Metodologias ativas na educação superior e a aprendizagem dos estudantes universitários: dados da plataforma bdtd-ibict

Download

- Estrelas (0)

3 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 13:31

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O presente trabalho buscou analisar as produções científicas sobre as metodologias ativas na Educação Superior e a aprendizagem dos estudantes universitários. Na Educação Superior, com os estudantes do século XXI e com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, torna-se necessário buscar alternativas metodológicas que possam motivar e instigar o interesse dos estudantes universitários em aprender. Nesse sentido, é fundamental a implementação de diferentes metodologias ativas de ensino, visando uma inovação no ensino, nos cursos de graduação para que os estudantes tenham aprendizagens significativas articuladas com a futura profissão. A investigação realizada foi por meio do estado do conhecimento, no período de março e abril de 2017, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Realizou-se um mapeamento de dissertações e teses, relacionadas com a temática, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) para a interpretação dos dados. Ao todo foram encontrados, 146 trabalhos e apenas 6 trabalhos foram selecionados. Os trabalhos encontrados estão relacionados a utilização de uma metodologia ativa na Educação Superior e a aprendizagem dos estudantes. Entretanto nenhum trabalho contempla a utilização das diferentes metodologias ativas na Educação Superior. Com base nos trabalhos analisados, compreende-se que é preciso novos olhares para o ensino universitário, visando a importância das metodologias ativas na Educação Superior e uma inovação no ensino

Comentários estão fechados.