futuras de aprendizagem, disciplinas de opção ou estudos futuros.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo recursos digitais para me auxiliar a dar feedback aos alunos e planejar minhas aulas.
- Métodos e ferramentas para o processo de planejamento docente no contexto dos estudos da área de Design da Aprendizagem (Santos e Bassani 2020.pdf)
- Reframing feedback to improve teaching and learning (Reframing feedback to improve teaching and learning.pdf)
- Revisão integrativa: a importância do planejamento e da avaliação no ensino superior (Guedes et al 2023.pdf)
- A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA (Andrade Morais e Vale 2015.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso tecnologias digitais para compilar uma visão geral acerca do progresso dos alunos, que utilizo como base para oferecer feedback e aconselhamento.
- A influência do feedback na avaliação da aprendizagem por pares no
- ensino superior (Ribeiro Teixeira e Oliveira 2019.pdf)
- RETROALIMENTACIÓN EN EDUCACIÓN EN LÍNEA: UNA ESTRATEGIA PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO (M. García 2014.pdf)
- Estrategias para potenciar la retroalimentación en los talleres disciplinares de las carreras de Ciencias de la Salud (González-Fernandes e Gambetta-Tessini 2021.pdf)
- La retroalimentación en la educación superior en países asiáticos: una aproximación (Cárdenas et al 2024.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Uso tecnologia digital para classificação e para dar feedback sobre trabalhos submetidos eletronicamente.
- ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE AVALIAÇÃO DIGITAL PARA CURSO PRESENCIAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR (Brandt et al 2022.pdf)
- CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO: PLATAFORMA MOODLE (Fontes et al 2021.pdf)
- Classroom versus Moodle: Um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line (Ruy e Belda 2021.pdf)
(B1.B) Ajudo os alunos e/ou encarregados de educação a acessarem as informações sobre o desempenho dos alunos, utilizando tecnologias digitais.
- Vis-Scholar: uma metodologia de visualização e análise de dados na educação (J. Costa 2016.pdf)
- Proposta de um dashboard para análise e visualização de dados educacionais de Sistemas Tutores Inteligentes (Menezes_2024.pdf)
- The Proposal of a Dashboard for Analysis and Visualization of Educational Data of Intelligent Tutoring Systems (Menezes et al 2023.pdf)
- Applying Educational Data Mining to Classify Students in an Intelligent Tutoring System for Algebra Instruction (Menezes et al 2023B.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Adapto as minhas práticas de ensino e avaliação, com base nos dados gerados pelas tecnologias digitais que utilizo.
- Evaluate the Pedagogical Practice of the Teachers of Higher Education: A Proposal (Sá e Costa-Lobo 2018.pdf)
- Building effectiveness in teaching through targeted evaluation and response: connecting evaluation to teaching improvement in higher education (C. Smith 2008.pdf)
- Enhancing Continuous Student Assessment with InsightEd: A Data-Driven Approach to Academic Progress Monitoring (Majid et al 2024.pdf)
(B2.B) Forneço feedback personalizado e ofereço apoio diferenciado aos alunos, com base nos dados gerados pelas tecnologias digitais utilizadas.
- A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa (Santos e Kroeff 2018.pdf)
- Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico (Silva e Carvalho 2021.pdf)
- The Role of Feedback in Learning and Motivation (Tricomi e DePasque 2017.pdf)
C1 – Líder
(C1) Dou assistência aos alunos na identificação de áreas a melhorar e desenvolvo, conjuntamente, planos de aprendizagem para abordar essas áreas, com base nas evidências disponíveis. Uso os dados gerados pelas tecnologias digitais para refletir sobre que estratégias de ensino funcionam bem para determinado tipo de alunos e adapto as minhas estratégias de ensino em conformidade.
- ESTRATÉGIA PARA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS EM DISCIPLINAS COM ELEVADO PERCENTUAL DE REPROVAÇÃO: Relato de experiência com Cálculo 1 (Charret et al.pdf)
- Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada (Frison 2016.pdf)
- La nueva tutoría en educación superior dentro de los modelos híbridos (MORENO-ZAGAL Cruz-Arizmendi e Muñoz 2023.pdf)
- La tutoría como estrategia viable de mejoramiento de la calidad de la educación superior. Reflexiones en torno al curso (Badillo 2007.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, reformulo e inovo estratégias de ensino com base nas evidências digitais que recolho, no que diz respeito às preferências e necessidades dos alunos, bem como à eficácia das diferentes intervenções de ensino e formatos de aprendizagem.
- Personalised learning in higher education for health sciences: a scoping review protocol (Ali et al 2024.pdf)
- Students’ preferences with university teaching practices: analysis of testimonials with artificial intelligence (Álvarez e Falcon 2023.pdf)
- The Learning Styles and the Preferred Teaching—Learning Strategies of First Year Medical Students (Kharb et al 2013.pdf)
- Diversificação de recursos didáticos e o cotidiano de estudantes: preferências durante situações de aprendizagem (Achterberg Centa Terrazzan 2020.pdf)
Fonte: DigCompEdu