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14 – Análise de evidências

Análise de evidências

Produzir, selecionar, analisar criticamente e interpretar evidências digitais sobre a atividade, desempenho e progresso do aluno, de modo a informar o ensino e aprendizagem.

 

Atividades Relacionadas

  • Formular e implementar atividades de aprendizagem que produzam dados sobre a atividade e desempenho do aluno.
  • Usar tecnologias digitais para registar, comparar e sintetizar dados sobre o progresso do aluno.
  • Tomar consciência de que a atividade do aluno em ambientes digitais produz dados que podem ser utilizados para informar o ensino e aprendizagem.
  • Analisar e interpretar evidências disponíveis sobre a atividade e progresso do aluno, incluindo dados produzidos pelas tecnologias digitais utilizadas. Ter em linha de conta, combinar e avaliar diferentes fontes de evidência sobre o progresso e desempenho do aluno. Valorizar criticamente as evidências disponíveis para informar o ensino e a aprendizagem.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente utilizo registros digitais para verificar o grau de progresso dos meus alunos.

  • Development of a Student Attendance Management System Using RFID and Face Recognition: A Review (Patel e Priya 2014.pdf)
  • Advanced Attendance Management Systems: Technologies and Applications (Sharma et al 2021.pdf)
  • A contribuição das ferramentas digitais para maior objetividade na avaliação de participação no ensino jurídico (Klafke 2019.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Avalio dados administrativos (p. ex., assiduidade) e de desempenho dos alunos (p. ex., classificações) para prestar feedback individual e intervenções dirigidas.

  • The Value and Effectiveness of Feedback in Improving Students’ Learning and Professionalizing Teaching in Higher Education (Al-Bashir Kabir e Rahman 2016.pdf)
  • A Importância do Feedback para Estimular a Aprendizagem: relato de experiências realizadas no ensino remoto (Silveira et al 2022.pdf)
  • ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS NA PERSPECTIVA DO “CHA” EM DISCIPLINA UTILIZANDO PBL: O QUE SIGNIFICA A SÍNTESE? (Frezatti et al 2016.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Acesso os dados resultantes das avaliações digitais para verificar a aprendizagem e o ensino. Tenho consciência de que os dados sobre a atividade dos meus alunos, tal como são registrados nos ambientes digitais, podem ajudar a monitorar o seu progresso e a fornecer feedback.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso tecnologias digitais (p. ex., quizzes, sistemas de votação, jogos) no ensino para ter ao meu dispor feedback acerca do progresso dos alunos.

  • Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias (Stochero e Bierhalz 2024.pdf)
  • O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA  O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD (Christo et al 2016.pdf)
  • Percepção e desempenho de estudantes em relação ao uso das ferramentas on-line Socrative® e Kahoot!® na disciplina de Urologia (A. Oliveira et al 2021.pdf)
  • Promoting Classroom Engagement Through the Use of an Online Student Response System: A Mixed Methods Analysis (Muir et al 2020.pdf)

(B2.B) Uso as ferramentas de análise de dados fornecidas pelos ambientes digitais para monitorar a atividade. Interpreto os dados e evidências disponíveis, a fim de compreender melhor as necessidades de apoio individual dos alunos.

 

C1 – Líder

(C1.A) Monitoro, continuamente, a atividade digital e reflito, regularmente, sobre os dados dos alunos, para identificar e intervir em caso de comportamentos críticos e problemas individuais.

(C1.B) Avalio e sintetizo os dados gerados pelas várias tecnologias digitais que utilizo, para refletir sobre a eficácia e a adequação das diferentes estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, em geral e para grupos específicos de alunos.

  • Learning Analytics em Exame de Desempenho de Alunos de uma Instituição de Ensino Superior (Jesus e Moreira 2024.pdf)
  • As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes (Sá et al 2017.pdf)
  • Learning Analytics as an Investigation Tool for Teaching Practicioners (Rebholz-et-al 2012.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Implemento métodos avançados de geração e visualização de dados nas atividades digitais que emprego, p. ex., learning analytics. Avalio e discuto criticamente o valor e a validade de diferentes fontes de dados, bem como a adequação dos métodos estabelecidos para análise de dados.

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário