Tendências e implicações da formação continuada para a identidade profissional docente universitária

Download

- Estrelas (0)

4 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 13:20

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Este trabalho analisa o processo de reconfiguração da formação continuada na educação superior enfatizando que a docência universitária engloba sujeitos diferentes, que estão no confronto e na conquista do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como corpus fundamental os discursos dos professores, captados através de entrevista semiestruturada e de questionários aplicados a docentes universitários da FPCE-UP-PT. Os resultados revelaram que a identidade profissional do professor se constrói sobre os saberes profissionais e sobre as atribuições de ordem ética. Recebe influências do contexto sociopolítico, cultura do grupo de pertença profissional. Ratifica-se que, no âmbito da formação continuada, a identidade profissional configura a forma de ser e de fazer a docência, perpassa a vida profissional do professor, desde a escolha da profissão até o seu desenvolvimento nos mais variados espaços de construção docente

Comentários estão fechados.