No dia 29 de abril de 2025, o Auditório Raízes da Unicamp recebeu a 4ª Reunião do programa “NDEs em Movimento”, a qual contou com a presença de 23 docentes de diversas áreas para debater melhorias na educação superior. O encontro destacou-se pela participação da pedagoga Ivone Emilia de Oliveira, que atua na assessoria pedagógica do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia (FOP) do campus da Unicamp em Piracicaba. Ivone apresentou o curso de Odontologia e seus eixos temáticos sob uma concepção educacional guiada pela assessoria pedagógica, focalizando principalmente seu papel de assessoramento à Comissão de Ensino de Graduação, à Coordenação de Graduação e ao Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Além de compartilhar sua trajetória profissional, a Sra. Ivone explicou suas atribuições e contribuições como pedagoga para a melhoria contínua do curso de Odontologia em ações na infraestrutura, no corpo docente, discente e nos órgãos internos e externos de avaliação do curso. Destacaram-se ações na avaliação interna das disciplinas; na análise de indicadores de avaliações externas como RUF, Guia do Estudante e ENADE; na elaboração de projetos de captação de recursos para o ensino de graduação; na atualização do Projeto Pedagógico de Curso, dentre outras.
Com um público-alvo formado por integrantes dos NDEs, coordenadores e secretários de graduação e docentes, o evento aprofundou temas essenciais ao ensino com a Sra. Ivone compartilhando o histórico, a composição e as experiências do NDE onde atua. Entretanto, ela discorreu sobre as modificações de disciplinas e de currículo do curso de Odontologia anteriores à criação do próprio NDE, ocorrida em 2013 na FOP.
Dados os exemplos e ações positivas apresentados pela pedagoga, a reunião encerrou-se com uma ampla discussão sobre a possível atuação do NDE junto à avaliação das disciplinas, dos cursos e dos docentes. Assim, junto aos participantes, encaminhou-se como proposta de discussão dessa temática para continuar o diálogo no programa “NDEs em Movimento” em junho de 2025, buscando o constante aprimoramento dos cursos de graduação na Unicamp.