
Curso: Estruturando um Sistema de Avaliação Longitudinal
11/11/2025 – 14h30
Sala Multiuso do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
Presencial
Atividade satélite do “X Inovações Curriculares 2025”
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores e membros dos NDEs
Ementa:
Nos últimos anos, diversas DCNs sofreram mudanças, principalmente com um foco maior no desenvolvimento de competências. No entanto, as avaliações no ensino superior continuam majoritariamente focadas em conteúdo e de responsabilidade de disciplinas, resultando em um desalinhamento curricular, entre o que se propõe a ensinar e a avaliar. Nessa discussão, será apresentado uma outra forma de montarmos o processo avaliativo assim como suas justificativas.
Ministrante:
Dario Cecilio-Fernandes conduz pesquisa na área de ensino em saúde pois acredita que a educação é a melhor maneira de melhorar a realidade em que vivemos. Ele é professor assistente no Institute of Medical Education Research Rotterdam (IMERR), Erasmus MC, onde desenvolve pesquisas para entender os processos psicológicos relacionados à avaliação educacional e aprendizagem de habilidades complexas. Além disso, Dario investiga a influência que as políticas de avaliação têm na diversidade de alunos. Ele tem auxiliado na implementação educacional baseada em evidências, assim como a avaliação de inovações educacionais em diferentes países. Dario é membro do comitê Technology-Enhanced Learning da International Association for Health Professions Education (AMEE) e editor associado da Medical Teacher.