Grupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante

Última Atualiz.: 26-10-2018 16:28

Este artigo entrecruza discussões sobre a docência universitária, a iniciação à docência e o necessário apoio ao professor na fase inicial da sua carreira. Essas discussões fundamentaram um trabalho realizado por um Grupo colaborativo de pesquisa-formação. Nesse Grupo, de maneira compartilhada, os participantes são envolvidos em reflexões sobre a sua prática profissional com objetivo de se (trans)formarem nesse processo. O texto enfoca o caso de uma integrante do grupo, profissional liberal iniciante na docência universitária, e o apoio fornecido pelos co-formadores nessa difícil fase de sua carreira. Esse apoio visou construir condições de possibilidades para o diálogo com a professora, instigandoa a compreender as razões que movem a sua prática. Diferentes estratégias foram utilizadas para este fim, destacando-se, os ’diários de aula’, os estudos e discussões no Grupo colaborativo e as ’cartas de formação’, todas essas contribuindo para produção de uma narrativa autobiográfica na qual a professora faz reflexões sobre o seu processo de formação como docente. As narrativas reflexivas sobre a vida dessa professora, produzidas a partir da mediação do Grupo, e com ele partilhadas, constituíram-se importantes elementos de formação, não só para a professora em questão, mas para os que com ela interagiram no Grupo colaborativo.