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14 – Análise de evidências
Análise de evidências
Produzir, selecionar, analisar criticamente e interpretar evidências digitais sobre a atividade, desempenho e progresso do aluno, de modo a informar o ensino e aprendizagem.
Atividades Relacionadas
- Formular e implementar atividades de aprendizagem que produzam dados sobre a atividade e desempenho do aluno.
- Usar tecnologias digitais para registar, comparar e sintetizar dados sobre o progresso do aluno.
- Tomar consciência de que a atividade do aluno em ambientes digitais produz dados que podem ser utilizados para informar o ensino e aprendizagem.
- Analisar e interpretar evidências disponíveis sobre a atividade e progresso do aluno, incluindo dados produzidos pelas tecnologias digitais utilizadas. Ter em linha de conta, combinar e avaliar diferentes fontes de evidência sobre o progresso e desempenho do aluno. Valorizar criticamente as evidências disponíveis para informar o ensino e a aprendizagem.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo registros digitais para verificar o grau de progresso dos meus alunos.
- Development of a Student Attendance Management System Using RFID and Face Recognition: A Review (Patel e Priya 2014.pdf)
- Advanced Attendance Management Systems: Technologies and Applications (Sharma et al 2021.pdf)
- A contribuição das ferramentas digitais para maior objetividade na avaliação de participação no ensino jurídico (Klafke 2019.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Avalio dados administrativos (p. ex., assiduidade) e de desempenho dos alunos (p. ex., classificações) para prestar feedback individual e intervenções dirigidas.
- The Value and Effectiveness of Feedback in Improving Students’ Learning and Professionalizing Teaching in Higher Education (Al-Bashir Kabir e Rahman 2016.pdf)
- A Importância do Feedback para Estimular a Aprendizagem: relato de experiências realizadas no ensino remoto (Silveira et al 2022.pdf)
- ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS NA PERSPECTIVA DO “CHA” EM DISCIPLINA UTILIZANDO PBL: O QUE SIGNIFICA A SÍNTESE? (Frezatti et al 2016.pdf)
B1- Integrador
(B1) Acesso os dados resultantes das avaliações digitais para verificar a aprendizagem e o ensino. Tenho consciência de que os dados sobre a atividade dos meus alunos, tal como são registrados nos ambientes digitais, podem ajudar a monitorar o seu progresso e a fornecer feedback.
- Uma Revisão Sistemática Sobre o Uso de Learning Analytics em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Brasileiros (Brasil Medeiros e Nunes 2018.pdf)
- Integrando Técnicas de Learning Analytics no processo de Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ogawa Klock e Gasparini 2017.pdf)
- The current landscape of learning analytics in higher education (Viberga et al 2018.pdf)
- Learning analytics driven improvements in learning design in higher education: A systematic literature review (2023 – Drugova et al.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Uso tecnologias digitais (p. ex., quizzes, sistemas de votação, jogos) no ensino para ter ao meu dispor feedback acerca do progresso dos alunos.
- Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias (Stochero e Bierhalz 2024.pdf)
- O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD (Christo et al 2016.pdf)
- Percepção e desempenho de estudantes em relação ao uso das ferramentas on-line Socrative® e Kahoot!® na disciplina de Urologia (A. Oliveira et al 2021.pdf)
- Promoting Classroom Engagement Through the Use of an Online Student Response System: A Mixed Methods Analysis (Muir et al 2020.pdf)
(B2.B) Uso as ferramentas de análise de dados fornecidas pelos ambientes digitais para monitorar a atividade. Interpreto os dados e evidências disponíveis, a fim de compreender melhor as necessidades de apoio individual dos alunos.
- Improving Educational Outcomes Through Data-Driven Decision-Making (Munagandla Dandyala e Vadde 2024.pdf)
- Enhancing Student Performance Prediction in Higher Education: A Data-Driven Approach (Parkavi e Karthikeyan 2024.pdf)
- A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes (Sá Alves e Costa 2014.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Monitoro, continuamente, a atividade digital e reflito, regularmente, sobre os dados dos alunos, para identificar e intervir em caso de comportamentos críticos e problemas individuais.
- A Computer-Vision Based Application for Student Behavior Monitoring in Classroom (Ahn et al 2019.pdf)
- Identifying and Monitoring Students’ Learning Needs With Technology (Chen Heritage e Lee 2005.pdf)
- Avaliação contínua da aprendizagem por meio da aplicação de quiz semanal no ensino da Periodontia (Steffens et al 2018.pdf)
(C1.B) Avalio e sintetizo os dados gerados pelas várias tecnologias digitais que utilizo, para refletir sobre a eficácia e a adequação das diferentes estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, em geral e para grupos específicos de alunos.
- Learning Analytics em Exame de Desempenho de Alunos de uma Instituição de Ensino Superior (Jesus e Moreira 2024.pdf)
- As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes (Sá et al 2017.pdf)
- Learning Analytics as an Investigation Tool for Teaching Practicioners (Rebholz-et-al 2012.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Implemento métodos avançados de geração e visualização de dados nas atividades digitais que emprego, p. ex., learning analytics. Avalio e discuto criticamente o valor e a validade de diferentes fontes de dados, bem como a adequação dos métodos estabelecidos para análise de dados.
- Loop: a learning analytics tool to provide teachers with useful data visualisation (Corrin et al 2015.pdf)
- Learning with Data: Visualization to Support Teaching, Learning, and Assessment (Ifenthaler e Erlandson 2015.pdf)
- Ferramenta de visualização de dados para análise de aprendizagem do aluno no ambiente Moodle (Milanezi 2022.pdf)
- Facilitando a Análise se Dados Educacionais através se Ferramentas se Visualização (Webber e Lima 2013.pdf)
Fonte: DigCompEdu