Como podemos ajudar?
19 – Literacia da informação e de mídia
Literacia da informação e de mídia
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a confiabilidade da informação e das suas fontes.
Atividades Relacionadas
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:
- Articular necessidades de informação, procurar dados, informação e conteúdo em ambientes digitais, aceder-lhes e navegar neles. Criar e atualizar estratégias de pesquisa pessoais.
- Adaptar estratégias de pesquisa baseadas na qualidade da informação encontrada.
- Analisar, comparar e avaliar criticamente a credibilidade e a confiabilidade das fontes de dados, informação e conteúdo digital.
- Organizar, armazenar e recuperar dados, informação e conteúdo em ambientes digitais.
- Organizar e processar informação num ambiente estruturado.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente promovo a literacia da informação e de mídia junto aos meus alunos.
- Framework for Information Literacy for Higher Education (Framework for Information Literacy for Higher Education.pdf)
- Media and Information Literacy in Higher Education: Educating the Educators (Media and Information Literacy in Higher Education.pdf)
- DESINFORMAÇÃO E LITERACIA MIDIÁTICA (Carvalho Jr Carvalho e Sousa 2024.pdf)
- Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital (Barriga 2023.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para coleta de informações, p. ex., para a realização de tarefas.
- Um panorama dos desafios e possibilidades das tecnologias digitais na docência
- do ensino superior (Sabatini 2021.pdf)
- Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES (Lopes e Vechiatto 2021.pdf)
- Busca e uso da informação: uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários (Miranda e Alcará 2016.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Implemento atividades de aprendizagem, nas quais os alunos usam tecnologias digitais para a coleta de informação
- Estratégias individuais de busca de informação em ambiente digital por estudantes universitários (A. Costa 2013.pdf)
- Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial (Fermann et al 2021.pdf)
- Actitudes y uso de Internet y redes sociales en estudiantes universitarios/as de Galicia: implicaciones personales y sociales (Fernández et al 2020.pdf)
- ¿Cómo buscan información académica en Internet los estudiantes universitarios? Lo que dicen los estudiantes y sus profesores (Egaña Bidegain Zuberogoitia 2013.pdf)
(B1.B) Ensino os alunos como encontrar informação, como avaliar a sua confiabilidade e como comparar e combinar informação de diferentes fontes.
- Media Literacy In Higher Education: “Know-Where” and “Know-Whether”… Know-Why to Know Better? (Čiderová Belvončíkovád 2024.pdf)
- Explorando o Potencial dos Memes pela Educação Midiática: Reflexões no contexto do Ensino Superior (Barreto Santos e Ghisleni 2024.pdf)
- Educación mediática e informacional y pensamiento crítico una revisión sistemática (López-González et al 2023.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Uso diversas estratégias pedagógicas para permitir aos alunos compararem criticamente e combinar significativamente informação de diferentes fontes.
- Educational Strategies in Cultivating Students’ New Media Literacy by the Media Educators (Dongxue e Nagappan 2024.pdf)
- Student-Centered Approaches to Fostering Media Literacy in College Students (Brodsky e Brooks 2020.pdf)
- Percepção de Competência Mediática e Formação em Professores (Brazoto 2024.pdf)
- Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro (Farias 2017.pdf)
(B2.B) Ensino aos meus alunos como citar fontes corretamente.
- Desafios na Aplicação das Normas ABNT: Um Estudo sobre a Transição para o Ensino Superior e Produção Acadêmica (Assunção 2024.pdf)
- Escrita académica e plágio no ensino superior (Festas Matos e Seixas 2020.pdf)
- Pesquisa experimental colabora no processo ensino-aprendizagem em Metodologia Científica: uma experiência na Engenharia Agronômica (Oliveira et al 2022.pdf)
- Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade (Vieira et al 2017.pdf)
C1 – Líder
(C1) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a literacia da informação e de mídia dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.
- Literacia Digital e Informacional: Crenças e Realidades (Miranda 2022.pdf)
- Repensar as estratégias de literacia mediática e digital: Intencionalidade cívica aliada ao civic design (D. Silva 2022.pdf)
- EDUCAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: LETRAMENTO MIDIÁTICO, CIÊNCIA E DIÁLOGO (Nagumo Teles e Silva 2022.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a literacia da informação e de mídia dos alunos.
- O letramento digital como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino superior, durante o ensino remoto emergencial (Monteiro e Nantes 2021.pdf)
- Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use (Spante et al 2018.pdf)
- La educación mediática en la universidad española (Ferrés e Masanet 2015.pdf)
- Educación Mediática y su Didáctica. Una Propuesta para la Formación del Profesorado en TIC y Medios (Gutiérrez e Torrego 2018.pdf)
Fonte: DigCompEdu