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19 – Literacia da informação e de mídia

Literacia da informação e de mídia

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a confiabilidade da informação e das suas fontes.

 

Atividades Relacionadas

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que incentivem e requeiram dos alunos:

  • Articular necessidades de informação, procurar dados, informação e conteúdo em ambientes digitais, aceder-lhes e navegar neles. Criar e atualizar estratégias de pesquisa pessoais.
  • Adaptar estratégias de pesquisa baseadas na qualidade da informação encontrada.
  • Analisar, comparar e avaliar criticamente a credibilidade e a confiabilidade das fontes de dados, informação e conteúdo digital.
  • Organizar, armazenar e recuperar dados, informação e conteúdo em ambientes digitais.
  • Organizar e processar informação num ambiente estruturado.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente promovo a literacia da informação e de mídia junto aos meus alunos.

 

A2 – Explorador

(A2) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para coleta de informações, p. ex., para a realização de tarefas.

  • Um panorama dos desafios e possibilidades das tecnologias digitais na docência
  • do ensino superior (Sabatini 2021.pdf)
  • Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES (Lopes e Vechiatto 2021.pdf)
  • Busca e uso da informação: uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários (Miranda e Alcará 2016.pdf)

 

B1- Integrador

(B1.A) Implemento atividades de aprendizagem, nas quais os alunos usam tecnologias digitais para a coleta de informação

  • Estratégias individuais de busca de informação em ambiente digital por estudantes universitários (A. Costa 2013.pdf)
  • Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial (Fermann et al 2021.pdf)
  • Actitudes y uso de Internet y redes sociales en estudiantes universitarios/as de Galicia: implicaciones personales y sociales (Fernández et al 2020.pdf)
  • ¿Cómo buscan información académica en Internet los estudiantes universitarios? Lo que dicen los estudiantes y sus profesores (Egaña Bidegain Zuberogoitia 2013.pdf

(B1.B) Ensino os alunos como encontrar informação, como avaliar a sua confiabilidade e como comparar e combinar informação de diferentes fontes.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso diversas estratégias pedagógicas para permitir aos alunos compararem criticamente e combinar significativamente informação de diferentes fontes.

  • Educational Strategies in Cultivating Students’ New Media Literacy by the Media Educators (Dongxue e Nagappan 2024.pdf)
  • Student-Centered Approaches to Fostering Media Literacy in College Students (Brodsky e Brooks 2020.pdf)
  • Percepção de Competência Mediática e Formação em Professores (Brazoto 2024.pdf)
  • Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro (Farias 2017.pdf)

(B2.B) Ensino aos meus alunos como citar fontes corretamente.

  • Desafios na Aplicação das Normas ABNT: Um Estudo sobre a Transição para o Ensino Superior e Produção Acadêmica (Assunção 2024.pdf)
  • Escrita académica e plágio no ensino superior (Festas Matos e Seixas 2020.pdf)
  • Pesquisa  experimental  colabora  no  processo  ensino-aprendizagem  em Metodologia Científica: uma experiência na Engenharia Agronômica (Oliveira et al 2022.pdf)
  • Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade (Vieira et al 2017.pdf)

 

C1 – Líder

(C1) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias pedagógicas para promover a literacia da informação e de mídia dos alunos e adapto as minhas estratégias em conformidade.

  • Literacia Digital e Informacional: Crenças e Realidades (Miranda 2022.pdf)
  • Repensar as estratégias de literacia mediática e digital: Intencionalidade cívica aliada ao civic design (D. Silva 2022.pdf)
  • EDUCAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: LETRAMENTO MIDIÁTICO, CIÊNCIA E DIÁLOGO (Nagumo Teles e Silva 2022.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para promover a literacia da informação e de mídia dos alunos.

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário