Reflexões acerca do currículo e metodologia da Educação Física no Instituto Federal de Goiás: a experiência com materiais didáticos

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 13-11-2018 14:17

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Trata-se de uma reflexão sobre o trabalho pedagógico que resultou em uma mudança de paradigma metodológico da disciplina de Educação Física no Instituto Federal de Goiás – IFG, diante de uma disciplina que se deu ao longo da história como conhecimento estritamente prático, com poucas referências à conhecimentos teórico-pedagógicos sistematizados, e com dificuldades em definir uma sequência metodológica. A atual proposta construída traz a perspectiva de consolidação de uma concepção de Educação Física que tem a cultura corporal como o seu objeto e tem privilegiado uma ampla discussão de legitimação da Educação Física enquanto componente curricular escolar, na garantia de importantes avanços teórico-metodológicos no aprofundamento e ampliação do trabalho pedagógico da Educação Física, e que têm exigido um suporte teórico e utilização de matérias didáticos cada vez maior nas aulas. Dessa forma, a partir do trabalho pedagógico dos professores no Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu (IFG-Uruaçu), analisaremos um processo pedagógico que abrange o selecionamento e sequência dos conteúdos da cultura corporal e a sua instrumentalização didática através da construção e apropriação de materiais didáticos, pois, vemos a utilização desses recursos de fundamental importância, tanto para dar maior sentido ao trabalho pedagógico do professor, como para favorecer a compreensão dos alunos sobre a sua prática corporal. Dessa forma, objetiva-se, através do relato de experiência, contribuir com a consolidação e legitimação da Educação Física como componente curricular pertinente para a formação humana, crítica, consciente e emancipada dos alunos, sendo capaz de se instrumentalizar didaticamente enquanto disciplina escolar. Palavras-chaves. Educação Física; legitimidade; trabalho pedagógico; cultura corporal; materiais didáticos

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