Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

29 – Promoção da competência digital dos alunos com uso de IA

Promoção da competência digital dos alunos com uso de IA

A IA é fundamental para ensinar a utilização ética e responsável das tecnologias digitais. Os educadores podem utilizar a IA para simular cenários que exijam que os alunos naveguem na privacidade digital, na cibersegurança e em dilemas éticos, promovendo uma compreensão mais profunda das implicações da utilização da tecnologia. Este aspeto da competência digital é fundamental, pois prepara os alunos para lidar com as complexidades da privacidade dos dados, da desinformação e da utilização ética da IA na sua vida quotidiana. Acresce que a IA pode ajudar os alunos a desenvolver competências de pensamento crítico, ensinando-os a analisar e interpretar informações de fontes digitais, discernindo entre conteúdos credíveis e não credíveis. Ao integrar a IA no programa curricular, os educadores não só melhoram as competências técnicas dos alunos, como também os capacitam para serem cidadãos digitais perspicazes, éticos e responsáveis. Desta forma, a IA funciona como uma ferramenta poderosa para dotar os alunos das competências digitais abrangentes necessárias para prosperar num mundo cada vez mais digital.

 

Atividades Relacionadas

  • Desenvolver um programa curricular de literacia em IA
  • Organizar workshops de pensamento crítico
  • Ensinar segurança e ética online
  • Facilitar projetos baseados em IA
  • Implementar ferramentas de IA para a aprendizagem
  • Colaborar em projetos interdisciplinares de IA

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Uso muito raramente IAs para promover a competência digital de meus alunos.

 

A2 – Explorador

(A2) Integro ferramentas de IA no ensino para melhorar a literacia digital, como a utilização de plataformas de codificação simples ou de software educativo orientado para a IA e ensino conceitos fundamentais de IA aos alunos, realçando a importância das competências digitais no mundo moderno.

  • Estratégias de ensino-aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura (Holanda Freire e Coutinho 2019.pdf)
  • Uma Investigação sobre o Ensino da Inteligência Artificial no Brasil e seu Uso por Profissionais de Computação: Resultados Preliminares (Ferreira et al.pdf)
  • AI and Society: Teaching AI to non-STEM Students (Khadivi 2023.pdf)
  • Integrating machine learning concepts into undergraduate classes (Sahu et al 2021.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Incorporo ferramentas e conceitos de IA no ensino para melhorar as competências digitais e a compreensão dos alunos e incentivo projetos de aprendizagem em colaboração utilizando a IA, promovendo a resolução de problemas digitais e a criatividade entre os alunos.

  • Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na Educação Matemática (MATTOS_KALINKE_2024.pdf)
  • Una revisión sistemática sobre aula invertida y aprendizaje colaborativo apoyados en inteligencia artificial para el aprendizaje de programación (Giovanny-Hidalgo et al 2021.pdf)
  • Facebook como herramienta para el aprendizaje colaborativo de la inteligencia artificial (Leyva et al 2018.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Integro aplicações avançadas de IA no ensino, oferecendo uma visão profunda da competência digital, incluindo a literacia de dados e a utilização ética da IA.

  • Data-driven learning for younger learners: Obstacles and optimism. (Boulton 2020.pdf)
  • Thirty years of data-driven learning: Taking stock and charting new directions over time (Boulton e Vyatkina 2021.pdf)
  • O Corpus of English Language Videos: uma nova ferramenta de corpus on-line para aprendizagem direcionada por dados (Peixoto 2016.pdf)
  • Big Data, analítica del aprendizaje y educación basada en datos (Big Data, Learning Analytics & Data-driven Education) (Domínguez 2018.pdf)

(B2.B) Lidero sessões de formação sobre a integração da IA no ensino para desenvolver a competência digital, partilhando conhecimentos com outros educadores.

  • O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE À FORMAÇÃO DOCENTE (Marcom e Porto 2023.pdf)
  • A integração da inteligência artificial na educação básica: desafios e estratégias para a formação continuada de professores (Ernandes et al 2024.pdf)
  • Artificial Intelligence and Learning Analytics in Teacher Education: A Systematic Review (Salas-Pilco et al 2022.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Desempenha um papel estratégico na integração mais alargada da IA em programas educativos para melhorar a competência digital.

(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de promoção da Competência Digital com suporte das IAs e adapto os meus métodos em conformidade.

  • Inteligência Artificial: riscos, benefícios e uso responsável (Selwyn et al 2022.pdf)
  • ¿POR QUÉ NO TODO ES (NI DEBE SER) DIGITAL? INTERROGANTES PARA PENSAR SOBRE DIGITALIZACIÓN, DATIFICACIÓN E INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN EDUCACIÓN (Selwyn et al 2022.pdf)
  • Letramento e competência informacional e as relações éticas na gestão da informação e do conhecimento no contexto da inteligência artificial (Moreira e Ribeiro 2023.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Contribuo com pesquisas ou práticas inovadoras em IA para o ensino de competências digitais, fazendo avançar o domínio.

  • O PROFESSOR DO FUTURO: COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO NA ERA DIGITAL (Lopes et al 2024.pdf)
  • Artificial intelligence literacy in higher and adult education: A scoping literature review (Laupichler et al 2022.pdf)
  • Evaluating an Artificial Intelligence Literacy Programme for Developing University Students’ Conceptual Understanding, Literacy, Empowerment and Ethical Awareness (Kong et al 2023.pdf)

 

Fonte: Suplemento ao Quadro DigCompEdu – AI Pioneers

Sumário