Levantamento de dados sobre a utilização de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino superior: estudo de caso do ict-unesp

Download

- Estrelas (0)

9 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 13:38

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Os desafios na universidade, assim como na vida pessoal, surgem quando há um desequilíbrio entre a dicotomia: o que somos e o que queremos. Os saberes dos docentes universitários vêm, na maioria das vezes, da sua prática e do acerto e erro, e sociologicamente esses professores são profissionais da sua área específica de formação e não docentes. Hoje, o aluno tem todas as informações disponíveis e de fácil acesso, e não mais as instituições são fonte. O aporte dessas informações agora depende da formação, valores e estrutura familiar e social de quem as interpreta, sendo que o professor tem papel central na motivação e comprometimento do aluno. O presente artigo traz um levantamento de dados sobre a utilização de metodologias ativas e utilização de ferramentas digitais pelos docentes dos Cursos de Engenharia Ambiental e Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (ICT-UNESP) no ensino superior, o qual foi obtido a partir da aplicação de um questionário. Pode se verificar que a maioria dos docentes desconhecem e pouco utilizam as metodologias ativas, e quando as utilizam são de forma eventual. Por outro lado, a maioria dos docentes utilizam os ambientes virtuais de aprendizagem apesar do desconhecimento da grande variedade de recursos existentes. Deve se lembrar que a função da tecnologia deve ser a de
ampliar o que se aprende na sala de aula num âmbito maior, considerando as especificidades de
determinado assunto, com novos modos de aprender e ensinar

Comentários estão fechados.