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Manual – Introdução ao Moodle

Manual – Introdução ao Moodle

Versão original online

Versão para estudante

ACESSO

Acesso ao Moodle UNICAMP: https://moodle.ggte.unicamp.br/

Informe seu usuário e senha da DAC/SISE e clique em “Entrar”. Se tiver trocado a senha no dia do acesso pode ser necessário aguardar normalmente até 2 horas para conseguir acessar. As sincronizações de senhas e finalizam nos seguintes horários: (e). Aguarde até que a próxima sincronização ocorra.  Ex. Se você trocou a senha às 8h25 de hoje, precisará aguardar até 10h20. Se trocou às 22h30 do dia anterior, aguarde até 06h30 para acessar.

Digite o mesmo usuário e senha usados para acessar os serviços acadêmicos (DAC) e/ou webmail da Unicamp. Adicione informações de recuperação ao seu usuário, assim se um dia você esquecer sua senha você mesmo(a) pode resetá-la: https://www1.sistemas.unicamp.br/TrocarSenha/recuperacaosenha.do . Use seu e-mail e senha da DAC para isso!

Problemas com a senha SiSe (Sistema de Senha Única e Permissões), acesse  https://www.unicamp.br/senhaunicamp/

Estudantes: Para mais informações sobre senha acessem: https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/senha-mais-informacoes

Acessando via celular:

– Baixe o APP Moodle em: Play Store / Android ou Apple App Store / IOS
– Informe o endereço do site https://moodle.ggte.unicamp.br
– Agora clique em Ligar-se ao seu site.
– Selecione autenticacao_unicamp
– Na página de autenticação Unicamp: Digite seu usuário e senha e Clique em “Entrar”

Digite o mesmo usuário e senha usados para acessar os serviços acadêmicos (DAC) e/ou  webmail da Unicamp.

Problemas com a senha SiSe (Sistema de Senha Única e Permissões), acesse: https://www.unicamp.br/senhaunicamp/

Estudantes – Para mais informações sobre senha, acessem: https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/senha-mais-informacoes


Disciplina aparece desatualizada

Para visualizar sua disciplina atualizada, com todos os últimos conteúdos disponibilizados, ligue o Wifi no seu celular, ou  caso use apenas 3G/4G, desabilite a opção “Sincronizar somente em Wi-Fi” que fica no menu Configurações > App settings > Sincronização.

Erro ao conectar ao servidor

Clique no último menu
Depois em Configurações da aplicação
Depois clique em Sincronização
Desabilite a opção de Sincronizar somente em Wifi e depois clique no botão de sincronizar.

 

Professores: Recurso: Carregar disciplina

Selecione as disciplinas que deseja ativar e clique no botão Continuar.
IMPORTANTE: Clique para Confirmar o envio na outra tela.

No período noturno é feita a sincronização com os dados da DAC e no dia seguinte a disciplina estará disponível para utilização do docente e dos alunos.


Acesso às disciplinas (áreas no Moodle)

Em andamento – cursos do semestre atual acessados
Não iniciados – cursos do semestre atual ainda não acessados
Encerrados – cursos dos semestres anteriores

 

Administração do curso (disciplina)

O bloco ‘Administração do curso’ agora aparece no canto direito da tela, no Ícone indicado na figura. Por este ícone é possível acessar diversos tipos de configurações relacionadas ao curso.

Administração do curso (disciplina) > Editar config.

Em “Editar configurações”, é  possível modificar a data de início ou  fim do curso, mudar o tema (na seção de  Aparência), escolher se o curso deve ou não ser exibido para os alunos, escolher o formato dos grupos, escrever uma descrição para o curso, inserir arquivos de resumo do curso (ex. tópicos a serem abordados), definir o tamanho máximo para upload de arquivos, entre muitas outras configurações. É também possível renomear os papéis do usuário do curso (ex. ao invés dos PAD/PED aparecerem como Formadores, você pode renomear para que apareçam como PAD/PED).

Ao clicar em “Mais”, é possível acessar diversas outras configurações do curso. 


Inscrição de usuário >>Participantes (disciplina) 

Acesse sua disciplina e clique na opção ‘Participantes” no menu do lado esquerdo da tela do Moodle.

Uma página com os usuários inscritos na sua disciplina será aberta. Clique em ‘Inscrever usuário‘. Digite o nome, RA ou matrícula do usuário (não digitar o email) que deseja inscrever no campo ‘Buscar‘. 

Na opção ‘Atribuir papel‘ selecione o papel que o usuário irá desempenhar na sua disciplina: Estudante ou FormadorAo localizar o usuário, clique em ‘Inscrever usuários‘. Na seção de Usuários, é possível ver também os usuários que estão inscritos no curso e também utilizar os filtros por papel, por grupo, ou por método de inscrição, por exemplo. Na seção de Usuários, além de ver os usuários também é possível atribuir papéis para eles.

Por exemplo, transformar um usuário que antes tinha sido cadastrado como Formador, para Estudante, por exemplo, ou vice-versa. Feitas as alterações, clique no ícone (disquete) para salvar.


Cadastro de usuário externo

Acesse o “Guia Ilustrado – Como autorizar usuários externos à Unicamp para uso do Moodle” em  

https://docs.google.com/document/d/1pYtcEZYDfsgESspCFpFJUaQKio29T0-dOELkPIlz9O8/edit?usp=sharing

Feito o cadastro, é necessário fazer a inscrição do usuário no curso dentro do Moodle.


Métodos de inscrição

Clique na opção Métodos de Inscrição, para ter acesso ao gerenciamento dos métodos de inscrição no curso. Ao clicar em “Mais”, é possível acessar diversas outras configurações do curso. Os Métodos de Inscrição são: 

Inscrições manuais – esta opção permite ao professor fazer a inscrição dos alunos de forma manual em seu curso.
Acesso como visitante esta opção habilita o acesso ao curso para qualquer usuário cadastrado no Moodle, sem precisar fazer inscrição.
Autoinscrição – nesta opção o aluno se auto inscreve no curso. Existe a possibilidade do professor configurar um código para entrada no curso, determinar um período no qual os alunos podem se inscrever desta forma e também configurar uma mensagem de boas vindas.


Envio de mensagens

Para enviar uma mensagem aos participantes de uma disciplina no Moodle, clique em Participantes, no bloco superior esquerdo da sua área de curso. Ao clicar em Participantes, você terá acesso à lista de participantes do curso e também à opção de busca por um contato. Selecione um ou mais participantes do curso ou selecione todos em Selecionar tudo. Depois clique na caixa Com usuários selecionados e em seguida em Enviar mensagem. 

Observações: 

  • Uma cópia da mensagem é enviada para o e-mail cadastrado pelo participante do curso. 
  • Para enviar mensagens para os grupos ative os grupos em:

Administração > Editar Configurações > Grupos. 

Em Modalidade de Grupos selecione:
Grupos separados (os grupos não se veem) ou
Grupos visíveis (os grupos se veem).

Depois, digite a mensagem e clique em Visualização.  Se estiver tudo ok, clique em Enviar Mensagem. Se o curso estiver configurado para trabalho em Grupos, aparecerá a opção de selecionar os grupos para o envio de mensagens. Acesse a opção ‘Mais” no ícone de Configurações (Roldana) no canto superior direito da tela do Moodle. Na seção de Usuários, é possível configurar usuários inscritos, métodos de inscrição, grupos e outros usuários. Também é possível verificar permissões.

Para criar grupo(s) em um curso, clique em ‘Grupos‘.


Criar grupos

Na seção de Usuários, é possível configurar usuários inscritos, métodos de inscrição, grupos e outros usuários. Também é possível verificar permissões. Para criar grupo(s) em um curso, clique em ‘Grupos‘. Preencher o formulário e clicar emSalvar mudanças‘. Com o(s) grupo(s) criado(s), clicar em Adicionar/remover usuários‘. Selecionar o(s) usuario(s), clicar em Adicionar‘ e em Voltar aos gruposCom os grupos criados, é possível adicionar os usuários a partir do menu Participantes‘. Feitas as alterações, clique no ícone (disquete)para salvar.


Inserir Recursos

Clique em “Ativar edição” para adicionar um recurso. Clique em “Adicionar uma atividade ou recurso” para escolher o recurso desejado. Neste manual, são descritos os passos para inserir Arquivo, Pasta, Rótulo e URL.

Adicionar Arquivo

Permite adicionar um arquivo ao curso. Esse arquivo pode ter tamanho de até 100mb. Os alunos precisam ter o software e/ou plugin adequado em seus computadores para abrir o arquivo. Na visão do aluno o arquivo ficará disponível de acordo com o que estiver definido em AparênciaAs opções são: 

Automático: abre o arquivo sobre a tela da disciplina (default).
Incorporar (e mbed): o arquivo é exibido dentro da página, abaixo da barra de navegação em conjunto com a descrição do arquivo e todos os blocos.
Forçar download: o usuário é solicitado a baixar o arquivo.
Abrir: o arquivo é exibido sozinho na janela do navegador.
Em uma janela pop-up: o arquivo é exibido em uma nova janela do navegador, sem menus ou uma barra de endereços.

Adicionar uma Pasta

Permite criar uma pasta que pode conter um ou mais arquivos de qualquer tipo (texto, imagem, som, vídeo).Cada arquivo pode ter tamanho de até 100mb. Os alunos precisam ter o software e/ou plugin adequado em seus computadores para abrir o arquivo.  Digite o nome da pasta de arquivos. Permite criar sub-pastas. Selecione os arquivos a serem inseridos na pasta. Janela aberta para a escolha do arquivo. Janela aberta para a criação de sub-pastas.

Adicionar uma URL

Permite incluir um link de um determinado endereço (URL) da web, bem como de uma imagem, texto e vídeos. A URL de uma página web pode ser copiada e colada ou um professor pode usar o seletor de arquivo e escolher um link de um repositório, como Flickr, YouTube ou Wikipédia. Digite o nome da URLDigite o endereço do link desejado ou clique em Escolha um link para fazer uma busca na web. Aparência: esta definição, juntamente com o tipo de arquivo URL, determina como a URL (site) será exibida, caso o navegador permita incorporação. As opções são: 

  • Automático: abre o site sobre a tela da disciplina (default). 
  • Incorporado (embed): o site é exibido dentro da página da disciplina, abaixo da barra de navegação. 
  • Abrir: o site é exibido sozinho na janela do navegador. 
  • Em uma janela pop-up: o site é exibido em uma nova janela do navegador. 

Adicionar um Rótulo

O rótulo pode ser usado para organizar a página, criar títulos, dar evidência a arquivos de vídeo, criar títulos, etc.  Também pode ser utilizado para separar uma lista de atividades com um cabeçalho ou uma imagem, um som ou um vídeo ou adicionar uma breve descrição a uma seção de uma disciplina. Digite o conteúdo do Rótulo. O rótulo pode conter: texto, imagem, vídeo, arquivo e links. Item Disponibilidade:

  • Mostrar na página do curso‘, o rótulo fica disponível a todos os usuários.
  • Ocultar dos estudantes‘, o rótulo não estará disponível aos alunos do curso.

Disponibilizar mas não mostrar na página do curso‘. Neste caso, um link para o rótulo deve ser fornecido de outro lugar, como de um recurso de página. 


Inserir Atividades

Clique em “Ativar edição” para adicionar uma atividade. Adicionar um Arquivo. Clique em “Adicionar uma atividade ou recurso” para escolher a atividade desejada. Neste manual, são descritos os passos para inserir Fórum e Tarefa.

Adicionar um Fórum (Atividade)

O módulo de atividade permite ao professor comunicar tarefas, recolher os trabalhos e fornecer notas e comentários.  Selecione a opção Tarefa e depois clique em Adicionar.

Configurar um Fórum (Atividade)

Digite o nome do FórumTipo de Fórum: Os fóruns podem ter as seguintes características: 

  • Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico – cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema. 
  • Fórum geral – é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.. 
  • Fórum Perguntas e Respostas – neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros sómente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder às mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente. 

Discussão simples – é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Adicionar uma Tarefa (Atividade)

O módulo de atividade permite ao professor comunicar tarefas, recolher os trabalhos e fornecer notas e comentários.  Selecione a opção Tarefa e depois clique em Adicionar.

Configurar uma Tarefa 

Digite o nome da TarefaDigite a descrição da sua Tarefa com os detalhes desejados. Selecione o botão Exibir Descrição na página do curso. Na próxima tela você terá outras opções de configuração. Em Disponibilidade, selecione as datas de envio, data de entrega e data limite caso você queira. Em Tipos de envio, selecione se o aluno deverá entregar um texto, um arquivo ou os dois. Caso seja um texto você pode limitar o número de palavras. No caso de arquivos há um limite de tamanho máximo de 20 MB. Clique em Escolher para selecionar o(s) tipo(s) de arquivo que deseja receber. Em Tipos de Feedback, selecione quais as opções de feedback você deseja oferecer aos alunos. Se Comentários de feedback, arquivos de feedback ou planilhas de notas offline. Em Configurações de envio, selecione as opções Exigir que o aluno clique no botão Enviar e Exigir que o aluno aceite a declaração de plágio. As outras opções são relativas a mais de uma tentativa. Em Configurações de envio em grupo, selecione as opções Envio em grupo de estudantes, caso a sua tarefa seja em grupo. Selecione se somente membros do grupo possam fazer o envio. E , por fim, selecione se todos os membros do grupo enviem. Depois de finalizadas as configurações clique em Salvar e voltar ao curso

Adicionar uma tarefa (visão do aluno)

Ao clicar no link da tarefa, o aluno visualiza o Status de envio da sua tarefa. Ao clicar em Adicionar tarefa o aluno conseguirá postar seu trabalho. Envio de arquivo ou texto (visão do aluno). Nesta tela o aluno escreverá o texto e fará o envio de arquivos dos trabalhos propostos. 

Corrigindo a tarefa entregue pelo aluno 

Ao clicar no link da tarefa, o  professor visualiza os envios feitos pelos alunos clicando em Ver todos os enviosClicar no link do arquivo para visualizar o arquivo enviado pelo aluno e digitar a nota no campo Nota.

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