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1 – O CURRÍCULO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: TENSÕES PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.8, n.3, p. 345-355, Setembro a Dezembro de 2015

ISSN 1983-1579 345

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec
Doi: 10.15687/rec.2015.v8n3.345355

O CURRÍCULO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: TENSÕES PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Carla Carolina Nova

RESUMO
Este artigo compartilha questões apresentadas em uma pesquisa concluída que investigou como docentes universitários, formadores de professores, compreendem o currículo prescrito e o currículo praticado no tocante à relação entre ensino e pesquisa na formação inicial de professores. Os modos de conceber essa relação podem reafirmar ou podem negar a visão hegemônica de ensino e de pesquisa, podem favorecer ou dificultar o envolvimento dos professores e estudantes em processos curriculares hegemônicos ou emancipatórios e ainda podem contribuir ou questionar a cisão entre teoria e prática que condiciona o lugar atribuído à docência, à pesquisa, à graduação e à pós‐graduação pois condiciona o sentido dos currículos praticados na universidade. Os sujeitos, oito professores de um curso de licenciatura, por meio
da entrevista semiestruturada narraram a respeito do currículo praticado nos seus cotidianos da universidade. Essas narrativas foram tratadas conforme a análise de conteúdo do tipo temática. A discussão dos resultados trouxe indícios de que o pensamento dos participantes sobre a relação entre ensino e pesquisa possui vínculo com as seguintes dimensões: concepção de currículo, concepção de pesquisa, concepção de ensino, concepção de professor, ou seja, vinculação com o tipo de profissional que esses docentes buscam formar.

Palavras‐chave: Currículo. Docência Universitária. Ensino. Pesquisa. Formação de professores.

 

Sumário