Projeto “Rodas de Conversa” inicia discussões sobre qualidade na graduação

Com a participação de 32 representantes de cursos de graduação da Unicamp, entre coordenadores e associados, o primeiro encontro do Projeto “Rodas de Conversa” deu o primeiro passo na discussão sobre critérios de qualidade. Na reunião, realizada na manhã do dia 27, img_ea_350x230_28032014_3no Espaço de Apoio e Aprendizagem – (EA)², o objetivo foi iniciar a discussão sobre critérios de qualidade para os cursos de graduação da Unicamp. O pró-reitor de graduação, Luis Alberto Magna e o coordenador do (EA)², Sérgio Leite, participaram da abertura do evento.

A ideia do projeto é desenvolver uma discussão com o objetivo de se estabelecer critérios gerais, que se apliquem a todos os cursos, o que não elimina a existência de critérios específicos. Como preparação para a reunião, já havia sido feita uma pesquisa sobre critérios de qualidade, entre os coordenadores, durante uma das reuniões da CCG (Comissão Central de Graduação), onde foram identificadas algumas percepções e necessidades em relação ao tema.Durval dos Santos Rosa, ex-pró-reitor da Universidade Federal do ABC

O professor Durval dos Santos Rosa, docente e ex-pró-reitor da Universidade Federal do ABC (Ufabc), foi o
palestrante convidado desta reunião. Em sua apresentação, relatou sua experiência na administração superior, para a construção e definição de critérios de qualidade na Universidade Federal, além de iniciar o debate sobre a importância da existência desses critérios para a melhoria do ensino.

Além das primeiras discussões suscitadas durante o evento, como resultado desta primeira “roda”, criou-se um Grupo de Trabalho para a organização de um seminário onde serão definidos os critérios de qualidade para os cursos de graduação na Unicamp. A próxima reunião do “Rodas de Conversa” será realizada em meados de maio.

O Projeto “Rodas de Conversa” foi concebido pelo Espaço de Apoio e Aprendizagem – (EA)², órgão ligado a Pró-reitoria de Graduação. Trata-se de uma iniciativa que procura intensificar a interação destes órgãos com as coordenadorias de cursos de graduação no intuito de aprimorar a qualidade de ensino.

28/03/2014 – 14:24