Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento

Download

- Estrelas (0)

49 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 12-11-2018 14:39

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

A educação escolar cumpre a função de transferir as conquistas científicas e culturais às novas gerações, pela via da apropriação de conhecimentos, possibilitando-lhes o desenvolvimento máximo das capacidades intelectuais. Com esta investigação conceitual objetivamos afirmar que o referido desenvolvimento demanda a apropriação da forma de pensamento mais desenvolvida produzida historicamente, isto é, relaciona-se com o processo de superação do pensamento empírico pelo teórico. O pensamento empírico, derivado direto da atividade sensorial das pessoas sobre os objetos da realidade é a forma primária de pensamento, levando ao conhecimento do imediato na realidade.Não obstante sua amplitude não é suficiente para apreender a realidade em suas múltiplas determinações, dado requerido pelo pensamento teórico. Este, também considera o que é dado sensorialmente, porém, visa reproduzir o processo de transformação das coisas, representando, por meio de conceitos, o concreto existente como algo em constante formação. Portanto, a superação almejada não poderá ocorrer de forma espontânea, mas apenas por uma planejada organização do ensino, que possibilite aos indivíduos a apropriação dos conteúdos históricos que se expressam em conceitos

Comentários estão fechados.