Iniciação à pesquisa no ensino superior: Desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos

Download

- Estrelas (0)

0 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 29-10-2018 13:38

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Esta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à
pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa
área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com
professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a
compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos
e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que
há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos
e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica
e ética.

Comentários estão fechados.