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10 – Orientação

Orientação

Usar tecnologias e serviços digitais para melhorar a interação com os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Usar tecnologias digitais para proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Experimentar e desenvolver novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar ferramentas de comunicação digital para responder prontamente às perguntas e dúvidas dos alunos, p. ex., sobre trabalhos de casa.
  • Criar atividades de aprendizagem em ambientes digitais, tendo previsto necessidades de orientação dos aprendentes e oferecendo-lhes soluções.
  • Interagir com os aprendentes em ambientes digitais colaborativos.
  • Monitorar, através de meios digitais, o comportamento dos alunos em aula e oferecer-lhes orientação quando necessário. Usar tecnologias digitais para monitorar remotamente o progresso dos alunos e intervir quando necessário, permitindo a autorregulação.
  • Experimentar e desenvolver novas formas e formatos de oferecer orientação e apoio, usando tecnologias digitais.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente me comunico com alunos através de meios digitais, p. ex., por email.

  • Faculty and Student Expectations and Perceptions of E-mail Communication in a Campus and Distance Doctor of Pharmacy Program (Foral et al 2010.pdf)
  • Factors influencing student-professor email communication in higher education (Tratnik et al 2023.pdf)
  • (Mis)use of email in student–faculty interaction (Danielewicz-Betz 2013.pdf)
  • WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações (Santos e Santos 2021.pdf)
  • O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas (Coelho 2019.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Uso tecnologias digitais, como o email ou o chat, para responder às perguntas ou dúvidas de alunos, p. ex., sobre trabalhos e projetos.

  • Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem (Lima e Haguenauerrev 2015.pdf)
  • A influência do chat na aprendizagem da resenha acadêmica (Gomes e Silva.pdf)
  • Discussão no chat como estratégia de ensino para Estatística Aplicada à Administração (Mantovani Viana e Gouvêa.pdf)
  • Use of live chat in higher education to support self-regulated help seeking behaviours: a comparison of online and blended learner perspectives (Broadbent e Lodge 2021.pdf)
  • An examination of asynchronous communication experiences and perspectives of students in an online course: a case study (Vonderwell 2002.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Utilizo um canal próprio de comunicação digital com os meus alunos para responder às suas perguntas e dúvidas e estou frequentemente em contato com eles.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Interajo com alunos nos ambientes digitais colaborativos que utilizo, supervisionando o seu comportamento e dando-lhes orientação e apoio individual, conforme necessário.

  • Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: O uso da ferramenta moodle por professores de ciências contábeis (Perez et al 2012.pdf)
  • The Role Of Teachers In Virtual Classrooms And Online Learning Environments To Improve Students’ Educational Skills (Chowdhary e Sharma 2022.pdf)
  • Os professores universitários e os desafios dos ambientes virtuais de aprendizagem (Coelho e Amaral 2008.pdf)
  • A experiência do usuário em ambientes de gestão da aprendizagem: análise de casos de uso com as ferramentas Moodle e Google Classroom (Marchi Rodas e Botega 2022.pdf)

(B2.B) Experimento novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio, utilizando tecnologias digitais.

  • A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM-AVA E SUAS FUNCIONALIDADES NAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA-EAD (Morais e Eduardo 2018.pdf)
  • Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais (Tavares e Paula 2013.pdf)
  • Uso da plataforma Construct 2® na formação continuada de professores em jogos educativos virtuais (Cavagis e Benedetti 2023.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Quando crio atividades de aprendizagem em ambientes digitais, antecipo as necessidades de orientação dos alunos e proponho soluções, p. ex., crio uma seção de ajuda ou de perguntas frequentes (FAQ) ou tutoriais vídeo.

(C1.B) Quando implemento atividades de aprendizagem digital em sala de aula, certifico-me de que sou capaz de monitorar (digitalmente) o comportamento dos alunos, de modo a proporcionar-lhes orientação, quando necessário.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Desenvolvo novas formas e formatos de oferecer orientação e apoio, utilizando tecnologias digitais.

  • Discussion on the Academic Guidance Strategy Based on the Students’ Personalities under the Undergraduate Tutor System (Yan e Yanpeng 2023.pdf)
  • Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19 (Serra et al 2021.pdf)
  • Orientación universitaria tras la pandemia: un modelo competencial de atención al estudiante (Ibáñez e Alonso 2022.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário