História, ensino e aprendizagem: a experiência do Pibid de História da Universidade Estadual de Maringá/PR

Última Atualiz.: 30-10-2018 15:39

O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes universitários do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Maringá a melhor compreensão da realidade educacional do país e a percepção aguçada do ensino de História. Os licenciandos estão vivenciando, no contexto escolar, experiências específicas da prática docente em sala de aula e para além da sala de aula. A experiência no Pibid abarca novas relações com o conhecimento histórico escolar, valorizando o ensino de História junto aos estudantes da Educação Básica e desmitificando a ideia de um ensino de história descolado da realidade do aluno. As diversas atividades que são desenvolvidas (oficinas, debates, cine-clubes, reforço escolar, plantão de dúvidas, canais de comunicação na internet, exposições fotográficas e artísticas) colaboram para a formação dos licenciandos e dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, que podem vivenciar a contribuição do pensamento histórico para a compreensão de nossa contemporaneidade.