Formação e docência no Ensino Superior: práticas e desencantos

Última Atualiz.: 30-10-2018 14:00

Esta pesquisa objetivou investigar as concepções didático-pedagógicas do professor de Ensino Superior, ocorridas no âmbito educacional nos últimos anos, analisar as práticas utilizadas na docência do ensino superior, levantar as dificuldades e os desencantos sofridos por docentes envolvidos com o ensino na universidade. O trabalho processa-se, a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, e realizado com professores escolhidos aleatoriamente nas IES (Instituição de Educação Superior), particulares, em uma parte da região do Nordeste da Bahia, no Brasil, tendo como população pesquisada quarenta e oito profissionais da educação dos cursos de Letras, Normal Superior, Ciências Contábeis, Administração e Direito, consultados através de inquéritos, contendo vinte e oito questões que analisados propiciaram reflexões relevantes, demonstrando, através desses resultados, como se equaciona a natureza da prática nessas instituições de nível superior, dessa região; seus sonhos, problemas e desencantos. Enfatiza também a necessidade do docente de nível superior buscar caminhos para a superação das dificuldades, com: ética, estética, respeito às diferenças e o fazer pedagógico; reconstruindo o conhecimento na possibilidade do fazer pensar e intervir, de forma lógica, eficaz e prática, pautando-se na integração relacional e na formação permanente mediante diferentes recursos.