Formação para a docência no ensino superior: realidade e desafios

Download

- Estrelas (0)

94 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 12:32

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O presente artigo enseja, inicialmente, analisar as questões relacionadas ao docente do ensino superior em sua profissão de professor, tendo como elemento principal de abordagem a sua formação profissional. A partir dessas considerações e tendo em vista o contexto da docência do ensino superior no Brasil, discute-se também a realidade e os desafios desta prática docente. Trata das reflexões sobre o papel do professor e dos motivos de sua escolha profissional, de modo a entender, como contribuem para a formação profissional e como esta influencia na qualidade do ensino superior. Também foi examinado o fenômeno da naturalização da docência e como ele corroborou, por longo tempo, na banalização dos conhecimentos docentes. Buscando, por fim, a apropriação de novas concepções sobre o fazer educativo, criando bases e alicerçando para a construção de uma identidade do profissional professor com uma constante reflexão crítica sobre a própria prática. Trata-se de um estudo cujo procedimento técnico utilizado consistirá em pesquisa bibliográfica, visando um maior aprofundamento e o conhecimento das diferentes formas de contribuição científica sobre o assunto, que será realizada através de consultas a livros, artigos, legislação, textos da internet e etc. A partir das discussões presentes na trabalho, percebeu-se que na docência do ensino superior os saberes da experiência são mais valorizados, que esta ainda acontece de forma tácita e artesanal e que os conhecimentos específicos da docência são considerados desnecessários. E como a formação é preterida no preparo e na profissionalização do professor, evidencia a fragilidade da construção e constituição da identidade no ensino superior

Comentários estão fechados.