Curso: Bases da IA Generativa para Docentes do Ensino Superior


Detalhes do Evento

Este evendo ocorrerá de 24 outubro 2025 até 7 novembro 2025. A próxima ocorrência será em 24 de outubro de 2025 10:00 am


Curso: Bases da IA Generativa para Docentes do Ensino Superior

Número de Encontros: 2

Carga Horária: 8 horas (4 horas por encontro)

Datas e Horários: 24/10 e 7/11 – 10 às 12h e 14 às 16h

Local: FCA Limeira – Sala UL55 – Laboratório de Informática (Ensino I / Bloco Azul / 1º piso)
Link para o maps

Pré-Requisito: Conta no ChatGPT (gratuita ou paga) e e-mail institucional Unicamp (ou conta Google)

Modalidade: Presencial

Material Necessário: Computador com acesso à Internet (Eduroam – FCA)
O curso será ministrado em um laboratório, mas caso queira, pode levar seu laptop

Público-Alvo: Professores do ensino superior, tanto em exercício quanto em formação, interessados em aprender sobre IA generativa para atualizar suas práticas de ensino conforme as novas realidades educacionais, bem como aqueles que desejam entender as ferramentas para aplicar IA em suas áreas de atuação.

Docente Responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Araújo Bezerra (UFERSA)

Inscrições: gratuitas pelo link (vagas limitadas)


Objetivo do curso
O objetivo do curso é instrumentalizar professores universitários com técnicas e melhores práticas para o uso da Inteligência Artificial Generativa, com integridade, em suas atividades acadêmicas, desde práticas pedagógicas até atividades administrativas e de pesquisa.

Conteúdo Programático
O curso foi concebido para ser ministrado em módulos, conforme apresentado a seguir.

Módulo 1 (2h) – Introdução e Engenharia de Prompt

  • Introdução: uso de IA Generativa na Educação
    • conceito de IA generativa e sua relevância para o ensino superior;
    • ferramentas de IA e exemplos de uso no contexto educacional
  • Engenharia de prompt
    • técnicas e boas práticas
    • estruturação de comandos eficazes
    • Cadeia de Raciocínio (Chain of Thought), Decomposição de Prompts e Cadeia de Prompts (Prompt Chain)
  • Atividade prática sobre o conteúdo abordado

Módulo 2 (2h) – Ferramentas de IA Generativa para o Ensino

  • Introdução: Uso da IA Generativa e Mudança de Paradigma no Ensino
  • Tarefas a serem resolvidas com auxílio de IA e human-in-the-loop
  • Exemplos de usos práticos simples
  • Elaboração de documentos e material didático
    • ementas
    • listas de exercício
    • feedback em atividades
    • formulários (com programação)
  • Brainstorming e ideias: conteúdo de aulas, cronogramas, estruturas de projetos, organização de trabalhos em grupo
  • Redação e-mails, comunicados
  • Criação de apresentações com slides
  • Atividade prática sobre o conteúdo abordado, relacionada à área de atuação dos participantes

Módulo 3 (2h) – Ferramentas de IA Generativa para a Pesquisa e a Extensão

  • Introdução: elaboração de projetos e trabalhos acadêmicos
  • Traduções
  • Auxílio na redação técnica e científica
    • referências
    • gráficos e tabelas
    • geração de imagens
    • revisão da literatura
  • Auxílio em programação
  • Atividade prática sobre o conteúdo abordado, relacionada à área de atuação dos participantes

Módulo 4 (2h) – Discussão sobre o Impacto da IA no Ensino Superior

  • Introdução: uso da IA Generativa e Integridade Acadêmica
  • Impacto dos usos atuais da IA no ensino superior
    • práticas educacionais
    • autoaprendizagem e no reforço do aprendizado
  • Plágio e Direitos Autorais
  • Políticas sobre uso de IA
  • Discussão e Debate: definição do uso adequado da IA no ensino superior e proteção contra mau uso da tecnologia
  • Estudo de Caso e Discussão: ensino tradicional versus com introdução de IA Generativa em disciplinas de programação
  • Perspectivas futuras sobre a incorporação da IA na educação superior
    • atualizações e potencial das ferramentas de IA
    • tendências e impactos da integração da IA em práticas pedagógicas
      discussão
  • Atividade prática sobre o conteúdo abordado, relacionada à área de atuação dos participantes

 

Ementa do curso
O curso propõe uma imersão prática e reflexiva no uso de ferramentas de inteligência artificial generativa aplicadas ao ensino superior. Serão explorados conceitos fundamentais e estratégias de engenharia de prompts, bem como recursos para apoiar a produção de materiais didáticos, atividades pedagógicas e projetos acadêmicos. O programa inclui o uso da IA em processos de ensino, pesquisa e extensão, com foco em elaboração de documentos, organização de aulas, apoio à redação científica e programação. Além disso, promove um espaço crítico de discussão sobre os impactos da IA na educação superior, abordando questões de integridade acadêmica, autoria, políticas de uso e perspectivas futuras. Por meio de atividades práticas, os participantes poderão adaptar os conteúdos à sua própria área de atuação, desenvolvendo competências para integrar a IA de maneira ética, criativa e inovadora em suas práticas docentes.

Comentários estão fechados.