Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de ciências contábeis

Download

- Estrelas (0)

2 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 30-10-2018 15:44

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

A preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional dos educadores em vista da inovação e da qualidade da educação superior aponta para a importância da implementação de política de formação dos professores universitários. Assim, esta pesquisa teve como objetivo delinear as características (tipos e natureza) dos saberes da docência que estruturam e significam a prática pedagógica de um professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos em um curso de Ciências Contábeis, oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando evidenciar elementos que permitam melhor compreender como os professores vão construindo as competências para o desempenho da função docente ao longo de seu processo de desenvolvimento profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória – qualitativa, e os dados foram coletados por meio de entrevista, com roteiro semi-estruturado. Verificou-se que os saberes docentes abrangem diferentes tipos e fontes sociais de aquisição, tais como: saber pessoal; saber dos programas; dos livros e materiais didáticos; das tecnologias e técnico-disciplinar. Esses conhecimentos são pragmáticos, ligados ao contexto de ação, à pessoa do professor e à profissão docente; são também existenciais, orientados por crenças, valores e atitudes. Assim, o modo de ser e de estar na docência tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Conclui-se, dessa forma, que o modo de ser e de estar na docência tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir diante do ensino. Desse modo, os saberes da docência possuem um caráter temporal e social e remetem a processos adquiridos e aperfeiçoados no âmbito da prática e da carreira docente.

Comentários estão fechados.