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21 – Criação de conteúdo digital
Criação de conteúdo digital
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos se expressem através de meios digitais, modifiquem e criem conteúdo digital em diferentes formatos. Ensinar aos alunos como os direitos de autor e as licenças se aplicam ao conteúdo digital, como referenciar fontes e atribuir licenças.
Atividades Relacionadas
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:
- Criar e editar conteúdo digital em diferentes formatos.
- Expressar-se através de meios digitais.
- Modificar, aperfeiçoar, melhorar e integrar informação e conteúdo num corpo de conhecimento existente. Criar conteúdo e conhecimento novo, original e relevante.
- Compreender como os direitos de autor e as licenças se aplicam aos dados, à informação e ao conteúdo digital.
- Planejar e desenvolver uma sequência de instruções compreensíveis para que um sistema informático resolva um dado problema ou realize uma tarefa específica.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente promovo a criação de conteúdos digitais junto a meus alunos.
- A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (Cruz 2007.pdf)
- A produção de vídeos digitais: uma situação de aprendizagem na formação de professores de ciências (Almeida Rezende e Lima 2013.pdf)
- Digital Content Creation Tools: American University Teachers’ Perception (Antón-Sancho et al 2021.pdf)
- Educators as Content Creators in a Diverse Digital Media Landscape (Paskevicius 2021.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Incentivo os alunos a expressarem-se usando tecnologias digitais, p. ex., através da produção de textos, imagens, vídeos.
- IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior (Venere Moreira e Valenga 2021.pdf)
- A fotografia como recurso didático (Santos Miranda e Gonzaga 2021.pdf)
- O Google Sites no Processo de Ensino e Aprendizagem: uma experiência no ensino superior (Bottentuit Junior e Coutinho 2009.pdf)
- PRODUÇÃO DE VÍDEO-EDUCACIONAL: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO NA SAÚDE (Lima et al 2019.pdf)
B1- Integrador
(B1) Incentivo os alunos a publicarem e compartilharem as suas produções digitais.
- Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos (M. Silva et al 2021.pdf)
- Informação científica por meio da produção de conteúdo em podcast: hospedagem, distribuição e agregadores (F. Santos 2020.pdf)
- More Than Consumers: Students as Content Creators (Buckland_2015.pdf)
- Health professionals as mobile content creators: Teaching medical students to develop mHealth applications (Masters 2014.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Uso uma variedade de estratégias pedagógicas diferentes para permitir que os alunos se expressem digitalmente, p. ex., contribuindo para wikis ou blogues ou utilizando e-portefólios para as suas criações digitais.
- The use of e-portfolios in higher education: From the students’ perspective (Ciesielkiewicz 2019.pdf)
- The effectiveness of wikis for project-based learning in different disciplines in higher education (Chu et al 2017.pdf)
- ESSAWIKI: utilização de Wikis para criação colaborativa de conhecimento no ensino/aprendizagem da fisioterapia (Lopes 2012.pdf)
- TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM (Salvador et al 2015.pdf)
(B2.B) Capacito os alunos a compreenderem o conceito de direitos autorais e licenças e como reutilizar conteúdo digital apropriadamente.
- DIREITOS AUTORAIS E LICENÇA CREATIVE COMMONS: UMA BREVE INTRODUÇÃO (H. Cavalcante 2022.pdf)
- DIREITOS AUTORAIS NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS – UM OLHAR SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ANTIPLÁGIO (Rosa et al 2024.pdf)
- Digital scholarly editing within the boundaries of copyright restrictions (Dillen e Neyt 2016.pdf)
- Open Licensing and Open Education Licensing Policy (Green 2017.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Procuro sempre identificar o plágio por meio de tecnologias digitais.
- O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio (Bonette e Vosgerau 2010.pdf)
- Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio (Leitão et al 2019.pdf)
- Programas de busca de similaridade no combate ao plágio: contribuições para educação (K. Silva et al 2014.pdf)
- SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO ELETRÔNICA NA AVALIAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO EM REDE (Rosa et al 2019.pdf)
- The use and analysis of anti-plagiarism software: Turnitin tool for formative assessment and feedback (Halgamuge 2017.pdf)
(C1.B) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a expressão digital criativa dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.
- Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância (Sathler e Fleith 2010.pdf)
- CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR (Sgarbossaet al 2023.pdf)
- Do conceito a prática digital: Uma experiência didática sobre novas linguagens para expressão de tectônicas criativas (Almeida et al 2017.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a expressão e criação digital por parte dos alunos.
- O GRANDE DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: As práticas pedagógicas criativas são capazes de estimular a inovação nos discentes? (Cassol et al 2015.pdf)
- OS PROFESSORES E O USO DE TÉCNICAS PEDAGÓGICAS COMO ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR (Scafuto Serra e Ruas.pdf)
- Proceedings of the 1st International Conference on Education: Current Issues and Digital Technologies ( Nizhneva-Ksenofontova e Nizhneva 2021.pdf)
- Development of Pedagogical Creativity of Future Teachers of Primary School By Means of Innovative Education Technologies (SHKABARINA et al 2020.pdf)
Fonte: DigCompEdu