Rodas de Conversa – Discutindo a Extensão em Cursos de Graduação


Detalhes do Evento


Rodas de Conversa – Discutindo a Extensão em Cursos de Graduação

Palestrantes: Profs. Sandra Gemma (FCA) e Fredy Valente (UFSCar)

Evento Presencial e On-Line (Híbrido)

17 de Novembro, 14 horas, no EA2 – CB 55 ou

pelo link (necessário login no zoom para acessar a sala virtual): https://us06web.zoom.us/j/82088978076

Link para Inscrição: https://forms.gle/V6Q1nj2sPFHGwDzZ8


Sobre o Evento

Com a intenção de ampliarmos os diálogos sobre a integração dos projetos de ensino e extensão nos cursos de graduação, o [EA]² promove mais uma roda de conversa focalizando o tema. Convidamos a Profa. Dra. Sandra Gemma (Faculdade de Ciências Aplicadas / Unicamp) e o Prof. Dr. Fredy Valente (Departamento de Computação / UFSCar) para discutirmos as experiências desenvolvidas em seus respectivos espaços de atuação. Considerando os desafios das universidades públicas no atual contexto brasileiro, a reflexão acerca do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão potencializa a qualificação dos processos formativos e o reconhecimento social do trabalho realizado no âmbito acadêmico. Por isso, contamos com a participação da comunidade para compartilharmos aprendizados recíprocos na relação, cada vez mais necessária, entre a sociedade e a universidade.

 

Sobre os Palestrantes

Sandra Gemma

Livre Docente em Ergonomia, Saúde e Trabalho pela FCA UNICAMP (2021), especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (2001), com Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ergonomia, principalmente em Ergonomia da Atividade/AET (Análise Ergonômica do Trabalho); Saúde e Trabalho; Laboratório de Mudança e Teoria da Complexidade. Atualmente é Professora Associada I (MS 5.1) da Faculdade de Ciências Aplicadas, UNICAMP-Limeira, onde trabalha desde 2009 na área de engenharia, ministrando as disciplinas de Ergonomia, Saúde, Trabalho e Gestão Sustentável. Exerce atualmente a Coordenação de Graduação da FCA, que envolve as atividades dos 6 cursos de graduação: Nutrição; Ciências do Esporte; Engenharia de Produção; Engenharia de Manufatura; Administração e Administração Pública. Atua ainda como pesquisadora na coordenação da Rede de Agroecologia da UNICAMP. É professora plena na pós-graduação junto ao ICHSA – Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA-UNICAMP realizando orientação de pesquisas na temática da Ergonomia inseridas na linha de pesquisa Sustentabilidade e Proteção Social. Atua desde 2010 como Coordenadora do ERGOLAB (Laboratório de pesquisa em Ergonomia, Saúde e Trabalho https://sites.google.com/view/ergolab) que é um espaço para desenvolver pesquisas interdisciplinares com o objetivo de estudar o trabalho, bem como os sistemas produtivos em suas múltiplas dimensões. Assim, além de promover saúde, segurança e conforto para as pessoas que trabalham gera-se conhecimento importante para a qualidade e produtividade das organizações. Alguns setores têm sido foco das pesquisas do ERGOLAB como: agricultura; fabricação de semijoias; saúde; educação e transmissão de energia no setor elétrico.

Fredy Valente

Engenheiro Elétrico pela EESC-USP, Brasil, 1987, Mestre em Física Aplicada pelo IFSC-USP, Brasil, 1991 e Ph.D. Electronics & Computer Science – Universidade de Southampton, Reino Unido, 1995. Foi professor recém doutor no ICMC-USP, 1996-97, Sócio fundador da S&V Consultoria, 1997-2004, onde trabalhou com RFID / smart cards sem contato (NFC) para soluções corporativas de controle de acesso de bilhetagem eletrônica para transporte público. Em 2005, realizou estágio Pós Doutoral na Universidade de Southampton, na área de computação pervasiva, computação ubiqua, redes de sensores e IoT, aplicadas às soluções de Supply-Chain baseadas em RFID/EPC e IoT. Foi diretor técnico – COSS Consulting, atuando principalmente no desenvolvimento e implementação de plataformas IoT / RFID para Cadeias de abastecimento inteligentes baseadas em RFID/EPC. Sócio Fundador da COSS Consulting – 2005. Especialista em soluções de Rastreabilidade e Visibilidade de produtos e materiais baseadas em EPC/RFID e soluções IoT, para cadeia de abastecimento. Atualmente é Prof. Dr. em Engenharia de Computação na UFSCar.

Comentários estão fechados.