Ser professor cooperante em Educação Física: Razões e sentidos

Download

- Estrelas (0)

1 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 30-10-2018 15:32

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O professor cooperante é reconhecido pela literatura como um elemento central no processo formativo dos futuros professores. Por outro lado, o exercício da atividade supervisiva aporta não apenas benefícios para o estudante mas também para o professor cooperante. Partindo deste entendimento, este estudo teve como principal propósito analisar as razões e sentidos que levam um professor a querer ser orientador de estágio. Complementarmente visou ainda detetar quais os benefícios dos professores, enquanto orientadores de estágio pedagógico, assim como inspetar as dificuldades e facilidades sentidas durante o processo. Foram entrevistados quinze professores cooperantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, do ano letivo 2012-2013, sete do sexo feminino e oito do sexo masculino. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo com o auxílio do programa QSR NVivo10. Os resultados indicam que a procura por uma maior especialização no ensino é a principal razão e motivo para o início e manutenção na atividade supervisiva. A maior dificuldade sentida pelos professores cooperantes remete para as questões relativas à comunicação e relação com os estudantes estagiários. Paralelamente, também emergem como sendo o maior benefício do processo de orientação do estágio

Comentários estão fechados.