Como podemos ajudar?
Regras de Uso do Logotipo UNICAMP
Logotipo
O logotipo Unicamp é a forma gráfica única, exclusiva e padronizada para se veicular o sinal básico da identificação da Universidade Estadual de Campinas.
O logotipo deve desempenhar as seguintes funções:
- identificar as mensagens visuais Unicamp de forma imediata, unívoca e marcante;
- projetar a personalidade acadêmica e empresarial da Unicamp;
- unificar e integrar as mensagens visuais Unicamp, consolidando sua identidade visual.
O Código de Identidade Visual da Unicamp compreende informações sobre o uso de tipografia padrão, desenho de formulários, identificação de áreas e, principalmente, o uso correto do Logotipo Unicamp.
HISTÓRIA
Idealizado pelo professor Zeferino Vaz e criado pelo artista plástico Max Schiefer e pelo arquiteto João Carlos Bross, na década de 1970, o logotipo da Unicamp foi desenhado a partir do Plano Diretor da universidade. O significado é o conhecimento numa forma amorfa e sem contorno.
A bola branca, dentro das 13 listras que representam a bandeira paulista, é o símbolo da unidade, grande ponto de encontro de pessoal e principalmente do conhecimento humano, simbolizado pelas três circunferências vermelhas: Ciências, Exatas e Humanidades.
Atuando em conjunto, essas três áreas do conhecimento irradiam-se para a coletividade, cumprindo as três funções da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.
“Universidade: palavra derivada da expressão grega uni-versitas, ou seja unidade na versatilidade, ou, ainda, unidade na universatilidade dos conhecimentos humanos. Sempre unidade, um só organismo com a função básica de transmitir, gerar e aplicar conhecimentos, e sempre no encalço do objetivo maior e também razão de ser da imprescindível unidade: o bem-estar físico, espiritual e social do homem.”
(Arquivo Central do Siarq – Fundo Zeferino Vaz)
CÓDIGO DE IDENTIDADE VISUAL
O Código de Identidade Visual Unicamp é o sistema de signos gráficos e de normas que coordenam a identificação visual da Universidade Estadual de Campinas. O Código de Identidade Visual Unicamp compreende os seguintes elementos:
- O logotipo Unicamp
- Alfabeto padrão Unicamp
- Código cromático Unicamp
Logotipo da Unicamp
O logotipo Unicamp é a forma gráfica única, exclusiva e padronizada para se veicular o sinal básico da identificação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. As características padronizadas, de uso obrigatório, para se veicular o logotipo Unicamp, estão definidas nos itens abaixo.
O logotipo deverá desempenhar as seguintes funções:
- identificar as mensagens visuais Unicamp de forma imediata, unívoca e marcante;
- projetar a personalidade acadêmica da Unicamp;
- unificar e integrar as mensagens visuais Unicamp, consolidando sua identidade visual.
Para cumprir essas funções, o logotipo Unicamp deve ser usado de forma consistente e correta, obedecendo às normas a seguir.
Normas de uso
Independentemente da maneira como venha a ser utilizado, o logotipo Unicamp deverá ser sempre apresentado na íntegra. Não se admitirão variações, estilizações, acréscimos ou supressões em suas formas.
Forma Gráfica
Estrutura
O logotipo da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp é constituído pela combinação de dois elementos: Marca Nominativa e a Marca Figurativa.
A Marca Figurativa não deve ser estilizada nem usada sem a complementação da Marca Nominativa.
Tanto a Marca Nominativa quanto a Marca Figurativa não podem ser reproduzidas a partir de originais não-autorizados.A Marca Nominativa
A Marca Nominativa segue um desenho próprio e especial, criado a partir das letras do alfabeto Microgramma Bold Roman, em caixa alta (maiúsculas).
Não deve jamais ser reproduzida por meio de composição gráfica nem a partir de desenhos.A Marca Figurativa
A Marca Figurativa é um desenho esquemático da planta baixa, básica, da Unicamp.
Por sua importância como sinal característico da identidade visual da Unicamp, a construção do logotipo deverá obedecer rigorosamente às normas de construção e proporção adiante apresentadas.
Construção
- A Marca Nominativa coloca-se abaixo e ao centro da Marca Figurativa.
- O módulo de construção corresponde a uma unidade métrica qualquer. As coordenadas são as determinadas pelo Sistema Cartesiano de Coordenadas.
- Detalhamento
– Uma circunferência, base, com raio de 24 módulos, tendo como centro a coordenada 0,0;
– Treze polígonos formados, por um lado pela circunferência base e, por outro lado, por 13 arcos assim formados:
- um arco iniciando em 0o e indo até 22o30′, com raio de 265.82 módulos e centro na coordenada -179.711, -68.1;
- um arco iniciando em 22o30′ e indo até 45o, com raio de 144 módulos e centro na coordenada -66.29, -24.64;
- um arco iniciando em 45o e indo até 67o30′, com raio de 55.38 módulos e centro na coordenada 8.79, 22.45;
- um arco iniciando em 67o30′ e indo até 90o, com raio de 82.58 módulos e centro na coordenada 0.24, -2.53;
- um arco iniciando em 90o e indo até 112o30′, com raio de 68.49 módulos e centro na coordenada 1.14, 11.55;
- um arco iniciando em 112o30′ e indo até 135o, com raio de 75.31 módulos e centro na coordenada 2.97, 4.83;
- um arco iniciando em 135o e indo até 157o30′, com raio de 66.11 módulos e centro na coordenada -4.62, 10.17;
- um arco iniciando em 157o30′ e indo até 180o, com raio de 82.03 módulos e centro na coordenada 12.93, 16.28;
- um arco iniciando em 180o e indo até 202o30′, com raio de 92.45 módulos e centro na coordenada 19.60, 31,01;
- um arco iniciando em 202o30′ e indo até 225o, com raio de 92.84 módulos e centro na coordenada 11.03, 41.88;
- um arco iniciando em 225o e indo até 292o30′, com raio de 69.1 módulos e centro na coordenada -3.22, 22.72;
- um arco iniciando em 292o30′ e indo até 315o, com raio de 172.01 módulos e centro na coordenada -48.01, 116.22;
- um arco iniciando em 315o e indo até 260o, com raio de 193.11 módulos e centro na coordenada -57.58, 135.
- Os lados dos polígonos serão formados por linhas radiais construídas a uma distância de 1.5 módulo, contados a partir de linhas que se iniciam na coordenada 0,0 e tangenciam o início de cada arco.
– Uma circunferência com raio de 7 módulos e centro na coordenada -31.67, 75.56
– Uma circunferência com raio de 7 módulos e centro na coordenada 81.24, 0
– Uma circunferência com raio de 7 módulos e centro na coordenada 17.72, -44.19
Estas circunferências terão uma área de não-interferência dos polígonos, definida por uma circunferência de mesmo centro e raio de 10 módulos.
A Marca Nominativa terá uma altura de 15 módulos e será colocada uma distância de 80 módulos do centro da circunferência base.
- Área de não-interferência
Para se obter o máximo efeito visual, o logotipo Unicamp deverá ser usado dentro de um campo livre, chamado de área de não-interferência. A dimensão mínima dessa área corresponde ao dobro da medida da altura das letras da Marca Nominativa, em toda volta do Logotipo Unicamp.
Normas Cromáticas
As cores padronizadas para o logotipo da Unicamp são o preto e o vermelho, devendo ser utilizados da seguinte forma:
Versão Positiva Policrômica
A Marca Figurativa e a Marca Nominativa grafadas na cor preta;As três circunferências da Marca Figurativa grafadas em vermelho obtido pela impressão de amarelo a 100% e magenta a 100%. Corresponde ao padrão internacional ref. Pantone 485D
Versão Negativa Policrômica
A Marca Figurativa e a Marca Nominativa grafadas em branco, ou na cor original da superfície de suporte da impressão;
As três circunferências da Marca Figurativa grafadas em vermelho obtido pela impressão de amarelo a 100% e magenta a 100%. Corresponde ao padrão internacional ref. Pantone 485D
Versão Positiva Monocrômica
A Marca Figurativa, a Marca Nominativa e as três circunferências grafadas em preto ou na cor predominante de impressão.
Versão Negativa Monocrômica
A Marca Figurativa, a Marca Nominativa e as três circunferências grafadas em branco, ou na cor original da superfície de suporte da impressão;
Normas de Uso
- Impressos
A versão monocromática do logotipo deverá ser usada em casos como:- impressos e formulários de circulação interna ou materiais impressos em monocromia, onde se poderá usar o logotipo na cor predominante na impressão;
- materiais impressos onde as cores básicas não permitam a combinação que produza as cores institucionais. Neste caso, usa-se a cor predominante da impressão ou uma versão negativa do logotipo.
- materiais impressos inteiramente em cores que venham a confundir ou a ocultar as cores institucionais, tais como laranja, magenta, preto, ou que venham a produzir efeito ótico desagradável, tais como verde e azul. Nestes casos usa-se a versão negativa do logotipo.
- Inserções em vídeo e/ou sistemas informatizados
Por não estarem sujeitos a mistura de cor e devido a facilidade de construção e adaptabilidade, deverá ser utilizada a versão padronizada do logotipo, não se admitindo quaisquer variações.
Não poderão ser utilizadas texturas ou efeitos que venha a modificar as cores institucionais básicas.
São permitidos efeitos tridimensionais e de animação, desde que não venham a modificar as cores institucionais básicas e a forma.
Posicionamento e Tamanho
Em caso de impressos, o posicionamento deverá, sempre, obedecer os limites da área útil do papel.
Em caso de formulários, o altura do logotipo deverá ser de, no máximo, 6% da medida do lado maior da folha de papel a ser utilizada.
A altura mínima do logotipo Unicamp será de 10 mm.
Em caso de publicações em vídeo ou de sistemas informatizados, o posicionamento será aquele que melhor destaque o logotipo, sendo o tamanho em conformidade com a composição gráfica.
Significados e Simbolismo
O círculo central e as linhas radiais representam a irradiação do conhecimento da universidade, delineando o campo negro seu contorno amorfo. Os três círculos em vermelho representam as áreas das Ciências Biológicas, o superior, das Ciências Exatas, o inferior, e das Humanidades, o médio à direita.
Os 13 polígonos e as cores preto, branco e vermelho simbolizam as 13 listras e as cores da bandeira Paulista, dado se tratar de universidade estadual.
Logotipos de Unidades
As normas referentes ao uso de logotipos próprios de Unidades da Unicamp estão atualmente em estudo, devendo ser divulgadas oportunamente.
NORMAS OFICIAIS PARA USO DO LOGOTIPO
A Resolução GR 28/04 proíbe o uso da marca e do seu logotipo em objetos não oficiais da Universidade, sem autorização, por escrito, da Reitoria. Sendo assim, recomendamos que solicite formalmente à Reitoria a permissão para uso da marca informando todos os detalhes relacionados à sua utilização.
Portaria GR 34/95
Dispõe sobre as condições e forma de utilização da marca Unicamp e seu logotipo, no âmbito interno da Universidade.
Veja a Portaria GR 34/95
Resolução GR 28/04
Dá nova redação à Portaria GR 193/90, que dispõe sobre o uso da marca Unicamp e seu logotipo
Veja a Res GR 28/04
DOWNLOAD
Atenção: Antes de fazer o download, leia as normas para uso do logotipo da Unicamp
Disponibilizamos para download os arquivos com imagens do logotipo Unicamp nos formatos:
- TIF – (200 dpi) para uso em publicações impressas em sistemas off-set.
- DXF – para uso no AutoCAD e softwares vetoriais similares.
- CDR – para uso no CorelDraw! nas versões 5.0 ou superior.
- WMF – para uso em softwares de editoração de texto e aplicativos Office.
- JPG e GIF – (72 dpi) para uso na Internet.
- EPS – formato genérico para impressão.
- SVG – Formato vetorizado para uso em ferramentas de software livre – (clique aqui para download)
O download pode ser feito de 2 formas:
- Arquivo LOGOTIPO.EXE que, quando executado em MS-DOS, cria o diretório logouec com dois sub-diretórios – COR e PB – contendo todos modelos disponíveis;
- Modelo de imagem separadamente:
- TIF – cor_positivo | cor_negativo | pb_positivo | pb_negativo
- JPG – cor_positivo | cor_negativo | pb_positivo | pb_negativo
- GIF – cor_positivo | cor_negativo | pb_positivo | pb_negativo
- WMF – cor_positivo | cor_negativo | pb_positivo | pb_negativo
Caso haja necessidade de um formato específico não disponível aqui, entre em contato: portal@unicamp.br