Projeto “Acolhimento de Novos Docentes” recebe diretores de unidades

diretores-acol

O pró-reitor de graduação professor Luis Alberto Magna, reuniu-se na última sexta-feira, 11, no prédio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), com os diretores de Unidades da Unicamp a fim de apresentar o Programa Acolhimento aos novos docentes e mobilizar uma ação conjunta de engajamento por parte dos diretores. A reunião foi dividida no periodo da manhã e tarde a fim de atender todas as unidades.

Magna abriu a reunião agradecendo a presença de todos e reafirmoua importância do Programa, pois ele trata pela primeira vez de uma recepção integral e dá condições de inserção plena aos novos docentes que adentraram na Universidade.

“Fundamentalmente o direcionamento da admissão de novos docentes se faz necessariamente em função do ensino de graduação, e tradicionalmente é feito uma recepção no mês de agosto, isso fica longe de passarmos todas as condições de trabalho e de carreira que eles terão pela frente”, afirmou o Pró-reitor.

“Nossos esforços, por meio do (EA2) são mais que um protocolo de boas vindas, será o de uma inserção de fato desses docentes na Unicamp” completou.

No mês passado o Programa já foi apresentado às áreas estratégicas da Unicamp, para que as mesmas façam apresentações do seu funcionamento aos novos docentes.  Lembrando que o encontro para o Acolhimento será em uma área externa a Unicamp, onde os participantes ficarão por três dias tomando ciências de como funciona a Universidades, bem como dos seus direitos e obrigações.

Na ocasião, foi apresentado aos diretores quatro modelos de logotipo para o Programa, os quais serão votados e posteriormente o vencedor será utilizado como sua marca.

Do Programa

O (EA2), propõem o Programa Acolhimento dos Novos Docentes, a ser implantado na Unicamp a partir do mês de agosto de 2014.

a)      Colaborar com o processo de adaptação dos novos docentes às condições institucionais da Unicamp;

b)      Assessorar os novos docentes no processo de planejamento das atividades de ensino, com relação à disciplina que irão ministrar nos cursos de graduação;

c)       Acompanhar e assessorar os novos docentes durante o primeiro semestre de trabalho acadêmico na Universidade.

O Programa está previsto para ser desenvolvido em duas e
tapas:

1ª Etapa: com duração de 24 horas, durante três dias seguidos, no início do semestre;

2ª Etapa: após a etapa anterior, os novos docentes serão inscritos nos Grupos de Estudos Pedagógicos (GEPs), que se reunirão, no mínimo mensalmente, com os objetivos de troca de experiências, aprofundamento teórico, análise de problemas enfrentados, etc.

Texto e fotos: Dário Mendes/PRG