Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos

Orientações Gerais sobre a Produção e Divulgação de Mídias Digitais para o Ensino

People orientation symbol for business - Free arrows iconsDesde o início do período de Ensino Remoto Emergencial, em março passado, a produção de material didático em formato digital (vídeo e áudio, por exemplo) cresceu de forma acelerada.

Apresentamos a seguir um conjunto de recomendações a fim de nortear a produção, armazenamento e divulgação do material produzido por docentes para suas disciplinas de graduação e pós-graduação.

SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL

A produção de material para ensino deve privilegiar o conteúdo autoral.
1. Ao se utilizar material de terceiros, dê preferência para aqueles que não possuem finalidade comercial, tipo Creative Commons (CC)*
2. Referencie todo o material utilizado produzidos por outros (lei de direitos autorais).

Creative Commons (CC)

Trata-se de uma organização, sem fins lucrativos, que oferece licença de direitos autorais gratuitas, permitindo o livre compartilhamento de conhecimento. As licenças CC possuem diversas “camadas”, correspondendo às permissões de distribuição, remixe, adaptação e criação a partir do trabalho publicado.
Saiba mais em: https://br.creativecommons

REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIDÁTICOS

Há diversos repositórios que disponibilizam imagens e sons totalmente gratuitos e com permissões CC. Há também repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REAs), que consiste em qualquer recursos educacional (figura, jogo, mapa, curso completo ou em parte, software etc) licenciado de maneira aberta e que pode ser utilizado ou adaptado.

Veja a seguir algumas sugestões:

SOBRE O ARMAZENAMENTO E DIVULGAÇÃO

Os materiais produzidos devem ser armazenados nos drives institucionais. O Moodle não é um espaço de armazenamento e portanto, não deve ser utilizado para essa finalidade.

A Unicamp criou e está estruturando o Programa Sala Virtual (Portaria GR 65/2020) que terá a finalidade de armazenar e divulgar aulas virtuais e materiais digitais das disciplinas de graduação e pós-graduação. Para a divulgação, os docentes devem observar as leis de direitos autorais e direitos de imagem, quando couber. Isso se aplica também ao tornar público as “lives” (aulas online) nas quais os alunos abrem as câmeras.

SOBRE A DIVULGAÇÃO

Veja aqui algumas recomendações gerais:
1. Não torne público aulas online. Quando gravadas, as sessões podem ser compartilhadas via Google Drive para seus alunos (ou domínio Unicamp) e os links inseridos nos AVAs;
2. Certifique-se que o material divulgado não fere direitos de terceiros;
3. Material didático deve ser divulgado em plataformas digitais institucionais (compartilhamento Google Drive, Canal youtube institucional – conta @unicamp ou conta de um órgão ou programa Sala Virtual);
4. O uso da marca Unicamp e seu logotipo em materiais didáticos e plataformas digitais institucionais é obrigatório e deve obedecer ao que dispõe a Resolução GR 028/04 e a Portaria GR 034/95;
5. Não divulgue o material didático em contas pessoais ou plataformas digitais não institucionais (facebook, instagram etc);
6. Observe se a qualidade do áudio e imagem estão adequadas para divulgação.

DIREITOS AUTORAIS

A BC/Unicamp, em conjunto com a Procuradoria Geral, produziu um conjunto de instruções sobre direitos autorais. Esse material está disponível na página do SBU.

Veja também a seguir duas sugestões de leituras sobre direitos autorais e propriedade intelectual

UFSC: https://sead.paginas.ufsc.br/files/2020/04/Cartilha-do-Docente-APNP-UFSC.pdf

UNESP: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/inovagrad/propriedade-intelectual/

USO DA MARCA UNICAMP

Para saber como utilizar a marca, veja as orientações da Procuradoria Geral da Universidade.

Abaixe o documento em pdf

Sumário