Como podemos ajudar?
10 – Orientação
Orientação
Usar tecnologias e serviços digitais para melhorar a interação com os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Usar tecnologias digitais para proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Experimentar e desenvolver novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio.
Atividades Relacionadas
- Usar ferramentas de comunicação digital para responder prontamente às perguntas e dúvidas dos alunos, p. ex., sobre trabalhos de casa.
- Criar atividades de aprendizagem em ambientes digitais, tendo previsto necessidades de orientação dos aprendentes e oferecendo-lhes soluções.
- Interagir com os aprendentes em ambientes digitais colaborativos.
- Monitorar, através de meios digitais, o comportamento dos alunos em aula e oferecer-lhes orientação quando necessário. Usar tecnologias digitais para monitorar remotamente o progresso dos alunos e intervir quando necessário, permitindo a autorregulação.
- Experimentar e desenvolver novas formas e formatos de oferecer orientação e apoio, usando tecnologias digitais.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente me comunico com alunos através de meios digitais, p. ex., por email.
- Faculty and Student Expectations and Perceptions of E-mail Communication in a Campus and Distance Doctor of Pharmacy Program (Foral et al 2010.pdf)
- Factors influencing student-professor email communication in higher education (Tratnik et al 2023.pdf)
- (Mis)use of email in student–faculty interaction (Danielewicz-Betz 2013.pdf)
- WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações (Santos e Santos 2021.pdf)
- O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas (Coelho 2019.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso tecnologias digitais, como o email ou o chat, para responder às perguntas ou dúvidas de alunos, p. ex., sobre trabalhos e projetos.
- Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem (Lima e Haguenauerrev 2015.pdf)
- A influência do chat na aprendizagem da resenha acadêmica (Gomes e Silva.pdf)
- Discussão no chat como estratégia de ensino para Estatística Aplicada à Administração (Mantovani Viana e Gouvêa.pdf)
- Use of live chat in higher education to support self-regulated help seeking behaviours: a comparison of online and blended learner perspectives (Broadbent e Lodge 2021.pdf)
- An examination of asynchronous communication experiences and perspectives of students in an online course: a case study (Vonderwell 2002.pdf)
B1- Integrador
(B1) Utilizo um canal próprio de comunicação digital com os meus alunos para responder às suas perguntas e dúvidas e estou frequentemente em contato com eles.
- Faculty-Students Online Communication Channels (Meishar-Tal e Pieterse 2019.pdf)
- As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 (R Santos 2022.pdf)
- LA COMUNICACIÓN ENTRE PROFESORES Y ESTUDIANTES DE PERIODISMO: CANALES Y ESPACIOS DE INTERACCIÓN EN ENTORNOS ON LINE DE APRENDIZAJE (Berná-Sicilia e Fernández-Castrillo 2011.pdf)
- Digital Communication through Online Learning in Indonesia: Challenges and Opportunities (Rahmawati e Sujono 2021.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Interajo com alunos nos ambientes digitais colaborativos que utilizo, supervisionando o seu comportamento e dando-lhes orientação e apoio individual, conforme necessário.
- Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: O uso da ferramenta moodle por professores de ciências contábeis (Perez et al 2012.pdf)
- The Role Of Teachers In Virtual Classrooms And Online Learning Environments To Improve Students’ Educational Skills (Chowdhary e Sharma 2022.pdf)
- Os professores universitários e os desafios dos ambientes virtuais de aprendizagem (Coelho e Amaral 2008.pdf)
- A experiência do usuário em ambientes de gestão da aprendizagem: análise de casos de uso com as ferramentas Moodle e Google Classroom (Marchi Rodas e Botega 2022.pdf)
(B2.B) Experimento novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio, utilizando tecnologias digitais.
- A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM-AVA E SUAS FUNCIONALIDADES NAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA-EAD (Morais e Eduardo 2018.pdf)
- Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais (Tavares e Paula 2013.pdf)
- Uso da plataforma Construct 2® na formação continuada de professores em jogos educativos virtuais (Cavagis e Benedetti 2023.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Quando crio atividades de aprendizagem em ambientes digitais, antecipo as necessidades de orientação dos alunos e proponho soluções, p. ex., crio uma seção de ajuda ou de perguntas frequentes (FAQ) ou tutoriais vídeo.
- Video Tutorials as Academic Writing and Research Support for Students of International Business (Staley Göldi e Nikoulina 2020.pdf)
- Video Tutorials in Teacher Education: Benefits, Difficulties, and Key Knowledge and Skills (Tomczyk Mascia e Guillen-Gamez 2023.pdf)
- Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura (Bartelle e Medeiros 2024.pdf)
- Epidemio Online: um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina (Coeli et al 2004.pdf)
(C1.B) Quando implemento atividades de aprendizagem digital em sala de aula, certifico-me de que sou capaz de monitorar (digitalmente) o comportamento dos alunos, de modo a proporcionar-lhes orientação, quando necessário.
- Mediação Pedagógica na Educação a Distância (Almeida Santos e Lamarca 2019.pdf)
- Padrões de Interação e Mediação em Dois Fóruns Online em um Curso de Formação Continuada de Professores de Biologia (Medeiros Pinto e Salvador 2022.pdf)
- WebMonitor: uma ferramenta para monitoramento e acompanhamento de cursos em um AVA (Silva Lucena e Oliveira 2015.pdf)
- A mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: estudo e discussão sobre a relevância da participação de docentes, assistentes ou tutores no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica (EaD) da UFPE (Santos Santos e Moura 2012.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Desenvolvo novas formas e formatos de oferecer orientação e apoio, utilizando tecnologias digitais.
- Uso de Tecnologias Digitais Sociais no Processo Colaborativo de Ensino e Aprendizagem (Sales e Boscarioli 2020.pdf)
- Discussion on the Academic Guidance Strategy Based on the Students’ Personalities under the Undergraduate Tutor System (Yan e Yanpeng 2023.pdf)
- Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19 (Serra et al 2021.pdf)
- Orientación universitaria tras la pandemia: un modelo competencial de atención al estudiante (Ibáñez e Alonso 2022.pdf)
Fonte: DigCompEdu