Pesquisa (EA)2

Nome do Programa/Atividade: Laboratório de pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente

Sugestões de Siglas: Pesquisa [EA]2

Periodicidade:  contínuo

Público: comunidade científica

Objetivo geral: Associar as práticas e ações do EA2 com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, incluindo avaliação de seguimento dos programas do órgão.

 

Publicações:

  • PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação

Organizado pelos professores Arnaldo Pinto Junior e Gildo Girotto Junior, o livro PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação é um dos resultados do trabalho colaborativo de docentes da Unicamp junto ao Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizado [ea]². Pensado para compartilhar conhecimentos e experiências desenvolvidos no programa PED+, a obra apresenta reflexões de colegas que tem atuado ao longo dos anos e contribuído com esta importante ação formativa.

 

 

  • Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+

O e-book, Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+, apresenta debates sobre estágio docente, inclusão pedagógica, crenças docentes, motivação, vídeos didáticos, questões de saúde mental e experiências transformadoras no contexto universitário. Participaram desta edição treze autores/as envolvidas/os com o programa. Trata-se da segunda publicação oriunda das atividades docentes do PED+, sendo que o primeiro foi lançado em 2023 e encontra-se no repositório digital do [ea]2.

  • Formação docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários

Formação docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários, traz contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir da primeira jornada internacional da RedAES. Os textos discutem temas como práticas docentes, experiências de assessoria pedagógica, papel da docência perante as recentes transformações socioculturais, formação continuada e um histórico analítico do [ea]2.

  • Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior

Já o terceiro e-book, Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior, reúne reflexões sobre o uso ético e eficaz de ferramentas digitais, o papel da IA nos processos de ensino e aprendizagem e a importância das competências digitais docentes, além de discussões acerca de videojogos, ludicidade na educação e programas inovadores.

Comentários estão fechados.