
O
curso “Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem” foi elaborado pela mesma equipe que escreveu o livro homônimo. Tanto no livro como no curso, são apresentadas e tratadas algumas metodologias que podem ser combinadas em diferentes proporções, em função do tipo de curso ou atividade curricular a que se destinam. Sugere, ainda, um acompanhamento mais personalizado do estudante, respeitando desta forma a sua individualidade e maneira com que trabalha e se apropria do conhecimento. Como consequência, são tratados os reflexos da implantação dessas atividades, não apenas na infraestrutura das Instituições, mas também nas suas relações com a sociedade em seu entorno e implicações legais decorrentes.
O curso se dará em 6 encontros de 3 horas cada.
O Curso pode ser realizado de duas formas (escolha a sua preferida na inscrição):
– Presencial (todos os encontros – 3 primeiros encontros + oficinais)
– Híbrido (apenas os 3 primeiros encontros)
Inscrições (vagas limitadas): https://forms.gle/WiZ38frVwSZip8qZ9
Público Alvo:
Prioridade: Professores que iniciaram a utilização ou pretendem utilizar metodologias ativas em suas atividades didáticas ou que queiram se inteirar dos assuntos que serão abordados ao longo do desenvolvimento do curso.
Caso haja disponibilidade: Pós-graduandos que pretendam atuar na docência da educação superior.
CRONOGRAMA
Todos os encontros iniciam-se às 14h no EA2 – CB55
Datas: 25/9, 2/10, 9/10, 16/10, 23/10, 30/10
1º encontro: 25/9/2025
Apresentação / Salas de aula e Espaços de aprendizagem / Intervalo / Respeito aos direitos autorais e legislação
2º encontro: 2/10/2025
Metodologias ativas como parte integrante do Projeto Pedagógico de Cursos ou como parte de atividades curriculares específicas.
3º encontro: 9/10/2025
Inteligência artificial e Metodologias ativas
4º encontro: 16/10/2025
Oficinas utilizando metodologias ativas
Intervalo
Apresentação dos grupos de cada oficina
5º encontro: 23/10/2025
Espaço opcional para reunião dos grupos que preparam as oficinas para o dia 30/10
6º encontro: 30/10/2025
Oficinas finais – Apresentação do grupo I / Oficinas finais – Apresentação do grupo II / Oficinas finais – Apresentação do grupo III
Professores Responsáveis
Angelo Luiz Cortelazzo: Doutor e Livre docente na área de Biologia Celular pela Unicamp. Pós-Doutorado em Grenoble (França) e atuante na área de gestão de ensino a partir de sua experiência na Unicamp, Centro Paula Souza e Univesp. Link para o CV –Lattes: http://lattes.cnpq.br/9860309373189150
Dilermando Piva Júnior: Doutor em Engenharia de Computação pela Unicamp. Professor da Fatec na área de informática e membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5288333107238702
Diane Andreia de Souza Fiala: Mestre em Educação pela Unicamp, onde realiza seu doutorado. Professora da Fatec Itu e membro do LaPPlanE – Unicamp, no projeto “Dilemas Culturais da Pós-Graduação em perspectiva comparada Brasil, Argentina e Paraguai. Link para o CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3815408453747827
Luciane Panisson: Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como professora do Ceunsp e Fatec Itu e em projetos de comportamento de consumo e espaços de aprendizagem. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4402836139255316
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues: Doutora em Direito com pós-doutorado em Messina (Itália). Atua como Professora na Fatec e Faculdade de Direito de Franca, além de ser profissional liberal – OAB. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/0941478761964509