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Recomendações Gerais para uso de AVAs

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O USO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A Unicamp possui Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) integrados ao sistema acadêmico desde o início dos anos 2000. Adotamos Institucionalmente, para todas as Unidades de Ensino e Pesquisa, os AVAs: Moodle e Google Classroom.


O MODELO DE INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE DOS AVAS UNICAMP

A administração do ambiente Moodle tem responsabilidade compartilhada, conforme resume o quadro abaixo

GGTE
Administração do Moodle; atuação pedagógica; treinamento à comunidade

CCUEC
Infraestrutura, administração e banco de dados; rotina de sincronização

DAC
Disponibilização dos dados de disciplinas, alunos e docentes

Documento “Definições e Responsabilidades do CCUEC e GGTE sobre o ambiente Computacional
do AVA Moodle” disponível em: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/sites/default/files/tutoriais/Definicoes-Responsabilidades-Ambiente-AVA-Moodle.pdf

No caso do Google Classroom, o app e toda a infraestrutura encontra-se na própria Google. Portanto, não temos controle sobre a atualização de versões, mas tão somente por intermediar o processo de abertura e sincronização de
dados com o sistema acadêmico.

 

SOBRE A FORMA DE ACESSO AOS AVAs

Desde o início deste ano, 2020, o acesso ao Moodle e Google Classroom só é possível por meio de uso de uma
conta de e-mail institucional @unicamp. Esse sistema de senha única e permissões é denominado de SiSe pelo
CCUEC.

Alunos recebem essa conta institucional ao ingressarem na Unicamp, via DAC. Já os docentes têm o apoio do pessoal de suporte em TI de sua própria Unidade.

Para que usuários externos, colaboradores, acessem o Moodle é preciso seguir o procedimento descrito em
https://moodle.ggte.unicamp.br/

Já no caso do Google Classroom, usuários externos só conseguem ser cadastrados em um curso de possuírem
conta @gmail.

 

SOBRE OS CURSOS E INCLUSÃO DE MATERIAIS NOS AVAs

Um ambiente virtual de aprendizagem não deve ser usado como um repositório para armazenamento de arquivos. Os
dados gerados no Google Classroom ficam armazenados no Google Drive e, portanto, não possuem limitações de
espaço. O processamento do curso também é efetuado na infraestrutura Google.

Veja algumas orientações para uso do Moodle:

1. Tenha armazenado em seu drive institucional, google drive, ou outra plataforma de armazenamento, todos os
arquivos de suas disciplinas (textos, vídeos, animações etc);

2. Há limitação de upload quanto ao tamanho máximo do arquivo no Moodle. Para este segundo semestre de 2020,
foi estipulado em 50MB.

3. Sugerimos que arquivos superiores a 10MB sejam compartilhados e seus links disponibilizados aos alunos via
Moodle. O compartilhamento do arquivo pode ser feito com restrição de download;

4. Crie o hábito de efetuar downloads (backup) de suas disciplinas – assim, será possível reaproveitá-la em outras
ocasiões;

5. Por questões de eficiência computacional (performance), adotamos a política de armazenamento de disciplinas de
graduação e pós-graduação por até 05 anos ou por até 02 anos após sua inatividade;

6. O tipo de arquivo que os alunos podem incluir no Moodle foi limitado. Consultar em https://moodle.ggte.unicamp.br/

Sumário