Nome do Programa/Atividade: Laboratório de pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente
Sugestões de Siglas: Pesquisa [EA]2
Periodicidade: contínuo
Público: comunidade científica
Objetivo geral: Associar as práticas e ações do EA2 com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, incluindo avaliação de seguimento dos programas do órgão.
Publicações:
- PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação
Organizado pelos professores Arnaldo Pinto Junior e Gildo Girotto Junior, o livro PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação é um dos resultados do trabalho colaborativo de docentes da Unicamp junto ao Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizado [ea]². Pensado para compartilhar conhecimentos e experiências desenvolvidos no programa PED+, a obra apresenta reflexões de colegas que tem atuado ao longo dos anos e contribuído com esta importante ação formativa.
- Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+
O e-book, “Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+”, apresenta debates sobre estágio docente, inclusão pedagógica, crenças docentes, motivação, vídeos didáticos, questões de saúde mental e experiências transformadoras no contexto universitário. Participaram desta edição treze autores/as envolvidas/os com o programa. Trata-se da segunda publicação oriunda das atividades docentes do PED+, sendo que o primeiro foi lançado em 2023 e encontra-se no repositório digital do [ea]2.
- Formação docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários
“Formação docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários”, traz contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir da primeira jornada internacional da RedAES. Os textos discutem temas como práticas docentes, experiências de assessoria pedagógica, papel da docência perante as recentes transformações socioculturais, formação continuada e um histórico analítico do [ea]2.
- Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior
Já o terceiro e-book, “Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”, reúne reflexões sobre o uso ético e eficaz de ferramentas digitais, o papel da IA nos processos de ensino e aprendizagem e a importância das competências digitais docentes, além de discussões acerca de videojogos, ludicidade na educação e programas inovadores.