Gestão da Formação Continuada na Educação Superior: convergências e tensões no campo da identidade profissional docente universitária

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 13-11-2018 13:21

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As intensas transformações pelas quais a sociedade vem passando requerem um professor capaz de corresponder às novas exigências da sociedade do conhecimento, dos meios de comunicação e da informação. Fato que indicia uma clara mudança no desempenho dos papeis docentes, nos novos modos de pensar, agir e interagir. Essa compreensão, apesar de ser uma exigência contemporânea, ainda está tímida no âmbito da docência universitária. Nesse contexto, o presente estudo trata de uma investigação em desenvolvimento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como suporte o recém processo de reconfiguração da gestão da formação continuada na educação superior e a compreensão de que a docência universitária engloba sujeitos essencialmente diferentes, que estão no confronto e na conquista do conhecimento. Para tanto, realça a pertinência da realização de um diagnóstico dos problemas existentes na instituição para que essa realidade seja levada à uma discussão coletiva, e assim ser elaborado um plano de propostas e encaminhamentos para ser posto em ação, já que uma proposta assumida incluindo formadores e formandos tem uma maior possibilidade de produzir mudanças significativas do que uma ação individual. Bem como ressalta que a identidade profissional do professor se constrói sobre os saberes profissionais e sobre as atribuições de ordem ética; baseada em um contexto sociopolítico, na cultura do grupo de pertença profissional, no significado social atribuído a profissão docente, seu estatuto no significado que o professor confere a docência. E a partir desses elementos emergem dados empíricos que apontam convergências e tensões no campo da identidade profissional docente na universidade – ratificando que, no âmbito da gestão da formação continuada, a identidade profissional configura a forma de ser e de fazer a docência, perpassando por toda vida profissional do professor, desde a escolha da profissão até ao desenvolvimento desta nos mais variados espaços de construção docente

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