Avanços no ensino de graduação nas engenharias são debatidos no EA2

“O diagnóstico da necessidade de mudança é evidente. As pessoas percebem. O que não se pode definir com precisão ainda é qual o caminho a trilhar. Talvez existam vários caminhos diferentes. O importante é que os professores, percebendo a necessidade, se articulem e se envolvam. A função da instituição é…

Leia Mais

Programa IngressaGrad finaliza seu primeiro ciclo

Nesta quinta-feira, 17 de maio, encerrou-se o primeiro ciclo de encontros do programa IngressaGrad, no Espaço de Apoio de Ensino e Aprendizagem – EA2. O IngressaGrad é um programa voltado para os professores que ministram disciplinas no 1º ano da Graduação, com o objetivo de sensibilizar e instrumentalizá-los para as…

Leia Mais

Unicamp faz reflexão sobre seus valores

Prática contribuirá para a revisão da Charta Magna Universitatum, documento europeu que estabeleceu os princípios fundamentais das escolas superiores A Unicamp é a única instituição de ensino superior da América Latina a integrar um grupo de 12 universidades que participam de um projeto-piloto que objetiva repensar os valores contidos na…

Leia Mais

A identidade docente e a ciência de ensinar

Valorizar a atuação do docente em sala de aula passa pela adoção de uma abordagem científica para o ensino. “É importante assegurar que nosso ensino seja baseado em evidências”, afirmou Yvonne Steinert, professora da universidade McGill (Canadá), na manhã desta sexta-feira (20), na Unicamp. Convidada pela pró-reitoria de Graduação (PRG),…

Leia Mais

EA2 debate avaliação

O que e como avaliar os estudantes no ingresso e durante a graduação foram os temas do seminário internacional proferido por John Boulet, especialista em avaliação, docente da Universidade de Drexel (EUA) e vice-presidente de pesquisa da Education Commission for Foreigner Medical Graduates e da Foundation for Advancement of International…

Leia Mais

Renovação da Graduação entra na segunda fase

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp acaba de dar início, ao completar um ano de gestão, à segunda etapa do projeto de revisão do ensino de Graduação da Universidade. Esta etapa sucede fase preliminar de diagnóstico e planejamento, executada em 2017 nas reuniões da Comissão Central e Grupos de…

Leia Mais

Planejamento das Condições de Ensino tem sua 9a Edição

O Prof. Sérgio Leite (FE/Unicamp) deu início à 9a edição do curso Planejamento das condições de ensino no dia 11 de Abril. Neste primeiro encontro, o Prof. Leite procura estabelecer contato com a realidade de cada um dos professores e PEDs envolvidos, abrindo espaço para que todos se apresentem e expliquem sua…

Leia Mais

(EA)2 inaugura o programa PED+

Iniciamos no dia 6 de abril os encontros do programa PED+ do primeiro semestre de 2018. Contamos com a presença de PEDs das diversas áreas de conhecimento da Unicamp. A responsável pela apresentação do programa e da atividade introdutória às temáticas que serão abordadas durante o curso foi a coordenadora…

Leia Mais

Profa. Elizabeth Mercuri abre o ciclo de palestras do IngressaGrad 2018

No dia 5 de Abril tivemos a abertura do ciclo de palestras do programa IngressaGrad, com a apresentação sobre “O ano de ingresso na Universidade e o sucesso acadêmico ao longo da graduação”, realizada pela Profa. Dra. Elizabeth Mercuri, da Faculdade de Educação (Unicamp). A Profa. Mercuri promoveu uma série…

Leia Mais

Desafios do ensino superior são tema do VI Inovações Curriculares

“O principal desafio nesse momento é a valorização do trabalho do docente na universidade. Não só por conta da crise geral que  estamos vivendo no país, mas também pelo avanço predatório das instituições privadas financistas nas quais os professores são simples executores tarefeiros. Não dá para falar em inovação curricular…

Leia Mais