Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos

Oficina – As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão

Palestrante: Prof. Getúlio Antero de Deus Jr. (UFG)

Evento ocorrido em 4 de Outubro, 14 horas

Sobre o Evento

A oficina As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão foi organizada a partir de demandas sociais e legais relativas ao tema. As atuais discussões acerca da flexibilização curricular reconhecem o lugar das ações de extensão universitária nos processos formativos desenvolvidos por diferentes Instituições de ensino Superior (IES).

Nesse sentido, o evento é dirigido aos profissionais da educação superior interessados em implementar atividades extensionistas na matriz curricular de cursos de graduação. Abordando as diferenças entre estratégias de ensino docente e metodologias de ensino, o Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Jr. busca promover reflexões sobre as potencialidades das metodologias ativas para a elaboração de novos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e para a participação de todos os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, discentes, docentes, servidores e integrantes das comunidades localizadas no entorno das IES.

Materiais do Evento

1. Catálogo da Oficina: As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão
2. Infográfico: Inserção das Atividades de Curricularização de Extensão (ACEx) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs): O modelo UFG
3. Cartões de Sensibilização (Conjunto I): As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão
4. Cartões de Sensibilização (Conjunto II): As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão
5. Cartões de Sensibilização (Conjunto III): As metodologias ativas e as estratégias de ensino como aliadas na curricularização da extensão
Disponível em:

Sobre o Palestrante

Getúlio Antero de Deus Júnior (1973) é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1995. Ele recebeu o título de mestre e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997 e 2002, respectivamente. Atualmente, é Professor Titular de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Regional Goiânia, Estado de Goiás. Antes de se tornar professor efetivo da UFG em 2002, foi professor em 1998 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de professor visitante na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) em janeiro/fevereiro de 1999. Seus interesses de pesquisa abrangem as áreas de Artes, Comunicações Móveis, Design Thinking, Educação em Engenharia, Energia Solar, Propriedade Industrial, Propriedade Intelectual, Redes Neurais Artificiais, Robótica, Televisão Digital, Telecomunicações e Teoria de Informação. Getúlio Júnior é membro do Comitê Técnico adhoc do Programa da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).