Como podemos ajudar?
16 – Acessibilidade e inclusão
Acessibilidade e inclusão
Garantir acessibilidade a recursos e atividades de aprendizagem para todos os alunos, incluindo os que têm necessidades especiais. Ter em consideração e dar resposta às expetativas, capacidades, usos e conceções erróneas (digitais) dos alunos, bem como ao uso contextual, físico e cognitivo que fazem das tecnologias digitais.
Atividades Relacionadas
- Fornecer acesso equitativo a tecnologias e recursos digitais adequados, p. ex., garantindo que todos os alunos têm acesso às tecnologias digitais utilizadas. Selecionar e aplicar estratégias pedagógicas digitais que respondam ao contexto digital dos alunos (p. ex. limitações contextuais à sua utilização de tecnologia – disponibilidade -, competências, expectativas, atitudes, concepções erróneas e má utilização).
- Usar tecnologias assistivas concebidas para alunos com necessidades de apoio especial (p. ex. alunos com limitações físicas ou mentais; aprendentes com distúrbios de aprendizagem).
- Ter em linha de conta e responder a potenciais problemas de acessibilidade ao selecionar, modificar ou criar recursos digitais e fornecer ferramentas ou abordagens alternativas ou de compensação para alunos com necessidades especiais.
- Aplicar princípios de design universal para aumentar a acessibilidade aos recursos e ambientes digitais utilizados no ensino.
- Monitorar e refletir, continuamente, sobre a adequação das medidas implementadas para melhorar a acessibilidade e adaptar estratégias em conformidade.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo recursos digitais, pois acredito que sua utilização diminui a acessibilidade e inclusão em relação às minhas atividades pedagógicas.
- Digital equity and inclusion in education: An overview of practice and policy in OECD countries (Digital equity and inclusion in education.pdf)
- INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? (Marcon 2020.pdf)
- Políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão digital no Brasil e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 (D. Moreira et al 2024.pdf)
- Inclusão no Ensino Superior e o uso de Tecnologias Assistivas: uma avaliação com base nas percepções de discentes de licenciatura (Rosa et al 2020.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Compreendo a importância de garantir a todos os alunos a igualdade de acesso às tecnologias digitais e tenho consciência de que as tecnologias digitais podem dificultar ou melhorar a acessibilidade.
- As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior (Pinto e Leite 2020.pdf)
- Tecendo saberes sobre as tecnologias assistivas para o sujeito surdo no ensino superior (Cerutti 2020.pdf)
- Non-traditional students’ preferences for learning technologies and impacts on academic self-efficacy (Sutherland et al 2024.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Compreendo como o acesso à tecnologia digital cria assimetrias e como as condições sociais e econômicas dos alunos influenciam a forma como a tecnologia é utilizada.
- A EXCLUSÃO DIGITAL: O REFLEXO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL (Grossi Costa e Santos 2013.pdf)
- O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social (Batista e Freitas 2018.pdf)
- ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXCLUSÃO vs INCLUSÃO DIGITAL, E A RUPTURA DO MODELO TRADICIONAL (R. Costa 2021.pdf)
- Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial (Castioni et al 2021.pdf)
(B1.B) Garanto a todos os alunos o acesso às tecnologias digitais que utilizo e tenho consciência de que as tecnologias digitais de compensação podem ser utilizadas para alunos que precisam de apoio especial (p. ex., alunos com limitações físicas ou mentais, ou com distúrbios de aprendizagem).
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DA COVID-19 (Jafar e Usseni.pdf)
- Inclusão e prática docente no ensino superior (Castanho e Freitas 2006.pdf)
- TECNOLOGIA ASSISTIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO NA PANDEMIA (Ribeiro e Lustosa 2022.pdf)
- A tecnologia como suporte educacional para estudantes com autismo: revisão sistemática (Lima David e Barros Filho 2023.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Seleciono estratégias pedagógicas digitais que se adaptam aos contextos digitais dos alunos, tais como tempo de utilização limitado ou tipo de equipamento disponível.
- Educação, Tecnologias e Inclusão Digital (Dias-Trindade Mill e Vieira 2018.pdf)
- Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia (Salvagni Wojcichoski e Guerin 2020.pdf)
- EXCLUSÃO NADA REMOTA: DESIGUALDADES SOCIAIS E DIGITAIS DIFICULTAM A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA (Stevanim 2020.pdf)
- Towards digital access during pandemic age: better learning service or adaptation struggling? (Huda 2023.pdf)
(B2.B) Levo em consideração e dou resposta a potenciais problemas de acessibilidade quando seleciono, modifico ou crio recursos digitais e disponibilizo ferramentas ou abordagens alternativas ou de compensação para alunos com necessidades especiais.
- Teaching disabled students in higher education (Konur 2006.pdf)
- Acessibilidade atitudinal e pedagógica no ensino superior: caminhos para inclusão dos estudantes com deficiência na universidade (Brasil 2019.pdf)
- Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ (Almeida et al 2018.pdf)
- Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades (Antunes e Amorim 2020.pdf)
C1 – Líder
(C1) Seleciono e aplico estratégias pedagógicas digitais que se ajustam aos usos de tecnologia digital dos alunos, às suas competências, expectativas, atitudes, concepções errôneas e má utilização. Monitoro e reflito, continuamente, sobre a adequação das medidas implementadas para melhorar a acessibilidade e adapto as minhas estratégias em conformidade.
- INCLUSÃO DIGITAL E ACESSIBILIDADE DIGITAL: Interfaces e aproximações conceituais (Passerino e Montardo 2007.pdf)
- Inclusão social via acessibilidade digital: Proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessidades Especiais (Passerino e Montardo 2007B.pdf)
- Tecnologias assistivas no contexto da acessibilidade e mobilidade: possibilidades de inclusão digital de autistas na educação a distância (Silveira et al 2020.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, reformulo e inovo estratégias para acesso universal e para inclusão na educação digital.
- Rethinking Adaptive Teaching for Inclusion in Higher Education: A methodological framework (Santisteban et al 2023.pdf)
- Use of Individualized Learning Plans: A Promising Practice for Driving College and Career Efforts. Findings and Recommendations from a Multi-Method, Multi-Study Effort (Solberg et al 2014.pdf)
- Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior (Foltran Jr Silva & Mamcasz-Viginheski 2024.pdf)
Fonte: DigCompEdu