Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

21 – Criação de conteúdo digital

Criação de conteúdo digital

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos se expressem através de meios digitais, modifiquem e criem conteúdo digital em diferentes formatos. Ensinar aos alunos como os direitos de autor e as licenças se aplicam ao conteúdo digital, como referenciar fontes e atribuir licenças.

 

Atividades Relacionadas

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:

  • Criar e editar conteúdo digital em diferentes formatos.
  • Expressar-se através de meios digitais.
  • Modificar, aperfeiçoar, melhorar e integrar informação e conteúdo num corpo de conhecimento existente. Criar conteúdo e conhecimento novo, original e relevante.
  • Compreender como os direitos de autor e as licenças se aplicam aos dados, à informação e ao conteúdo digital.
  • Planejar e desenvolver uma sequência de instruções compreensíveis para que um sistema informático resolva um dado problema ou realize uma tarefa específica.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente promovo a criação de conteúdos digitais junto a meus alunos.

 

A2 – Explorador

(A2) Incentivo os alunos a expressarem-se usando tecnologias digitais, p. ex., através da produção de textos, imagens, vídeos.

 

B1- Integrador

(B1) Incentivo os alunos a publicarem e compartilharem as suas produções digitais.

  • Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos (M. Silva et al 2021.pdf)
  • Informação científica por meio da produção de conteúdo em podcast: hospedagem, distribuição e agregadores (F. Santos 2020.pdf)
  • More Than Consumers: Students as Content Creators (Buckland_2015.pdf)
  • Health professionals as mobile content creators: Teaching medical students to develop mHealth applications (Masters 2014.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso uma variedade de estratégias pedagógicas diferentes para permitir que os alunos se expressem digitalmente, p. ex., contribuindo para wikis ou blogues ou utilizando e-portefólios para as suas criações digitais.

  • The use of e-portfolios in higher education: From the students’ perspective (Ciesielkiewicz 2019.pdf)
  • The effectiveness of wikis for project-based learning in different disciplines in higher education (Chu et al 2017.pdf)
  • ESSAWIKI: utilização de Wikis para criação colaborativa de conhecimento no ensino/aprendizagem da fisioterapia (Lopes 2012.pdf)
  • TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM (Salvador et al 2015.pdf)

(B2.B) Capacito os alunos a compreenderem o conceito de direitos autorais e licenças e como reutilizar conteúdo digital apropriadamente.

  • DIREITOS AUTORAIS E LICENÇA CREATIVE COMMONS: UMA BREVE INTRODUÇÃO (H. Cavalcante 2022.pdf)
  • DIREITOS AUTORAIS NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS – UM OLHAR SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ANTIPLÁGIO (Rosa et al 2024.pdf)
  • Digital scholarly editing within the boundaries of copyright restrictions (Dillen e Neyt 2016.pdf)
  • Open Licensing and Open Education Licensing Policy (Green 2017.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Procuro sempre identificar o plágio por meio de tecnologias digitais.

  • O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio (Bonette e Vosgerau 2010.pdf)
  • Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio (Leitão et al 2019.pdf)
  • Programas de busca de similaridade no combate ao plágio: contribuições para educação (K. Silva et al 2014.pdf)
  • SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO ELETRÔNICA NA AVALIAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO EM REDE (Rosa et al 2019.pdf)
  • The use and analysis of anti-plagiarism software: Turnitin tool for formative assessment and feedback (Halgamuge 2017.pdf)

(C1.B) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a expressão digital criativa dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a expressão e criação digital por parte dos alunos.

  • O GRANDE DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: As práticas pedagógicas criativas são capazes de estimular a inovação nos discentes?  (Cassol et al 2015.pdf)
  • OS PROFESSORES E O USO DE TÉCNICAS PEDAGÓGICAS COMO ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR (Scafuto Serra e Ruas.pdf)
  • Proceedings of the 1st International Conference on Education: Current Issues and Digital Technologies ( Nizhneva-Ksenofontova e Nizhneva 2021.pdf)
  • Development of Pedagogical Creativity of Future Teachers of Primary School By Means of Innovative Education Technologies (SHKABARINA et al 2020.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário